Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Benfica perde em Kharkiv, amplia série negativa e complica Liga Europa

Shakhtar de Luís Castro foi mais competente, eficaz e está em vantagem a meio de eliminatória.

Benfica perde em Kharkiv, amplia série negativa e complica Liga Europa

O Benfica perdeu, esta quinta-feira, perante o Shakhtar (1-2), em jogo referente à 1.ª mão dos 16avos de final da Liga Europa. A equipa de Bruno Lage ampliou, assim, para quatro os jogos consecutivos sem ganhar e complicou as contas para o apuramento na prova europeia.

A noite em Kharkiv foi de total desinspiração encarnada, situação que foi devidamente aproveitada pelos ucranianos liderados por Luís Castro.

Filme do jogo

A primeira parte contou com muito atrevimento dos ucranianos e pouca inspiração e atitude por parte das águias. O Shakhtar entrou melhor, assumiu o controlo do jogo e até conseguiu inaugurar o marcador logo aos 20 minutos. Taarabt escorreu à entrada da grande área adversária e os comandados de Luís Castro aproveitaram para desenhar uma jogada de contra-ataque que culminou com Marlos a bater Odysseas.

No entanto, o lance de golo acabaria anulado após consulta do VAR. O internacional ucraniano estava em fora de jogo no momento em que recebeu a bola.

O lance acordou o Benfica em termos defensivos, mas continuou sem grande poderio ofensivo. Apenas aos 44 minutos surgiu o único lance de perigo das águias. Pizzi apareceu em boa posição, mas não conseguiu acertar na baliza à guarda de Pyatov.

O intervalo chegou e o Benfica só poderia estar satisfeito pelo empate após uma primeira parte sem qualquer traço de criatividade.

A segunda parte praticamente começou com o Shakhtar a marcar. Depois de uma defesa importante de Odysseas, a equipa de Luís Castro acabaria por chegar à vantagem através de um belo remate de Alan Patrick aos 56 minutos.

O Benfica conseguiu reagir e passados 11 minutos, o capitão Pizzi transformou uma grande penalidade em golo. Na sequência do lance, Tomás Tavares tinha marcado, mas o lance acabaria anulado por falta de Kryvtsov sobre Cervi.

Ainda assim, o empate pouco durou no marcador. Aos 72 minutos, os ucranianos voltaram a bater Odysseas, num lance em que Rúben Dias borrou a pintura. O internacional português perdeu a bola em zona proibida e permitiu que Taison assistisse Kovalenko.

Bruno Lage tentou reagir e lançou Carlos Vinícius e Rafa Silva para dentro de campo, mas o Benfica estava em noite não e foi incapaz de restabelecer o empate por uma segunda vez.

O relógio não parou, o árbitro apitou e o Benfica saiu derrotado de Kharkiv e, diga-se, com toda a justiça. O Shakhtar foi superior em quase todos os parâmetros da partida.

Ainda assim nada está perdido e daqui a uma semana, a 27 de fevereiro, as duas equipas voltam a medir forças, desta vez no Estádio da Luz.

Momento do jogo: O segundo golo do Shakhtar deitou por terra a estratégia pouco atrevida e ofensiva do Benfica. A partir daí, já se adivinha qual seria o desfecho do encontro.

Relato em direto

90'+5- Termina a partida na Ucrânia! O Benfica perde na visita ao Shakhtar (1-2) e complica o acesso aos 'oitavos' da Liga Europa. 

90'+4- Cartão amarelo para Florentino (Benfica). 

90'+2 - Última alteração no Benfica. Sai Pizzi para ceder o lugar a Samaris

90'- Vão jogar-se mais cinco minutos de compensação. 

83'- Luís Castro mexe outra vez. Konoplyanka entra para o lugar de Marlos

80'- Substituição para o Shakhtar. Marcos António entra para o lugar de Alan Patrick. 

79'- Segunda alteração no Benfica. Sai Chiquinho para entrar Rafa

79'- Grimaldo! O lateral espanhol tenta surpreender Pyatov, mas o guardião do Shakhtar afastou o perigo!

Veja aqui o golo de Kovalenko!

72'- GOOOLLLOOO!! Asneira monumental de Rúben Dias aproveitada por Taison que assistiu Kovalenko. O médio ucraiano não perdoou e  fez o segundo golo da equipa de Luís Castro! O Shakhtar está novamente na frente do marcador (2-1)!

69'- Alteração no Benfica. Sai Seferovic, entra Carlos Vinícius

Veja aqui o golo de Pizzi!

66'- GOOOLLLOOO!! Agora, sim, é a valer! Pizzi não treme e transforma em golo a grande penalidade. O Benfica empata (1-1) a partida em Kharkiv.

64'- O VAR anula o golo e marca grande penalidade a favor do Benfica por falta de Kryvtsov sobre Cervi

63'- Revisão do VAR em curso.

VAR ANULOU LANCE 62'- GOOOLLLOOO!! Tomás Tavares marca e empata a partida na Ucrânia! Grande confusão na grande área do Shakhtar e o lateral direito não vacilou e meteu a bola no fundo das redes. Está novamente o empatado (1-1) o jogo em Kharkiv

Veja aqui o golo do Shakhtar!

56'- GOOOLLLOOO!! Alan Patrick inaugura o marcador com um remate fora da grande área! Desta vez, Odysseas nada poderia fazer para evitar o tento ucraniano! O Shakhtar está na frente do marcador (1-0). 

55'- Odysseas evita mais um golo! Grande intervenção do guardião grego face a um remate de Marlos!

51'- QUASE O GOLO DO SHAKHTAR! Remate de Ismaily embate no ferro e Kovalenko falhou na hora de empurrar a bola para o fundo das redes!

50'- Boa iniciativa de Chiquinho, mas o passe a desmarcar Cervi acaba intercetado pela defensiva ucraniana. 

46'- Odysseas nega o golo a Júnior Moraes! Novo erro de Ferro, mas o guardião do Benfica evitou que o Shakhtar saltasse para a frente do marcador.

46'- Começa a segunda parte na Ucrânia

INTERVALO 

45'+2- Intervalo em Kharkiv. Persiste o nulo na partida entre Shakhtar e Benfica. Nota para o maior caudal ofensivo dos ucranianos e para a pouca inspiração das águias

45'- Agarra Odysseas! Remate fraco de Marlos para defesa fácil do guardião do Benfica. 

45'- Vão jogar-se mais dois minutos de tempo extra. 

44'- Pizzi atira com perigo mas a bola sai ao lado da baliza do Shakhtar! Aí está o primeiro remate (não enquadrado) das águias no jogo. 

A equipa de Luís Castro continua a pressionar muito alto e o Benfica prossegue com dificuldades visíveis em construir jogadas de teor ofensivo. 

33'- Mais uma falta durinha. Desta vez a vítima foi Grimaldo, mas o cartão amarelo do árbitro continua sem sair do bolso. 

28'- Falta muito dura de Júnior Moraes sobre Chiquinho. O jogador do Benfica está a queixar-se do tornozelo direito e está a ser assistido pela equipa médica. 

26'- Taarabt arrisca o cruzamento, mas Pyatov agarrou sem problemas. 

22'- O VAR anula o golo e, por isso, mantém-se o nulo no marcador. 

Veja aqui o golo anulado ao Shakhtar 

VAR ANULOU LANCE 20'- GOOOLLLOOO!! Marlos inaugura o marcador e coloca o Shakhtar em vantagem (1-0)! Uma escorregadela de Adel Taarabt no meio-campo ofensivo originou um contra-ataque venenoso dos ucranianos que terminou com a bola no fundo das redes de Odysseas, ainda que o guardião grego tenha defendido uma primeira tentativa de Júnior Moraes

15 minutos de jogo: mais bola e mais remates para o Shakhtar. O Benfica ainda nem tentou rematar à baliza ucraniana. 

11'- Falta de Patrick sobre Taarabt. O Benfica vai dispor de um livre direto numa boa posição para visar a baliza ucraniana. 

9'- Erro colossal de Florentino Luís resulta num lance de grande perigo junto da grande área do Benfica. O perigo acabou afastado. 

4'- O Shakhtar está melhor e está a pressionar muito alto. O Benfica revela muitas dificuldades em trocar a bola. 

0'- Rola a bola em Kharkiv! Já se joga o Shakhtar-Benfica!

_________________________________________________________________________________________________________________________________

17h50: Tudo pronto em Kharkiv! Estás prestes a rolar a bola na partida entre Shakhtar e Benfica!

ONZE DOS SHAKHTAR: PyatovIsmailyKryvtsov, MatviyenkoBolbatStepanenko, Alan Patrick, MarlosKovalenkoTaison; Júnior Moraes.

ONZE DO BENFICA: Odysseas; Grimaldo, Ferro, Rúben Dias, Tomás Tavartes; Florentino, Taarabt, Pizzi, Cervi; Chiquinho e Seferovic

Shakhtar e Benfica medem forças, esta quinta-feira, em jogo da 1.ª mão dos 16avos de final da Liga Europa. A partida vai decorrer em Kharkiv e contará com portugueses em ambos os bancos de suplentes. De um lado está Bruno Lage e do outro Luís Castro. 

Estão, assim, reunidos os ingredientes essenciais para um jogo que promete ser intenso do primeiro ao último minuto. 

O apito inicial está agendado para as 17h55 e poderá acompanhar todas as incidências da partida no Desporto ao Minuto. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório