Meteorologia

  • 09 ABRIL 2020
Tempo
18º
MIN 14º MÁX 18º

Edição

Covid-19: COI diz que preparação de Tóquio2020 segue "como planeado"

O Comité Olímpico Internacional (COI) explicou hoje que os preparativos para os Jogos Olímpicos Tóquio2020 decorrem como planeado, mas alterou a política de viagens dos funcionários, devido à epidemia do coronavírus (covid-19).

Covid-19: COI diz que preparação de Tóquio2020 segue "como planeado"
Notícias ao Minuto

19:25 - 27/02/20 por Lusa

Desporto Tóquio 2020

Numa nota, transcrita pelo Comité Olímpico de Portugal (COP), pode ler-se que a "evolução da doença em vários países" após a última atualização do COI, em 14 de fevereiro, levou a uma alteração da política.

Ainda que a Organização Mundial de Saúde não tenha declarado este surto como uma pandemia, com os casos "sob controlo das respetivas autoridades nacionais", o COI anunciou que vai alterar "temporariamente a sua política de viagens para funcionários e consultores", pelo que "apenas viagens essenciais serão permitidas" e devem ser procuradas alternativas.

A medida visa responder ao "risco de uma interrupção significativa de viagens devido ao cancelamento de voos e outros transportes", bem como às "mudanças nas restrições de entrada em alguns países adotadas por diferentes autoridades governamentais".

Com os preparativos para Tóquio2020 a continuarem "como planeado", até por já estarem previstas medidas para surtos do género, continua o diálogo e monitorização entre as várias organizações, com a OMS à cabeça.

"Temos plena confiança de que as autoridades relevantes, em particular no Japão e na China, tomarão todas as medidas necessárias para resolver a situação", explica o COI.

Também o percurso planeado para a tocha olímpica "deve ocorrer conforme planeado".

"A situação está a ser monitorizada com cuidado e Tóquio 2020 está a colaborar estreitamente com as prefeituras regionais para avaliar o contexto local. O COI está a trabalhar com as Federações Internacionais e os Comités Olímpicos Nacionais a propósito da participação dos seus atletas em eventos de qualificação para os Jogos Olímpicos", explica a nota.

A nota do COI inclui ainda várias informações e recomendações médicas para toda a população com o objetivo de evitar a difusão da epidemia.

O balanço provisório da epidemia do coronavírus Covid-19 é de 2.800 mortos e mais de 82 mil pessoas infetadas, de acordo com dados reportados por 48 países e territórios.

Das pessoas infetadas, mais de 33 mil recuperaram.

Além de 2.744 mortos na China, onde o surto começou no final do ano passado, há registo de vítimas mortais no Irão, Coreia do Sul, Itália, Japão, Filipinas, França, Hong Kong e Taiwan.

A Organização Mundial de Saúde declarou o surto do Covid-19 como uma emergência de saúde pública de âmbito internacional e alertou para uma eventual pandemia, após um aumento repentino de casos em Itália, Coreia do Sul e Irão nos últimos dias.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) registou 25 casos suspeitos de infeção, sete dos quais ainda em estudo.

Os restantes 18 casos suspeitos não se confirmaram, após testes negativos.

O único caso conhecido de um português infetado pelo novo vírus é o de um tripulante de um navio de cruzeiros que foi internado num hospital da cidade japonesa de Okazaki, situada a cerca de 300 quilómetros a sudoeste de Tóquio.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório