Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Mesmo sem brilhar, Sporting vence e deixa Portimonense feito num… 'oito'

Leões começaram a perder, mas acabaram por alcançar a reviravolta e o terceiro lugar do campeonato. Quanto ao Portimonense já não vence para a I Liga há oito jogos.

Mesmo sem brilhar, Sporting vence e deixa Portimonense feito num… 'oito'
Notícias ao Minuto

19:27 - 09/02/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto I Liga

O Sporting está de regresso ao pódio do campeonato. Os leões recuperaram este domingo o terceiro lugar na I Liga depois de uma vitória suada frente ao Portimonense em Alvalade. Depois de estarem a perder por 0-1, após um golo de Jackson Martínez, os verde e brancos tiveram de correr atrás do resultado.

Mathieu e um auto-golo de Jadson foram suficientes para carimbar a reviravolta no marcador num leão que começou desinspirado e terminou perdulário.

Resumo

As promessas são para cumprir, como se costuma dizer. E o Sporting entrou nesta partida a prometer, mas foi apenas fogo de vista. Logo aos dois minutos, Battaglia teve o golo na cabeça. Muita posse nos primeiros minutos davam também a entender que a equipa orientada por Silas iria ter um grande caudal ofensivo até chegar ao golo. Assim não aconteceu…

Com Vietto e Mathieu de regresso ao onze, os leões foram perdendo gás e o Portimonense aproveitou. Os algarvios foram-se aventurando no ataque e o jogo ganhou equilíbrio. No entanto, Jackson Martínez ainda faz toda a diferença com alguns metros de espaço, apesar de estar longe da sua melhor forma. Com um simples toque, o colombiano tirou Neto da frente e rematou para o 1-0 na partida. Maximiano ainda tocou, mas a bola acabou por bater no poste e entrar.

Estava inaugurado o marcador aos 26 minutos, mas o Sporting reagiu de seguida. Através de bola parada, Mathieu protagonizou um dos momentos da tarde. Livre soberbo do central francês para o empate em Alvalade.

Contudo, e apesar do golo, o Sporting deixava denotar as dificuldades na criação de jogo e na falta de ideias ofensivas. Muitos passes mal medidos, muitas desatenções fizeram com que os leões só conseguissem criar perigo em lances de bola parada no primeiro tempo deste encontro.

No segundo tempo, Silas lançou Jovane e esta foi uma ‘cartada’ que acabou por servir como ‘joker’. O Sporting deixou o sistema inicial de 3 centrais e Jovane alinhou sobre o lado esquerdo, com Rafael Camacho do lado direito.

Não se pode dizer que os leões mudaram do dia para a noite, mas as melhorias acabaram por ser significativas. E, como já referimos, Jovane foi essencial nessa subida exibicional e acabou por estar também ele ligado ao golo que ofereceu os três pontos e o terceiro lugar ao Sporting. Aos 72 minutos, Acuña cruzou do lado direito e o jovem extremo leonino cabeceou ao segundo poste à procura de Sporar. O avançado não chegou à bola porque Jadson cortou… para dentro da própria baliza.

Depois do 2-1 alcançado, o Sporting parece que começou a jogar de forma mais ‘aliviada’. Os passes saíam com a direção mais afinada, as combinações já entravam à primeira e os remates foram vários os que podiam ter aumentado a vantagem leonina. Isto, também, fruto também de alguma desconcentração do Portimonense, diga-se.

Ainda assim, o Sporting pareceu ficar tranquilizado por estar na frente do marcador e só não ampliou a vantagem porque a pontaria não foi a melhor, nalguns casos, ou foi demasiada, como o remate de Wendel ao poste. No entanto, os três pontos ficam em Alvalade e o Sporting passa agora a somar 35, ultrapassando assim o Sp. Braga (34) na classificação.

Já o Portimonense não se livra de um pesadelo que tarda em terminar. Os algarvios estão sem vencer para o campeonato há oito jogos e este domingo ainda podem cair para o último lugar da I Liga, caso o Aves vença o Rio Ave.

Acompanhamento ao minuto

90+4'- FINAL DO JOGO! O Sporting não entrou bem, mas conseguiu a reviravolta com um golo de Mathieu e um auto-golo de Jadson. Os leões recuperam também o 3.º lugar do campeonato. Já o Portimonense continua sem ganhar (já lá vão oito jogos na I Liga) e arrisca-se a cair para o último lugar da tabela.

90'- Vão jogar-se mais quatro minutos em Alvalade.

89'- AO POSTE! Wendel atira ao ferro após combinação com Plata.

86'- Estão 28.763 espectadores em Alvalade.

84'- Última substituição no Portimonense: Entra Vaz Tê para o lugar de Jackson. É a estreia do avançado de 33 anos na I Liga.

81'- GONDA EVITA O TERCEIRO DO SPORTING! Grande desvio de Plata, mas o guardião do Portimonense evita males maiores.

79'- DENER! Grande remate do jogador do Portimonense para excelente defesa de Max!

78'- Mexida também na formação algarvia: Entra Beto para o lugar de Pedro Sá.

77'- Última substituição no Sporting: Sai Mathieu e entra Doumbia.

VEJA AS IMAGENS DO 2-1

72'- GOLOOOOOOO DO SPOOOORTING! AUTO-GOLO DE JADSON! Cruzamento de Acuña do lado direito, Jovane toca de cabeça e Jadson, que tenta evitar que Sporar chegue ao esférico, acaba por colocar a bola na própria baliza! Está feita a cambalhota no marcador!

71'- Wendel! Boa combinação com Vietto e remata por cima do alvo do médio brasileiro.

68'- Cartão amarelo para Vietto, que assim fica de fora do próximo encontro com o Rio Ave.

66'- QUE PERDIDA DO SPORTING! Sporar abre para Vietto, que a toda a velocidade, e frente a Goda, permite a defesa ao guarda-redes do Portimonense. Tinha tudo para marcar o argentino...

64'- Primeira mexida de Bruno Lopes no Portimonense: Sai Lucas Fernandes e entra Fernando Silva para o seu lugar.

63'- Sobressalto na área leonina! Max afasta cruzamento, a bola sobra para Pedro Sá, que atira ao lado do alvo.

62'- Jovane faz a incursão da esquerda para o meio e arma o remate muito longe da baliza do Portimonense.

60'- Segunda substituição no Sporting: Plata entra para o lugar de Rafael Camacho.

55'- Grande confusão na área algarvia e Vietto, sem ninguém na baliza, não consegue o remate!

54'- Foi Vietto a rematar e a bola saiu a centímetros da trave!

52'- Jovane sofre falta e há novo livre perigoso para o Sporting. Mathieu deverá cobrar novamente...

50'- Mais um remate do Sporting. Battaglia arma mais uma tentativa... disparatada.

48'- Rafael Camacho tenta o disparo de longe, mas sai bastante frouxo e desenquadrado da baliza do Portimonense.

46'- Recomeça o jogo e há substituição na equipa do Sporting: Entra Jovane para o lugar de Luís Neto.

45+1'- Intervalo no estádio de Alvalade. Empate a um golo no final do primeiro tempo.

42'- Passe longo de Coates para Camacho, que toca de imediato de cabeça para Sporar. No entanto, Gonda sai dos postes e evita que o avançado do Sporting chegue à bola.

37'- Remate de Dener bloqueado por Neto. Afasta o perigo a defesa do Sporting.

VEJA AS IMAGENS DO 1-1

31'- GOLOOOOOOOOO DO SPOOOORTING!!!! GOLAÇO DE MATHIEU DE BOLA PARADA! Livre soberbo do central francês!!! Está feito o empate!

30'- Pedro Sá vê o cartão amarelo.

29'- Max defende! Jackson Martínez desmarca Aylton que dispara à figura do guarda-redes do Sporting, que afasta com os punhos. Portimonense à beira do segundo golo.

VEJA AS IMAGENS DO 1-0

26'- GOLOOOOOOOO DO PORTIMONENSEEE! GOLAÇO DE JACKSON MARTÍNEZ! Com um simples toque tira Neto da frente e remata em força para o fundo das redes leoninas. Maximiano ainda tocou, mas a bola bateu no poste e entrou. Está feito o primeiro da partida!

21'- Pedro Sá! Remate de meia distância ao lado da baliza de Maximiano.

19'- Bom trabalho ofensivo de Vietto, a trabalhar bem no centro do terreno e a soltar a bola para Ristovski. O lateral tira o cruzamento, mas Acuña cabeceia muito torto.

16'- O Portimonense vai crescendo na partida. Mais bola para os jogadores de Bruno Lopes, que vão tentando construir o seu jogo a partir de trás.

10'- Muita posse de bola para o Sporting, mas dificuldades para os homens de Silas em conseguir furar a defensiva algarvia.

5'- Nota para as claques leoninas em completo silêncio.

2'- Battaglia! Cabeceamento a rasar a baliza do Portimonense.

2'- Arrancada de Sporar pela esquerda e o avançado do Sporting ganha o canto.

1'- Começa a partida no Estádio de Alvalade!

0'- As equipas sobem agora ao relvado, mas o jogo marcado para as 17h30 já vai começar atrasado...

0'- Quanto ao Portimonense fez também duas alterações relativamente à última partida. Uma delas na baliza onde Gonda é titular e a outra foi no meio-campo onde Bruno Costa entrou para o lugar de Fernando Medeiros.

0'- Silas promove duas alterações em relação ao último encontro frente ao Sp. Braga. Mathieu regressa ao onze, tal como Luciano Vietto, enquanto Eduardo e Borja regressam ao banco.

Onzes iniciais

Sporting: Maximiano, Ristovski, Neto, Mathieu, Coates, Acuña, Battaglia, Wendel, Rafael Camacho, Vietto e Sporar.

Portimonense: Gonda, Possignolo, Jadson, Herinque Custódio, Anzai, Pedro Sá, Bruno Costa, Lucas Fernandes, DenerAylton Boa Morte e Jackson Martínez.

Antevisão

Este domingo à tarde, a partir das 17h30, há futebol em Alvalade. Sporting e Portimonense defrontam-se naquele que é um duelo entre duas equipas agastadas pelo mau ciclo que enfrentam.

Os leões averbaram três derrotas nos últimos cinco jogos, enquanto os algarvios não ganham há… 7 jogos. E se o Sporting está na luta pelo terceiro lugar do campeonato, o Portimonense quer somar o maior número de pontos para se manter entre os ‘grandes’, que é como quem diz, manter-se no principal escalão do futebol português.

Neste momento, o Portimonense está na 17.ª posição da I Liga e, caso vença em Alvalade, pode ultrapassar o Paços de Ferreira na classificação e sair assim da zona de despromoção. Quanto ao Sporting necessita de vencer para não perder o comboio do pódio do campeonato.

Haverá a quebra de um mau ciclo esta tarde? Fique com os treinadores em discurso direto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório