Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

Filho de peixe sabe... estragar: As notas do Rangers-Sp. Braga

Os arsenalistas tiveram a vitória na mão, mas dois golos do Ianis Hagi deixaram os escoceses em posição privilegiada para garantir o apuramento para os 'oitavos' da Liga Europa.

Filho de peixe sabe... estragar: As notas do Rangers-Sp. Braga
Notícias ao Minuto

08:08 - 21/02/20 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto Análise

Rúben Amorim esteve perto, tão perto, de conseguir dar continuidade à série imbatível e colocar o Sporting de Braga com um 'pé' nos oitavos-de-final da Liga Europa, fruto de uma hora de jogo de alto nível... à qual se seguiu meia-hora de 'pesadelo'.

Os arsenalistas voltaram a vestir o 'fato de gala', desta feita no Ibrox Stadium, e, aos 60 minutos de jogo, pareciam ter tudo resolvido, graças aos golos do capitão Fransérgio (uma 'bomba' que promete correr mundo) e do estreante Abel Ruiz.

Até aí, a exibição tinha sido perentória, com trocas de bola constantes e uma pressão sufocante. A 'estocada final' poderia ter sido dada por João Palhinha, que acabou por desperdiçar uma oportunidade clara e espoletou a reviravolta escocesa.

Aos 67 minutos, Ianis Hagi, filho do 'eterno' Gheorghe Hagi, o Maradona dos Cárpatos, 'bailou' sobre Ricardo Esgaio e atirou para o 1-2. E, aos 75, foi a vez de Joe Aribo, 'carta' lançada em campo por Steven Gerrard, levar tudo e todos à frente para repor o empate.

O golo da 'cambalhota' surgiu já aos 82 minutos. Com muita sorte à mistura, Ianis Hagi cobrou um pontapé-livre, que desviou na barreira antes de, teimosamente, encontrar o caminho para a baliza à guarda de Matheus e selar o resultado final.

Ao décimo jogo, Rúben Amorim sofre, assim, a primeira derrota enquanto treinador do Sporting de Braga. Terá, no entanto, oportunidade de se 'vingar' já na próxima quarta-feira, na Pedreira, onde os dois golos marcados fora de portas alimentam a esperança europeia.

Figura do jogo

Em campo estava Francisco Trincão, o 'menino' por quem o Barcelona pagou 31 milhões de euros, e que foi um dos principais elementos na primeira parte. No entanto, o 'holofotes' descaíram para uma outra promessa: Ianis Hagi. O avançado de apenas 21 anos confirmou o ditado "Filho de peixe sabe nadar" e, com dois golos - o primeiro com elevada nota artística - foi a 'cara' da vitória do Rangers.

Surpresa

Contratado ao Barcelona no passado mercado de transferências, Abel Ruiz foi, pela primeira vez, aposta de Rúben Amorim, e acabou por ter uma estreia para não mais esquecer. Depois de, no primeiro tempo, ter sido especialmente importante a ajudar Nuno Sequeira a fechar o lado esquerdo, o jovem formado em La Masia esteve em plano de destaque no ataque, ao marcar o (belo) golo que, na altura, valia uma vantagem de dois golos ao Sporting de Braga.

Desilusão

Borna Barisic teve uma noite para esquecer no Ibrox. O internacional croata, não só denotou bastantes dificuldades em travar Francisco Trincão, como ainda entregou o 'ouro ao bandido' por diversas vezes, com passes disparatados. Coincidência ou não, foi depois de dar o lugar a Greg Stewart, aos 73 minutos, devido a lesão, que o Rangers acabou por mostrar a melhor face.

Treinadores

Steven Gerrard: O Rangers foi, praticamente, uma nulidade durante os primeiros 60 minutos da partida. Encostados pelo Sporting de Braga ao próprio meio-campo, os escoceses usaram e abusaram do pontapé para a frente, onde a potência física de Alfredo Morelos acabou por fazer, a espaços, a diferença. O antigo internacional inglês acabou por se 'redimir' ao mexer bem na equipa, com especial destaque para a entrada de Joe Aribo - que acabaria por fazer o golo do empate - para o lugar de Glen Kamara.

Rúben Amorim: Enquanto os jogadores tiveram pernas, o Sporting de Braga foi 'dono e senhor' do jogo, com uma pressão alta e uma constante troca de bola, que 'trocou' os olhos à equipa do Rangers. Tudo isto apesar de, logo aos 12 minutos, se ter visto obrigado a mexer na equipa, lançando Galeno para o lugar do lesionado Wallace. No entanto, acabou por 'tombar' com estrondo nos instantes finais. Ainda assim, a eliminatória está em aberto...

Árbitro

Javier Estrada Fernández demonstrou um largo critério de jogo, que, por mais de uma vez, lhe valeu 'assobiadelas' por parte dos adeptos escoceses. Ainda assim, foi coerente, e só 'sacou' do amarelo em ocasiões-limite, como foi a cotovelada de Joe Aribo a João Palhinha, aos 58 minutos, ou a entrada de Galeno que lesionou Barisic, aos 69. O espanhol também esteve bem nas duas situações mais polémicas do jogo: aos 14 minutos, quando Hagi foi derrubado por Matheus e pediu grande penalidade, e aos 35, quando Abel Ruiz pediu o mesmo, num lance com Steven Davis.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório