Apesar da escassez de pontas de lança no plantel do Sporting na presente temporada, Pedro Mendes tem tido poucas oportunidades de se mostrar no conjunto principal leonino.
O avançado, de apenas 20 anos, é aposta regular nos sub-23, mas, pela equipa principal, ainda só realizou seis jogos oficiais, quatro dos quais na fase de grupos da Liga Europa.
Pedro Mendes, de resto, apontou o seu único golo pelos leões na prova da UEFA, na derrota (2-3) do Sporting na visita aos holandeses do PSV: saltou do banco aos 81 minutos de jogo para fazer o gosto ao pé aos 82', apenas um minuto depois de ter sido lançado na partida por Leonel Pontes, então treinador do Sporting.
À espera de nova oportunidade
Na primeira metade da temporada, Pedro Mendes não foi inscrito na I Liga e viu-se, por isso, limitado à Liga Europa, única competição na qual podia somar minutos na equipa principal. E assim foi: dos seis jogos da fase de grupos, participou em quatro, tendo sido titular em um deles (na última jornada, diante do LASK Linz).
Depois de o Sporting tratar da sua inscrição nas competições domésticas, e mesmo com a lesão que vai afastar Luiz Phellype do que falta da temporada, o jovem atleta só foi a jogo no campeonato em duas ocasiões, diante de Vitória FC (esteve 14 minutos em campo) e Benfica (quatro minutos).
Pedro Mendes espera, por isso, merecer nova oportunidade sob a batuta do treinador Jorge Silas no regresso dos verde e brancos à Liga Europa.
Nesta quinta-feira, o Sporting recebe o Basaksehir, em duelo referente à primeira mão dos 16 avos de final da competição da UEFA. Uma partida na qual Pedro Mendes depositará, certamente, esperanças em voltar a somar minutos na equipa principal leonina.
Alternativa a Sporar
A lesão de Luiz Phellype, que não voltará a jogar em 2019/20, não fez com que Pedro Mendes tivesse mais oportunidades. Afinal, os leões contrataram Andraz Sporar em janeiro, aumentando o leque de pontas de lança à disposição de Silas.
Neste momento, o mais provável é que o técnico verde e branco aposte na titularidade do avançado esloveno, mas espera-se também que Pedro Mendes esteja pelo menos no banco de suplentes, como alternativa ao novo ponta de lança do Sporting.