Meteorologia

  • 04 DEZEMBRO 2020
Tempo
14º
MIN 6º MÁX 15º

Edição

"O Sp. Braga pode não ser campeão mas pode impedir alguém de o ser"

Antigo jogador minhoto realça que o Benfica atravessa uma fase negativa e acredita que o Sporting de Braga poderá ter, ainda assim, uma palavra a dizer na luta pelo título.

"O Sp. Braga pode não ser campeão mas pode impedir alguém de o ser"

O Sporting de Braga pode aproveitar uma "fase menos boa" do Benfica para ir à Luz conquistar três pontos. É essa a certeza de Barroso, antigo jogador arsenalista, que acredita que os comandados de Rúben Amorim têm todas as condições para vencerem a partida com as águias que está agendada para a tarde de sábado. O antigo médio do Sporting de Braga deixa elogios aos jogadores minhotos, ao mesmo tempo que frisa que o resultado do Clássico no Dragão relançou a luta pelo título. 

"O Sporting de Braga está num bom momento da temporada e não é aquele empate  (2-2) com o Gil Vicente que vai tirar a moral, até porque foi um jogo com contingências inesperadas. Tem ali um ou outro problema defensivo, por força do castigo do Bruno Viana. E também não sei se o Raúl Silva está bem fisicamente. O Benfica está a passar por uma fase de falta de confiança. Isso vê-se nitidamente. Em Famalicão viu-se que o Benfica não está confiante. Não sei se está relacionado com a derrota no Estádio do Dragão, mas o certo é que o Benfica continua em primeiro", começa por dizer Barroso, em declarações ao Desporto ao Minuto, prosseguindo. 

"Essencialmente espero que seja um grande jogo e creio que o Sporting de Braga pode vender cara uma derrota ao Benfica. O Sporting de Braga está num bom momento e pode perfeitamente ir ganhar ao Estádio da Luz. O Benfica, neste momento, é uma equipa emocionalmente debilitada. Tem falta de confiança e, por seu lado, o Sporting de Braga está numa fase anímica muito forte. Joga no campo todo e poderá tirar muitos dividendos. O Benfica tem acusado algumas dificuldades fora e também em casa nos últimos jogos. O Sporting de Braga pode fazer uma surpresa", explica Barroso, antes de apontar aquelas que podem ser as consequências de uma vitória do Braga na Luz. 

"Ao contrário do Benfica, que animicamente está numa fase negativa, o FC Porto está numa fase ascendente. O Benfica continua à frente com quatro pontos e o FC Porto tem de continuar a correr atrás do prejuízo. Agora, acho que tudo pode acontecer no campeonato. O Sporting de Braga pode não ser campeão, mas pode impedir alguém de o ser. Se o Sporting de Braga ganha no Estádio da Luz fica tudo mais difícil para o Benfica. Acho que para o Benfica este jogo com o Sporting de Braga poderá ser um dos jogos mais importantes da época", vaticina. 

À atenção de Fernando Santos

Barroso mostra-se agradado com as exibições do Sporting de Braga desde a chegada de Rúben Amorim ao comando técnico da equipa principal arsenalista. O antigo médio recorda que o sistema tático utilizado agora tem semelhanças com aquele que foi imposto por Abel na época anterior e chama a atenção de Fernando Santos para a "qualidade" de Paulinho e Ricardo Horta. 

"No Dragão já tinha dito que este sistema tático não anda muito longe do sistema do Abel, que jogava com dois centrais mas com o Marcelo Goiano a fazer também esse papel. Agora o Sporting de Braga joga com três centrais mais fixos, mas o do Abel também não andava muito longe do que agora Rúben Amorim usa. Com o Abel, a equipa sentia-se bem e com o Rúben Amorim, praticamente no mesmo sistema, também se sentem confortáveis", alerta. 

"O Ricardo Horta, para mim, está a ser um dos melhores jogadores do campeonato. O Paulinho também tem estado muito bem. O Sporting de Braga tem muitos jogadores que estão em boa forma. Aliás, estes dois até poderiam estar na seleção nacional. Acho que têm condições para isso. Até ao momento não foi possível, mas há que ter esperança porque eles têm qualidade para serem convocados. O Sporting de Braga sempre teve jogadores na seleção e espero que isso se volte a repetir", frisa. 

Barroso acredita ainda que, apesar do momento de maior fulgor de Horta e Paulinho, o treinador Rúben Amorim dispõe de um plantel recheado de bons jogadores que ajudam a manter o nível exibicional

"Depois também há o Trincão, um miúdo que está bem, o próprio Ricardo Esgaio que se adapta muito bem a este sistema. É o melhor sistema para ele. O Bruno Viana é um dos melhores centrais, mas, na minha opinião, às vezes peca por facilitar em certos jogos e acaba por complicar a vida dele e da equipa. Ainda assim, considero-o um grande central e um jogador acima da média. O Raúl Silva também é importante, o Tormena sofreu aquela lesão num momento em que estava em grande forma. O Sporting de Braga tem um plantel que permite manter um rendimento sempre elevado, independentemente dos jogadores que entrem ou saiam", considera. 

Formação do Sp. Braga vai trazer mais dividendos

Questionado sobre a transferência de Francisco Trincão para o Barcelona a troco de 31 milhões de euros e que acontecerá no final da presente temporada, Barroso prevê que, no futuro, o clube minhoto possa formar mais jogadores com qualidade e "retirar mais dividendos". 

"O Trincão é um miúdo com muita qualidade e que já se previa que poderia ser transferido. Talvez ninguém contasse é que ele fosse para o Barcelona. É um miúdo com cabeça. É humilde e sabe respeitar e ser respeitado. Terá um futuro risonho, mas não será fácil para ele. O Sporting de Braga tem excelentes condições e uma formação ao nível das melhores em Portugal. Disso, não tenho dúvida alguma. O Sporting de Braga vai criar mais talentos e esse é futuro das equipas: a formação. No futuro, o Sporting de Braga vai retirar mais dividendos", aponta. 

Menos ruído, mais futebol 

Convidado, por fim, a arriscar um prognóstico para o resultado jogo entre Benfica e Sporting de Braga, Barroso coíbe-se de lançar um resultado, apesar de não esconder que está a torcer por um triunfo arsenalista. Pelo meio deixa um pedido numa altura em que o futebol português está rodeado de "ruído." 

"Como sou do Sporting de Braga, quero que ganhe. Mas, acima de tudo, quero que não haja polémicas e que seja um grande jogo. Espero que os jogadores façam um grande encontro e que não haja grande ruído. Tem havido ruído demais para um futebol que tem muita qualidade", remata o antigo médio português. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório