Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Jovane volta revigorado e promete lutar por lugar no onze

Extremo cabo-verdiano voltou de lesão em janeiro, mas foi só nos últimos encontros que voltou a ganhar preponderância na equipa do Sporting.

Jovane volta revigorado e promete lutar por lugar no onze
Notícias ao Minuto

08:07 - 22/02/20 por Gonçalo Tristão Santos

Desporto Análise

Produto da formação leonina, Jovane Cabral começou a ser aposta na equipa principal na época passada. Primeiro, com José Peseiro e, após a sua saída, com Tiago Fernandes e Marcel Keizer. No total, o extremo realizou 31 jogos e marcou quatro golos, o que se traduziu numa época promissora para um atleta tão jovem, então com 20 anos.

Em 2019/20, contudo, o cenário alterou-se por completo. Além da polémica em que se viu envolvido depois de ter sido apanhado pelas autoridades a conduzir sem a respetiva carta de condução, Jovane sofreu uma lesão na anca e ficou afastado dos relvados durante cerca de quatro meses, entre setembro e janeiro.

Na presente temporada, o internacional cabo-verdiano teve, por isso, mais dificuldades para se assumir na equipa do Sporting, deitando por terra o trabalho que realizou no ano passado.

Foi apenas no final do passado mês de janeiro que o camisola 77 dos leões voltou a ser aposta. Depois de já ter participado num dérbi com o Benfica para a Liga Revelação, o avançado teve a oportunidade de somar minutos no encontro com o Marítimo, da 18.ª jornada da I Liga, no qual saiu do banco de suplentes para render Idrissa Doumbia e dar novo ímpeto ao ataque verde e branco.

Decisivo no regresso

Nesse encontro com os insulares, Jovane não se limitou a ganhar ritmo para poder ser opção de forma regular na equipa de Jorge Silas. Cerca de cinco minutos depois de subir ao relvado, o extremo ganhou a linha de fundo na direita e, com um cruzamento largo e rasteiro, assistiu Cristián Borja para o golo que viria a decidir o duelo a favor do Sporting.

Mesmo estando pouco tempo em campo, o atleta verde e branco demonstrou que pode entrar nas contas de Silas, sendo que a exibição carimbada fez com ele e mostrasse pontecial para merecer novas oportunidades, um 'pedido' ao qual Silas acedeu.

Aposta regular desde que está apto

Desde que regressou aos relvados, Jovane foi utilizado em todos os cinco jogos oficiais que o Sporting disputou. Depois da receção aos minhotos, o jovem atleta, de 21 anos, foi a jogo também diante de Sporting de Braga, Portimonense, Rio Ave e Basaksehir.

Diante dos algarvios, foi dele o cabeceamento que acabou por funcionar como 'assistência' para o autogolo de Jadson, que deu o triunfo aos leões, e, frente aos vilacondenses, marcou, de grande penalidade, o golo que garantiu o empate ao conjunto leonino.

Primeira titularidade e 'aviso' à 'concorrência'

Nesta quinta-feira, no embate dos 16 avos de final da Liga Europa com o Basaksehir, Jovane realizou o seu primeiro encontro como titular em 2019/20. E voltou a deixar boas indicações. Jogando encostado à esquerda, mas realizando muitos movimentos interiores, foi ele quem abriu espaço para as constantes subidas de Marcos Acuña por aquele flanco, que se revelaram importantes para o elevado fulgor ofensivo demonstrado pela equipa de Silas diante dos turcos. Além disso, ofereceu com os seus movimentos profundidade à equipa e realizou vários passes 'a rasgar' para a desmarcação dos companheiros de equipa.

Nesse encontro, Jovane até marcou, na recarga a um remate de Andraz Sporar que esbarrou no ferro da baliza de Mert Gunok, mas o lance acabou por ser invalidado por posição irregular do esloveno, numa altura em que os leões ainda tentavam chegar ao terceiro golo.

Em suma, Jovane teve um início de temporada extremamente complicado, fruto não só de polémicas extra-futebol, como pela lesão que acabou por afastá-lo dos relvados durante, sensivelmente, quatro meses. Ainda assim, e pelo que tem demonstrado desde o regresso à competição, ainda parece ir a tempo de poder marcar a diferença esta época. Silas tem mantido a aposta, cabendo agora ao jogador apresentar um rendimento que seja compatível com as ambições da sua equipa no que falta da temporada.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório