Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Notas do Rio Ave-Sporting: Quando um empate para o leão já sabe tão bem

Leões voltaram a claudicar fora de portas para a Liga portuguesa.

Notas do Rio Ave-Sporting: Quando um empate para o leão já sabe tão bem
Notícias ao Minuto

08:23 - 16/02/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Análise

Rio Ave e Sporting empataram, neste sábado, 1-1, num duelo relativo à 21.ª jornada da Liga portuguesa.

No terceiro embate entre ambas as equipas na presente temporada, os leões não conseguiram, mais uma vez, quebrar a formação vilacondense (duas derrotas e um empate).

E o cenário podia ter sido ainda pior para os pupilos de Silas que, no final do encontro, chegou inclusive a assumir que esta teria sido a pior exibição desde que assumiu o comando técnico dos leões.

E não andou longe da verdade. O Sporting entrou literalmente a perder no encontro, fruto de um golo madrugador logo aos dois minutos. Numa etapa inicial em que a única ocasião de golo surgiu por fruto de Eduardo, na sequência de um remate à barra, o resultado tangencial do Rio Ave ao intervalo significava para os leões um cenário resplandecente. 

Na etapa complementar e apesar de uma subida de qualidade da formação visitante foi sempre o Rio Ave, maioritariamente, mais perto do segundo, do que o leão da igualdade. A expulsão de Coates ainda agravou o pesadelo para um leão que acabou por sair dos Arcos com um presente caído do céu: o penálti de Bolasie que deu lugar a um castigo máximo convertido por Jovane Cabral.

Confira agora os destaques desta partida entre Rio Ave e Sporting: 

Figura do jogo: Diego Lopes recebeu o galardão de melhor homem em campo, por ter sido o pêndulo do meio-campo do Rio Ave. Um estanque a defender, um símbolo de desestabilização a atacar, afinal foi a par de Lucas Piazón o homem que mais perigo causou à baliza de Luís Maximiano.

Surpresa do jogo: Lucas Piazón faturou o único golo do emblema anfitrião, logo aos dois minutos de jogo. Um espalha-brasas constante, o avançado emprestado pelo Chelsea ao Rio Ave, foi também um pronto-socorro a recuperar a bola e a servir os seus companheiros. O futebolista brasileiro tem uma qualidade nos pés bastante acima da média.

Desilusão do jogo: Sporar ainda soma poucos minutos de leão ao peito, mas a verdade é que se pede mais a um avançado que hoje mostrou graves carências a fazer o que melhor devia... fazer: nem criou ocasiões de golo, nem abriu espaços para os companheiros aparecerem em zona de finalização. Sporar foi um 'cisne' fora do Rio Ave.

Treinadores

Carlos Carvalhal: Três jogos na presente época, no qual venceu dois e empatou outro, deixam Carvalhal certamente orgulhoso da proeza que conseguiu. O treinador dos vilacondenses virou domador de leões e soube mais uma vez tirar proveito das fragilidades do seu oponente. À margem de uma defesa de betão e de um meio-campo volátil, Carvalhal soube montar uma estratégia em que Nuno Santos, Piazón e Taremi deslocaram-se como peixes na água no reduto mais defensivo da armada verde e branca. 

Silas: O treinador leonino reconheceu no final do encontro que o duelo nos Arcos foi uma das piores partidas desde que abraçou o projeto leonino e, certamente, não se enganou. O leão mostrou graves carências no setor mais ofensivo, onde andou à deriva de ideias para criar ocasiões de golo. A defender foi um dique constante de 'buracos'. Uma defensiva sem pulso de recuperação e um meio-campo a não sair da segunda mudança deixam Silas com duras e difíceis dores de cabeça por resolver. A ausência de Bruno Fernandes já se nota e muito...

Árbitro da partida

Fábio Veríssimo: O árbitro esteve bem ao assinalar a grande penalidade a favor dos leões e na expulsão, por segundo amarelo a Coates, mas ficam muitas dúvidas num lance em que Taremi caiu na área dos leões, já em período de descontos.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório