Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Basaksehir 'arruma' com o Sporting da Liga Europa no prolongamento

Leões não conseguiram segurar a vantagem de dois golos conseguida na primeira mão dos 16-avos-de-final e saíram da Turquia vergados por uma goleada, por 1-4.

Basaksehir 'arruma' com o Sporting da Liga Europa no prolongamento

Noite de verdadeiro pesadelo para o futebol português na Europa. Depois de Sporting de Braga e FC Porto, foi a vez de o Sporting ser eliminado dos 16-avos-de-final da Liga Europa, ao sair de Istambul humilhado por uma goleada de 4-1, aplicada pelo Basaksehir.

O encontro chegou ao final do tempo regulamentar com um resultado de 3-1 no marcador, fruto dos golos de Skrtel, Aleksic e Visca para os turcos, e de Luciano Vietto para os portugueses. Já em tempo de compensação, Visca, na marcação de uma grande penalidade, selou o resultado final.

Leão meteu-se a jeito…

Sabendo que lhe bastava não perder por mais de um golo para seguir em frente, o Sporting entrou em campo única e exclusivamente preocupado em não sofrer, e abdicou de jogar para dar a iniciativa de jogo ao Basaksehir.

Os turcos praticamente não deixaram os portugueses sair do próprio meio-campo durante o primeiro quarto de hora. No entanto, acabaram por não conseguir ser tão perigosos quanto desejariam, fruto da falta de criatividade que já haviam demonstrado em Alvalade.

Ainda assim, foi aos homens da casa que pertenceram as duas primeiras claras oportunidades de golo. O primeiro sinal de perigo ocorreu aos sete minutos, quando Aleksic cabeceou ligeiramente acima do alvo, e aos 30, quando Demba Ba rematou para boa defesa de Luís Maximiano.

No entanto, à terceira foi mesmo de vez. Após um pontapé de canto cobrado do lado direito do ataque, Martin Skrtel aproveitou a passividade da defesa leonina para ir às alturas cabecear por entre as pernas do jovem guarda-redes.

Guarda-redes esse que voltou a não ficar nada bem no último lance da primeira parte, quando hesitou e deixou um pontapé-livre cobrado por Aleksic encontrar o caminho para o fundo das redes. Ao final dos 45 minutos, os turcos já estavam na frente da eliminatória…

Desperdício custou (demasiado) caro

O Basaksehir terminou a primeira parte em crescendo, e deu continuidade ao momento no arranque da segunda. Os turcos não se deram por satisfeitos com o 2-0, e estiveram à beira de fazer o terceiro aos 55 minutos, quando Luís Maximiano se ‘redimiu’ e defendeu dois remates consecutivos de Demba Ba no coração da grande área.

Foi então que, por fim, Jorge Silas decidiu mexer na partida. O treinador lançou Gonzalo Plata para o lugar de Yannick Bolaste (que noite desastrosa do congolês…), o ataque leonino ganhou nova vida e, aos 68 minutos, deu, por fim, frutos, quando Luciano Vietto, após cruzamento de Marcos Acuña, cabeceou para o golo que devolveu a vantagem na eliminatória aos visitantes.

Mas a história ainda não estava totalmente contada. Em desvantagem, os turcos colocaram vários jogadores no ataque, e o Sporting aproveitou os espaços para criar… e desperdiçar inúmeras oportunidades. E, como quem não marca arrisca-se a sofrer, já em tempo de compensação Visca fez o golo que atirou com o jogo para o prolongamento.

Aí, o Basaksehir foi mais forte, e, quando tudo começava a apontar para que o jogo se decidisse no desempate por grandes penalidade, uma grande penalidade concretizada por Visca selou o resultado com o qual os turcos eliminaram os leões.

Momento do jogo: Visca, o homem da partida, não só 'salvou' o Basaksehir da eliminação, com um golo aos 90+2', como também fez, já no prolongamento, o golo que decidiu a eliminatória a favor dos turcos, na cobrança de uma grande penalidade.

Acompanhamento

120' - Apito final em Istambul. Depois de Sporting de Braga e FC Porto, é o Sporting quem cai da Liga Europa, com o resultado agregado de 5-4 a sorrir ao Basaksehir.

119' - GOOOOOOOOLOOOOOOOO do Basaksehir! Na marcação de uma grande penalidade, Visca não desperdiça e atira para o 4-1.

118' - Grande penalidade assinalada a favor do Basaksehir! Luciano Vietto derrubou Júnior Caiçara na grande área e Mateu Lahoz apontou de imediato para a marca dos 11 metros.

108' - Nova substituição no Sporting. Silas retira Sporar e lança Pedro Mendes.

106' - Recomeça o prolongamento. Tudo preparado para mais 15 minutos de futebol.

105' - Termina a primeira metade do prolongamento em Istambul. As equipas trocam de lado e começa a 'cheirar' a desempate por grandes penalidades...

104' - Grande defesa de Luís Maximiano! Visca cruzou, a bola desviou em Acuña e por pouco não encontrou o caminho para a baliza.

102' - Boa oportunidade para o Sporting. Após um bom envolvimento ofensivo, Gonzalo Plata rematou colocado, mas ligeiramente acima da baliza.

91' - Já se joga o apuramento em Istambul. Este Basaksehir-Sporting está impróprio para cardíacos!

90' - Termina o tempo regulamentar em Istambul. O Basaksehir 'vinga' o resultado de Alvalade com um golo já em tempo de compensação e o jogo vai mesmo para prolongamento.

Assim foi o golo tardio que levou o jogo para prolongamento

90+2' - GOOOOOOOOLOOOOOOO do Basaksehir! É de Eduardo Visca, que pode atirar com o jogo para o prolongamento!

72' - O Sporting volta a mexer. Doumbia entra para o lugar de Jovane Cabral.

Não perca o golo leonino em Istambul

68' - GOOOOOOOOOOLOOOOOOO do Sporting! Luciano Vietto aparece na grande área e, após um cruzamento milimétrico de Marcos Acuña, cabeceia para o 2-1. O Sporting está, novamente, em vantagem na eliminatória.

60' - Jorge Silas mexe pela primeira vez. Sai Bolasie, entra Gonzalo Plata.

56' - Luís Maximiano 'redime-se'! O guarda-redes brilhou e defendeu duas tentativas consecutivas de Demba Ba, que apareceu completamente solto no coração da grande área.

46' - Vietto quase relança a partida! O argentino, com um pontapé acrobático, obrigou Gonuk a desviar para canto com uma bela estirada.

46' - Apito inicial para a segunda parte. Rola a bola no Basaksehir-Sporting.

45' - Intervalo na Turquia. Os golos de Skrtel e Aleksic vão colocando o Basaksehir na frente da eliminatória. O Sporting tem que reagir na segunda parte.

Não perca o golo que 'vira' a eliminatória a favor dos turcos

45' - GOOOOOOOOLOOOOOOO do Basaksehir! Aleksic cobrou um pontapé-livre lateral que foi direitinho à baliza. Luís Maximiano ficou muito mal na fotografia...

42' - Agora é Vietto quem vê o cartão amarelo. Mateu Lahoz castigou uma falta do argentino no meio-campo.

39' - Acuña fica, mais uma vez, perto de fazer a festa! O argentino tirou um adversário e rematou forte, para uma defesa atenta de Gunok.

37' - Agora é o Basaksehir quem 'leva' um cartão amarelo. Aleksic foi admoestado devido a uma falta sobre Ristovski.

34' - Mais um cartão amarelo. Agora é por Wendel, que travou o contra-ataque do Basaksehir.

Assim foi o golo que inaugurou o marcador em Istambul

31' - GOOOOOOOLOOOOOOO do Basaksehir! Martin Skrtel cabeceou, a bola passou por entre as pernas de Luís Maximiano e encontrou o caminho para a baliza.

30' - O Basaksehir por muito pouco não abre o marcador! Demba Ba apareceu na grande área, aproveitou a passividade de Marcos Acuña e rematou para uma boa defesa de Luís Maximiano.

27' - O primeiro cartão amarelo da tarde vai para... Okan Buruk. O treinador do Basaksehir contestou veementemente uma falta de Coates sobre Elia, e Mateu Lahoz não perdoou.

25' - Acuña volta a tentar a sorte. No entanto, o pontapé-livre lateral cobrado pelo argentino sai à figura do guarda-redes adversário.

21' - Os turcos voltam a assustar... Aleksic teve tempo para tudo e, com um grande remate de longe, fez a bola passar a centímetros da baliza à guarda de Luís Maximiano.

17' - Responde o Sporting! Marcos Acuña 'dispara' de fora da grande área, para uma defesa apertada de Gunok. Na insistência, Jovane Cabral atira por cima.

7' - O Basaksehir fica à beira do golo! Clichy 'roubou' a bola a Bolasie e cruzou para o coração da grande área, onde apareceu Aleksic e cabecear ligeiramente acima do alvo.

4' - A primeira tentativa de golo pertence ao Sporting. Jovane Cabral recebeu a bola na ala esquerda, fletiu para o centro o 'disparou', mas a bola saiu muito ao lado.

0' - Apito inicial em Istambul. Já se joga o Basaksehir-Sporting, da segunda mão dos 16-avos-de-final da Liga Europa.

'Onzes'

Basaksehir: Mert Gunok; Júnior Caiçara, Epureanu, Skrtel, Clichy; Aleksic, Kahveci, Azubuike; Visca, Elia e Demba Ba.

Sporting: Luís Maximiano; Ristovski, Ilori, Coates, Acuña; Battaglia, Wendel, Vietto; Jovane Cabral, Bolasie e Sporar.

Acompanhamento

O Sporting encontra-se, esta quinta-feira, em Istambul, onde procura selar o apuramento para os oitavos-de-final da Liga Europa, depois de ter batido o Basaksehir, no encontro da primeira mão dos '16-avos', por 3-1, em Alvalade.

Os leões são, de resto, a equipa portuguesa que, pelo menos teoricamente, terá tarefa mais facilitada na busca pelo apuramento europeu, uma vez que foi a única que entrou nesta eliminatória com um triunfo. Isto não significa, no entanto, que tudo esteja decidido.

O conjunto de Istambul não se deixou afetar pela derrota em Portugal e, no passado fim de semana, venceu na visita ao Rizespor, por 2-1, e ascendeu, ainda que de forma provisória, à liderança do campeonato turco, com mais um ponto do que o Trabzonspor, que tem, no entanto, uma partida em atraso.

O Basaksehir-Sporting será ajuizado pelo árbitro espanhol Mateu Lahoz e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 17h55, no Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório