Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

Grandes que se cuidem: Amorim faz história na Luz e incrementa currículo

João Palhinha marcou o único golo no encontro aos 45 minutos. Encarnados podem ver o FC Porto a ficar a um ponto da liderança.

Grandes que se cuidem: Amorim faz história na Luz e incrementa currículo
Notícias ao Minuto

20:05 - 15/02/20 por Rodrigo Querido

Desporto 21.ª jornada

O Benfica perdeu, este sábado, na recepção ao Sporting de Braga, por 1-0, e pode ver o FC Porto ficar a apenas um ponto da liderança caso os dragões vençam amanhã em Guimarães. É a segunda derrota dos encarnados na Luz esta temporada e a terceira em toda a competição.

Em partida da 21.ª jornada do campeonato nacional, o único golo do encontro foi marcado por João Palhinha nos descontos do primeiro tempo (45+1').

Resumo do Jogo:

Os encarnados começaram a partida por cima e em duas ocasiões estiveram perto de inaugurar o marcador nos dez minutos iniciais. Primeiro foi Rafa Silva que, depois de ganhar o lance a David Carmo, na cara de Matheus atirou a centímetros do poste direito da baliza do brasileiro. Depois foi Carlos Vinícius que após ultrapassar o guardião adversário atirou às malhas laterais.

O clube da Luz continuou a pressionar alto e voltaria a estar perto de abrir o marcador aos 13 minutos. Vlachodimos lançou a bola na frente, Wallace perdeu o esférico e este sobra para Cervi que se antecipou a um defesa do Braga, mas atirou ao lado.

O Braga só começou a equilibrar a partida depois da meia-hora e atirou uma ao poste aos 32 minutos. Sequeira bateu o livre e cabeceou ao poste da baliza defendida por Vlachodimos, mas o lance foi invalidado por fora de jogo do médio.

Carlos Vinícius voltaria a estar perto do golo aos 42 minutos. Ferro fez um grande passe na frente para Pizzi que, de primeira, cruzou para o coração da área, mas o brasileiro cabeceou por cima.

Os bracarenses voltaram a criar perigo na área benfiquista aos 45 minutos. Sequeira bateu um livre para o coração da áreaRaúl Silva, já no chão, toca para Fransérgio que remata para uma grande defesa de Vlachodimos pela linha de fundo. E foi na sequência deste lance que surgiu o primeiro golo do encontro.

Sequeira bateu um pontapé de canto do lado esquerdo do ataque dos bracarenses e Palhinha antecipou-se a Ferro para abrir o marcador na Luz nos descontos do primeiro tempo.

O Benfica entrou no segundo tempo à procura de igualar o encontro e esteve perto de o alcançar logo nos minutos iniciais da etapa complementar por intermédio de Carlos Vinícius. O brasileiro ultrapassou com facilidade Raul Silva e rematou ao poste. Na recarga Grimaldo atrapalhou-se e não conseguiu rematar à baliza de Matheus.

O Braga não baixou os braços e esteve perto de fazer o segundo logo de seguida. Depois de uma boa jogada do lado esquerdo, a bola chega a Fransérgio que remata para boa defesa de Vlachodimos. Na recarga, Trincão remata muito por cima.

Os encarnados procuravam reagir à desvantagem e Pizzi, numa excelente jogada individual, esteve de marcar aos 68 minutos. O médio passou por dois adversários e atirou colocado para defesa de Matheus. Antes Vinícius foi lançado em velocidade e centrou para o coração da área, onde Raúl Silva desviou para a própria baliza para uma grande defesa de Matheus.

A formação orientada por Rúben Amorim voltaria a estar perto de aumentar a vantagem aos 76 minutos. Depois de um cruzamento de Trincão, Ricardo Horta, já dentro da área, rematou para uma enorme defesa de Odysseas Vlachodimos.

Até ao apito final o Benfica foi pressionando na área adversária à procura do golo que permitisse o empate, mas o Sporting de Braga conseguiu segurar a vantagem e fazer história na Luz. Os bracarenses voltaram a vencer o Benfica em casa 66 anos. A última vitória como visitante diante do Benfica tinha acontecido na época 1954/55. Na altura, e em encontro realizado no Estádio Nacional por conta de obras no Estádio da Luz, o argentino Mario Imbelonni marcou o golo da vitória dos bracarenses.

Com este resultado, o Benfica mantém a liderança do campeonato, mas pode ver o FC Porto ficar a um ponto da liderança caso os dragões vençam este domingo na deslocação ao terreno do Vitória SC. Já o Sporting de Braga ultrapassou o Sporting e subiu ao terceiro lugar à condição com 37 pontos. Caso o Sporting vença esta noite no terreno do Rio Ave os bracarenses voltam a cair para o quarto lugar.

Momento do jogo: Em cima do apito para o intervalo, Sequeira bateu um pontapé de canto do lado esquerdo do ataque dos bracarenses e João Palhinha antecipou-se a Ferro para fazer aquele que seria o único golo do encontro aos 45+1'.

Benfica vs. Sp. Braga
54% Posse de bola 46%
3 Remates à baliza 7
7 Remates fora 4
3 Pontapés de canto 6
8 Foras de jogo 4
21 Faltas 16
2/0  Cartões amarelos/vermelhos 5/0
486 Passes 403

Minuto a minuto:

90+5' - Apito final na Luz

90' - Hugo Miguel dá cinco minutos de compensação no estádio da Luz. 

90' - Taarabt remata para defesa de Matheus. Sem perigo para o guardião bracarense.

89' - O Benfica mostra pouco discernimento nesta fase da partida, tentando chegar ao ataque com lances sem critério.

86' - Substituição no Benfica: Sai Tomás Tavares e entra Dyego Sousa. 

84' - Bruno Lage chama Dyego Sousa para entrar na partida.

83' - Trincão, de longa distância, dispara forte mas ao lado da baliza de Vlachodimos

82' - O Benfica tenta procurar desesperadamente o ataque, mas o Sp. Braga está a fechar bem os caminhos do golo. 

78' - Substituição nas duas equipas: Sai Weigl e entra Chiquinho. Sai Ricardo Horta e entra André Horta para o seu lugar. 

76' - Fantástica defesa de VlachidimosCruzamento de Trincão e Ricardo Horta, já dentro da área, remata para defesa do grego.

75' - Carlos Vinícius opta pelo remate de fora da área, mas Matheus estava atento e segurou o esférico.

74' - Wallace vê cartão amarelo por falta sobre Taarabt.

68' - Grande defesa de MatheusPizzi finta dois adversários e remata colocado para enorme intervenção do brasileiro.

67' - Vinícius é lançado em velocidade e centra para a área. Raul Silva desvia na direção da própria baliza e Matheus defende.

65' - Cruzamento de letra de Trincão, mas Paulinho remata fraco para defesa de Vlachodimos.

62' - Bruno Lage mexe pela primeira vez. Seferovic entra para o lugar de Cervi.

59' - Taarabt rouba a bola e lança Rafa em velocidade. Este, com todo o espaço para rematar, serve Vinícius na área e Esgaio acaba por cortar.

58' - Que perigo para o Benfica! Fransérgio atira para uma boa defesa de Vlachodimos.

57' - Primeira alteração no encontro. Trincão entra para o lugar de Galeno.

56' - Taarabt vê cartão amarelo por falta sobre Palhinha.

55' - Livre batido por Grimaldo, Vinícius salta mais alto que os adversários e cabeceia por cima.

53' - Cartão amarelo para Ricardo Esgaio.

49' - Na resposta a este lance Paulinho apanha uma bola na zona frontal da baliza de Vlachodimos e atirou pouco por cima.

49' - Vinícius ao poste! O brasileiro ultrapassa com facilidade Raul Silva e remata ao poste. Na recarga Grimaldo atrapalha-se e não consegue rematar à baliza de Matheus.

46' - Hugo Miguel apita para o início da segunda parte.

45+3' - Intervalo no estádio da Luz. Bracarenses vão para o balneário em vantagem.

45+3'Raúl Silva também foi amarelado.

45+1' - Rúben Dias vê cartão amarelo por protestos.

Confira o primeiro golo do encontro

45+1' - GOOOOOOOOOOOOLOOOOOOOO do Sporting de Braga. Marca João Palhinha! Sequeira bate o canto, o médio antecipa-se a Ferro e atira para o fundo das redes de Vlachodimos.

45' - Enorme Vlachodimos! Sequeira bate um livre para o coração da área, Raúl Silva, já no chão, toca para Fransérgio que remata para uma grande defesa do alemão.

42' - Outra vez Carlos Vinícius! Grande passe de Ferro a lançar na frente para Pizzi que depois cruza de primeira para o cabeceamento por cima da trave do brasileiro.

37' - Que perdida de Vinícius! Cruzamento com conta, peso e medida de Grimaldo para o brasileiro que acertou mal na bola e atirou pela linha de fundo. O lance acabaria por ser invalidado por fora de jogo do avançado.

36' - Cartão amarelo para Palhinha por falta sobre Taarabt.

33' - Taarabt passa por dois adversários e lança para a desmarcação de Rafa, mas Wallace estava atento e cortou.

32' - Na sequência de um livre, Palhinha cabeceou ao poste da baliza de Vlachodimos, mas o lance é invalidado por fora de jogo do jogador emprestado pelo Sporting.

25' - Jogo mais faltoso nesta altura.

24' - Grimaldo lança Pizzi em velocidade, mas Matheus apercebe-se da ideia do espanhol e chega primeiro à bola.

Confira o lance que valeu o cartão ao defesa bracarense

21' - Cartão amarelo para David Carmo por falta dura sobre Rafa.

19' - Galeno cruza da esquerda, mas Vlachodimos estava atento e afastou a bola com uma palmada. 

18' - Tomás Tavares ainda deve estar à procura de Galeno. O brasileiro ultrapassa com facilidade o jovem defesa e depois remata na direção da baliza, mas a bola desvia em Rúben Dias e sai pela linha de fundo.

17' - Grande jogada ofensiva do Benfica. Encarnados saem bem numa jogada de contra-ataque termina, com Carlos Vinícius a cabecear à barra de Vinícius. A jogada acabaria por ser invalidada por fora de jogo de Cervi.

13' - Vlachodimos lança a bola na frente, Wallace perde o esférico e este sobra para Cervi que se antecipou a um defesa do Braga, mas atirou ao lado.

11' - Avançado está recuperado e a partida prossegue na Luz.

11' - Jogo parado para prestar assistência a Paulinho.

10' - Vinícius! Taarabt rouba a bola a um adversário e serve o brasileiro que finta Matheus, mas depois atira às malhas laterais. O lance acabaria por ser anulado por fora de jogo do avançado.

6' - Grande oportunidade de golo para o Benfica. Rafa Silva rouba a bola a David Carmo e aparece na cara de Matheus, mas o remate passa a centímetros do poste da baliza arsenalista.

4' - Grande corte de Ferro! Sequeira cruza desde a esquerda para o interior da área, mas o central corta o lance com um carrinho

3' - Rúben Dias lança corrida de Vinícius, mas Matheus percebe a intenção do central e corta pela linha lateral.

3' - Primeira iniciativa do jogo é para o Sporting de Braga. Galeno tira um cruzamento, mas a bola sai com demasiada força e sai pela linha de fundo.

1' - Arranca a partida no Estádio da Luz. Hugo Miguel dá início ao encontro.

0' - Está tudo pronto para o início da partida e para o apito inicial do árbitro Hugo Miguel.

0' - Equipas já aqueceram e preparam-se para subir ao relvado. 

Equipas Iniciais:

Onze do Benfica: Vlachodimos, Tomás Tavares, Rúben Dias, Ferro, Grimaldo, Pizzi, Weigl, Taarabt Cervi, Rafa e Carlos Vinícius.

Suplentes do Benfica: Zlobin, Seferovic, Dyego Sousa, Chiquinho, Samaris, Nuno Tavares e Jota.

Onze do Sp. Braga: Matheus, Esgaio, Wallace, David Carmo, Raul Silva, Sequeira, Palhinha, Fransérgio, Ricardo Horta, Galeno e Paulinho.

Suplentes do Sp. Braga: Tiago Sá, Bruno Wilson, Abel Ruiz, André Horta, João Novais, Rui Fonte e Trincão.

Antevisão: O Benfica recebe, na tarde deste sábado, no Estádio da Luz o Sporting de Braga, em partida relativa à 21.ª jornada do campeonato nacional.

A equipa de Bruno Lage entra em campo frente a um adversário invencível com o novo treinador, e depois de os 'encarnados' verem diminuída a vantagem na frente. Os encarnados chegam ao encontro depois da derrota na visita ao FC Porto (3-2), e defrontam um Sporting de Braga em 'alta', que recentemente bateu os portistas fora e em casa o Sporting.

Rúben Amorim soma oito encontros consecutivos sem conhecer o sabor da derrota e apenas empatou uma vez neste período. FC Porto e Sporting perderam duas vezes com o 'novo' Braga, na Liga e na Taça da Liga.

O encontro tem apito inicial agendado para as 18h00 e terá arbitragem de Hugo Miguel. Poderá acompanhar todas as incidências do encontro, ao segundo, na página do Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório