Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Dragão confirma tendência negativa e sai derrotado de Leverkusen

Alario e Havertz marcaram os dois golos da formação germância, mas Luis Díaz relançou a eliminatória com um golo nos minutos finais.

Dragão confirma tendência negativa e sai derrotado de Leverkusen
Notícias ao Minuto

21:59 - 20/02/20 por Rodrigo Querido

Desporto Liga Europa

O FC Porto perdeu, esta quinta-feira, na deslocação ao terreno do Bayer Leverkusen, por 2-1, em partida a contar para a primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa.

O encontro na BayArena começou muito equilibrado e sem grandes oportunidades de golo. Destaque para os adeptos da equipa da casa que surgiram nas bancadas com cartazes de apoio a Moussa Marega, que no passado fim de semana foi alvo de insultos racistas na partida diante do Vitória SC.

Num jogo que começou morno, e com muita chuva em solo germânico, a primeira ocasião de real perigo pertenceu à equipa da casa e terminou com um remate à trave de Kai Havertz aos 17 minutos.

Volland cruzou atrasado para o coração da área onde o jovem alemão surge a rematar à trave da baliza de MarchesínDemirbay tentou a recarga, mas Alex Telles cortou pela linha de fundo.

Os alemães estavam numa fase mais positiva do encontro e foi sem forçar muito o ritmo de jogo que conseguiram chegar à vantagem no marcador à passagem dos 27 minutos. Bender cruzou da direita, Demirbay desviou de cabeça ao primeiro poste e Alario finalizou ao segundo.

O lance fica marcado por alguma hesitação da equipa de arbitragem liderada por Slavko Vincic. O árbitro da Eslovénia terá percebido mal a indicação do vídeoárbitro e numa primeira ocasião anulou o golo, assinalando fora de jogo ao avançado argentino. Vincic voltou a ouvir as indicações do VAR e acabou por validar o lance.

O FC Porto pouco ou nada apareceu nestes primeiros 45 minutos, mas acabou por 'acordar' nos minutos finais do primeiro tempo. Uribe apanhou a bola em zona central e disparou um remate fortíssimo que levava selo de golo, mas guarda-redes Hradecky voou para uma enorme defesa que evitou o empate.

A equipa da casa entrou com a mesma toada no segundo tempo e marcou o segundo através de uma grande penalidade, num lance que haveria de ser repetido minutos depois do primeiro.

Manafá agarrou Volland dentro da área, aos 53 minutos, e o árbitro apontou de pronto para a marca do castigo máximo. Na cobrança do penálti Havertz atirou para defesa de Marchesín, mas a equipa de arbitragem mandou repetir o lance porque o guarda-redes do FC Porto estava adiantado antes do jovem alemão bater o penálti. À segunda, Havertz não falhou e aumentou a vantagem do Bayer Leverkusen.

O mesmo Havertz teve nos pés a possibilidade de fazer o terceiro da equipa da casa aos 60 minutos. O jovem, de 20 anos, apareceu isolado, mas Manafá atrapalhou o avançado que perdeu a possibilidade de remate. A bola sobrou para Amiri que rematou para boa defesa de Marchesín.

Contra a corrente do jogo, o FC Porto acabaria por chegar ao golo à passagem dos 73 minutos. Alex Telles bate o pontapé livre, Zé Luís cabeceia para defesa de Hradecky, e Luis Diaz surge ao primeiro poste para reduzir a desvantagem dos dragões.

O golo tardio do colombiano relançou os portistas na eliminatória que dentro de uma semana vão tentar confirmar, em casa, a passagem aos oitavos de final da prova.

Momento do jogo: O Bayer Leverkusen foi superior no primeiro tempo e chegou à vantagem aos 29 minutos. Bender cruzou da direita, Demirbay desviou ao primeiro poste e Alario surgiu ao segundo para confirmar o golo dos alemães.

Minuto a minuto:

90+4' - Apito final na Alemanha. FC Porto perde e vai tentar dar a volta à eliminatória dentro de uma semana no Dragão.

90+4' - Última alteração na equipa da casa. Volland sai para a entrada de Paulinho.

90+2' - Cartão amarelo para Marcano.

90+1' - FC Porto perto do empate! Corona cruza para o coração da área e Uribe cabeceia perto do poste da baliza de Hradecky.

90' - Quatro minutos de compensação.

88' - Sérgio Conceição vê cartão amarelo por protestos.

83' - Amiri atira fraco para defesa de Marchesín.

79' - Nova mudança na equipa da casa. Sai Alario, autor do primeiro golo, e entra Leon Bailey.

78' - UEFA corrige e atribui o golo a Luis Díaz.

77' - Última substituição no FC Porto. Danilo entra para o lugar de Luis Díaz.

Confira o golo do colombiano

73' - GOOOOOOOOLOOOOOOOOO DO FC PORTO! Alex Telles bate o pontapé livre, Zé Luís cabeceia para defesa de Hradecky, e Luis Diaz surge ao primeiro poste para reduzir a desvantagem dos dragões. Fica a dúvida no que toca ao marcador, mas a UEFA atribui a Zé Luís.

72' - Primeira alteração no LeverkusenAránguiz sai para a entrada de Baumgartlinger.

66' - Cartão amarelo para Demirbay.

63' - Sérgio Conceição faz nova mudança. Soares sai para a entrada de Zé Luís.

61' - Primeira alteração no FC Porto. Nakajima entra para o lugar de Manafá.

60' - Quase o terceiro da equipa da casa! Havertz aparece isolado, Manafá atrapalha o jovem alemão e a bola sobra para Amiri que remata para boa defesa de Marchesín.

Confira o golo de Havertz

57' - GOOOOOOOOOLOOOOOOO do Bayer! Havertz marca o segundo dos alemães!

56' - Equipa de arbitragem manda repetir a grande penalidade. Marchesín estava fora da linha de golo antes de Havertz partir.

54' - DEFENDE MARCHESÍN! Havertz permita a defesa do guarda-redes argentino.

54' - Cartão amarelo para Wilson Manafá por falta sobre Volland.

53' - Grande penalidade para o Bayer Leverkusen!

51' - Sérgio Oliveira atira fraco de cabeça para defesa de Hradecky.

46' - FC Porto dá o pontapé de saída para os segundos 45 minutos.

45+2' - Slavko Vincic apita para o intervalo na Alemanha.

45' - Vão jogar-se mais dois minutos na BayArena.

43' - Espetacular defesa de HradeckyUribe apanha a bola em zona central e dispara um remate fortíssimo que levava selo de golo, mas guarda-redes finlandês voou para uma enorme defesa que evitou o empate.

40' - Novamente perigo junto da baliza do FC Porto. Amiri cobra um livre na direita, e Alario aparece a cabecear para fora.

37' - Demirbay assume a cobrança de um livre direto, mas atira por cima da baliza de Marchesín.

35' - Remate de longe de Sérgio Oliveira termina nas mãos de Hradecky.

30' - O VAR anulou numa primeira ocasião o lance, mas depois voltou a revê-lo e confirmou a posição legal do argentino.

Confira o golo do avançado argentino

29'- GOOOOOOOOOOOOLOOOOOO DO BAYER! Marca Alario! Cruzamento de Bender, Demirbay desvia de cabeça ao primeiro poste e Alario finaliza ao segundo.

26' - Corona vê cartão amarelo por falta sobre Volland.

24' - Volland está a ser um dos mais ativos do lado da equipa da casa. O avançado alemão rematou pouco por cima da baliza de Marchesín, mas estava em posição irregular.

17' - Havertz atira ao ferro! Cruzamento atrasado de Volland para o coração da área onde o jovem alemão surge a rematar à trave da baliza de MarchesínDemirbay tenta a recarga, mas Alex Telles corta pela linha de fundo.

16' - Corona lança Marega, o avançado, sem espaço, atrasa para Manafá que tira um cruzamento diretamente para as mãos de Hradecky

13' - Chove intensamente em Leverkusen.

11' - Volland cruza para a área e Alario cabeceia fraco para defesa de Marchesín.

9 ' - Jogo equilibrado nos minutos iniciais.

3' - Partida retomada em Leverkusen.

2' - Manafá a precisar de assistência médica depois de um lance com Bender.

1' - Apito inicial em Leverkusen.

0' - Cumpre-se um minuto de silêncio em memória das vítimas dos ataques a tiros em Hanau, na quarta-feira.

0' - Capitães de equipa escolhem campo e bola antes do início do encontro.

0' - Jogadores e árbitros sobem ao relvado da BayArena.

Equipas iniciais:

Onze do Bayer LeverkusenHradecky, Lars Bender, Tapsoba, Sven Bender, Sinkgraven, Kai Havertz, Aránguiz, Demirbay, Amiri, Alario e Volland.

Suplentes do Bayer Leverkusen: Ozcan, Jonathan Tah, Paulinho, Leon Bailey, Baumgartlinger, Weiser e Palacios.

Onze do FC Porto: MarchesínManafá, Mbemba, Marcano, Alex Telles, Corona, Sérgio Oliveira, Uribe, Luís Diaz, Soares e Marega.

Suplentes do FC Porto: Diogo Costa, Diogo Leite, Danilo, Vítor Ferreira, Romário Baró, Nakajima e Zé Luís.

Antevisão: Moralizado pela recuperação de seis pontos para o Benfica, o FC Porto visita esta quinta-feira o terreno do Bayer Leverkusen, num encontro a contar para a primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa em que não poderão contar com o castigado Otávio.

O conjunto alemão também chega em boa forma a esta eliminatória e, após a pausa invernal, somou cinco triunfos, incluindo um 4-2 ao Borussia Dortmund, e um desaire.

Portistas e germânicos defrontam-se pela primeira vez na história, mas o quinto classificado da Bundesliga tem um histórico favorável frente a equipas portuguesas - em oito jogos, soma cinco vitórias, um empate e duas derrotas - ao passo que o FC Porto não conta com um saldo muito positivo nos jogos realizados na Alemanha: em 18 jogos, soma três vitórias, cinco empates e 10 derrotas.

O encontro entre Bayer Leverkusen e FC Porto tem início marcado para as 20h00 e terá arbitragem do esloveno Slavko Vinčić. Acompanhe todas as incidências desta partida, e ao segundo, na página do Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório