Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Benfica acorda do pesadelo e recupera trono da Liga com a fórmula CV95

Águias derrotaram o Gil Vicente, por 1-0, no estádio Cidade de Barcelos, e voltam a ter um ponto de vantagem sobre o FC Porto.

Benfica acorda do pesadelo e recupera trono da Liga com a fórmula CV95
Notícias ao Minuto

21:27 - 24/02/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto 22.ª jornada

Resumo: O Benfica colocou um ponto final a uma série de quatro jogos sem vencer para, nesta segunda-feira, acordar do pesadelo e recuperar o trono da I Liga, que tinha sido tomado de assalto pelo FC Porto, neste domingo, após o triunfo sobre o Portimonense.

As águias, ao cabo de 22 jornadas, assumem a liderança do campeonato, com 57 pontos, mais um do que o FC Porto.

Na ronda 22, o Benfica derrotou o Gil Vicente, por 1-0, no estádio Cidade de Barcelos, à boleia da fórmula Carlos Vinícius. O camisola 95 foi mais uma vez o exterminador implacável para as águias.

Bastou um golo num duelo em que as macas foram protagonistas

Bruno Lage promoveu quatro alterações em relação à derrota ante o Shakhtar: saíram Florentino, Cervi, Chiquinho e Seferovic e entraram Weigl, Samaris, Rafa e Vinícius.

As águias que entraram com sede de golo desde o minuto inicial e, logo aos 8’, Pizzi esteve à beira de arrombar a baliza de Denis, na sequência de um passe estrondoso de Grimaldo.

Com um Gil inoperante no último terço do terreno de jogo, a pressão das águias acabou por dar frutos, aos 15 minutos: cruzamento com conta, peso e medida de Adel Taarabt e Vinícius no coração da grande área,  sem oposição, a cabecear para o primeiro das águias

O avançado brasileiro chegou ao 20.º golo com a camisola das águias, 15.º na Liga portuguesa, e podia ter ampliado o número de remates certeiros na conta pessoal, mas, algumas vezes, faltou mira afinada ao futebolista de 24 anos.

Todavia, depois do Benfica chegar ao golo, os pupilos de Vítor Oliveira deram uma pronta resposta e por mais do que uma vez tiveram a igualdade nos pés: primeiro por Kraev e depois por Baraye.

Vinícius ainda chegou a festejar, à passagem dos 36 minutos, mas o lance acabou anulado por fora de jogo. O futebolista brasileiro que teve, aos 47’, nova chance de arrombar a baliza de Denis, valeu um corte in extremis de Ygor Nogueira.

Numa etapa complementar em que as altas rotações estiveram pela hora da morte, os jogadores estiveram mais ligados a mudanças de arranque e um dos homens mais inconformados acabou por ser Adel Taarabt que, aos 67 minutos, dispôs de uma soberana ocasião para dilatar a vantagem, mas só a trave travou o apogeu da felicidade ao marroquino.

Porém, os minhotos estiveram longe de atirar a toalha ao chão e, aos 73’, Hugo Vieira teve perto de restabelecer a igualdade. Os minutos finais ficaram pautados pela lesão de Carlos Vinícius que teve de abandonar o campo de maca. Uma dor de cabeça que Bruno Lage espera que seja de pouca duração. Mas como uma dor de cabeça nunca vem só, Samaris também teve de abandonar o estádio Cidade de Barcelos. Bruno Lage precisa efetivamente de aspirinas...

Relato do jogo:

90+6' - Termina o jogo no estádio Cidade de Barcelos.

90+5' - Livre batido por Grimaldo, mas Denis encaixa com facilidade.

90+4' - Remate de Cervi para grande defesa de Vlachodimos!

90' - Seis minutos de compensação!

90'- Samaris deixa o terreno de jogo de maca. Chiquinho entra e estão esgotadas as substituições no Benfica.

88'- Samaris está em dificuldades... Chiquinho prepara-se para entrar em campo.

86'- Cartão amarelo para Ygor Nogueira.

84'- Substituição no Benfica: Sai Rafa e entra Cervi. Mexida também no Gil: Entra Arthur Henrique para o lugar de Henrique Gomes.

82'- O Benfica tenta segurar a posse de bola...

79' - Mas o brasileiro acaba por sair para dar lugar ao compatriota Dyego Sousa. Sai a passo Carlos Vinícius

78' - Vinícius reentra em campo.

75' - Vinícius com bastantes queixas tem de ser transportado de maca para fora do relvado.

73' -Vlachodimos nega o empate ao Gil Vicente a remate de primeira de Hugo Vieira. 

71' - Sai Baraye, entra Lino.

67' - TAARABT ATIRA UM 'PETARDO' À BARRA! E seria um golaço! Fantástica a forma como o internacional marroquino coloca um adversário no bolso e depois fulmina a baliza de Denis. 

64' - Substituição no Gil Vicente: sai Kraev, entra Hugo Vieira.

58'-  Pizzi tenta o remate, mas a bola acaba por ser desviada por um defesa gilista... 

54' - Sandro Lima tentou a sorte, mas o remate saiu por cima da barra da baliza do internacional grego. 

52' - Baraye obriga a defesa apertada de Vlachodimos!

47' - CARLOS VINÍCIUS TÃO PERTO DO GOLO! À entrada da área o remate do brasileiro levava o selo de golo. Valeu o corte de Ygor Nogueira.

46' - Começou a 2.ª parte em Barcelos!

45+1' - Intervalo no estádio Cidade de Barcelos!

45' - Um minuto de compensação!

44' - Que oportunidade desperdiçada pelo Benfica. Taarabt a a assistir Carlos Vinícius ao segundo poste, mas o brasileiro a não cabecear na melhor direção.

38' - Carlos Vinícius não chega por um triz ao segundo golo. Cruzamento de Rúbem Dias, desvio de Denis e a bola acaba perdida pela linha final. 

37' - VAR confirma a decisão de Luís Godinho.

36' - GOLO ANULADO A CARLOS VINÍCIUS! Luís Godinho anula o lance por fora de jogo.

28'- Grimaldo ficou a pedir penálti, mas não há motivos para isso. A bola nem tocou na mão de Baraye.

26' - Remate de meia distância de Taarabt e Denis a responder ao poder de fogo do internacional marroquino. 

24' - Nova oportunidade para o Gil Vicente! Grande defesa a cabeçada de Baraye.

24' - Remate de meia distância de Kraev e Vlachodimos a dar o corpo à 'bala!

Confira aqui o primeiro golo do Benfica na partida

18' - GIL VICENTE À BEIRA DO EMPATE! Baraye tão perto de levar à loucura o Cidade de Barcelos. Passou muito perto da barra da baliza de Vlachodimos.

17' - Cartão amarelo para Rúben Dias.

15' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO BENFICA! MARCA CARLOS VINÍCIUS! O avançado brasileiro chega aos 20 golos com a camisola encarnada! Cruzamento com conta, peso e medida de Adel Taarabt e Vinícius no coração da grande área,  sem oposição, a cabecear para o primeiro das águias

14' - Gil Vicente não consegue operar transições ofensivas, sendo que as águias estão com total domínio na partida. 

12'- Cruzamento de Fernando Fonseca, chegado à linha de golo, mas a redondinha termina nas mãos de Odysseas.

8' - PRIMEIRO LANCE DE MUITO PERIGO! ESTEVE À VISTA O GOLO DE PIZZI! Grande passe de Grimaldo para o bragantino, que de pé esquerdo falha o ângulo de remate à baliza de Denis.

4' - Cruzamento venenoso de Tomás Tavares, a procurar Vinícius ao primeiro poste, mas surgiu o corte na hora H da defesa gilista.

1' - Já rola a bola em Barcelos!

Os jogadores das duas equipas vestem uma camisola que diz NÃO ao racismo, à xenofobia e à intolerância.

- Entram as equipas no estádio Cidade de Barcelos.

- A lotação do estádio barcelense está esgotada.

- Vítor Oliveira promove apenas uma alteração em relação ao triunfo com o Vitória FC: Alex Pinto dá o lugar a Fernando Fonseca.

- Bruno Lage faz quatro alterações em relação à derrota ante o Shakhtar: saem Florentino, Cervi, Chiquinho e Seferovic e entram Weigl, Samaris, Rafa e Vinícius.

ONZE DO GIL VICENTE: Denis; Henrique Gomes, Rúben Fernandes, Ygor Nogueira e Fernando; Soares, Claude Gonçalves, Soares e Kraev; Laurency Rodrigues, Baraye e Sandro Lima.

Suplentes: Wellington, João Afonso, Hugo Vieira, Artur Henrique, Edwin Vente, Samuel Lino e Ahmed Isaiah.

ONZE DO BENFICA: Vlachodimos; Grimaldo, Ferro, Rúben Dias e Tomás Tavares; Samaris Pizzi, Weigl e Taarabt; Rafa e Vinícius.

Suplentes: Zlobin, Cervi, Seferovic, Chiquinho, Dyego Sousa, Nuno Tavares e Jota.

AntevisãoDepois de duas derrotas para a I Liga, frente a FC Porto e Sporting de Braga, e outro desaire para a Liga Europa, diante do Shakhtar Donetsk, as águias deslocam-se a Barcelos, na segunda posição do campeonato, com 54 pontos, a dois do líder FC Porto, que derrotou, neste domingo, o Portimonense.

Do outro lado da barricada está um Gil Vicente que ocupa a décima posição da I Liga, com 26 pontos, que já não vence no seu reduto, desde 12 de janeiro, dia em que triunfou sobre o Belenenses SAD, todavia tem o ónus de já ter ganho a FC Porto e Sporting na presente época no seu reduto.

Recordar que na casa do Gil Vicente, as águias terminam quase sempre com um final feliz, precisando de recuar até 12 maio de 2001 para encontrar o último triunfo dos gilistas sobre os encarnados.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório