Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

De Buarcos ao topo da Europa. Obrigado pelos 192 golos, Hugo Almeida

595 jogos, 192 golos, 18 anos ao mais alto nível e 13 títulos conquistados. Uma carreira ímpar de Hugo Almeida.

De Buarcos ao topo da Europa. Obrigado pelos 192 golos, Hugo Almeida
Notícias ao Minuto

08:06 - 07/02/20 por Ruben Valente

Desporto Carreira

E assim se despediu um incontornável nome do futebol português. 595 jogos e 192 golos depois, Hugo Almeida decidiu colocar um ponto final na carreira aos 35 anos. Um trajeto repleto de “muito suor” como disse o próprio, mas também de títulos. Foram, no total, 13 troféus conquistados ao longo de 18 anos.

Onde tudo começou…

Foi no Buarcos onde Hugo Almeida começou a dar os primeiros mais sérios pontapés numa bola. Foram três anos no clube até se mudar para a Naval 1.ª de Maio. Seguiram-se cinco anos no emblema da Figueira da Foz até que o FC Porto viu algo de diferente naquele jovem. Contratado pelos azuis e brancos, foi ainda nas Antas que Hugo Almeida concluiu a sua formação.

A sua afirmação no FC Porto não foi imediata e, pelo meio, teve de sobressair tanto no Leiria, como no Boavista. Só em 2005/06 se fixou no ataque dos dragões, depois de uma época em que realizou 38 jogos e marcou cinco golos.

Notícias ao Minuto© Reuters

Saiu de Portugal com destino ao Werder Bremen e com um currículo de respeito: 2 campeonatos, duas Taças de Portugal, duas Supertaças e uma… Liga dos Campeões.

As melhores épocas da carreira

Na despedida, Hugo Almeida falou de bons e maus momentos na carreira, mas realçou que vai levar consigo todos os momentos bons da sua carreira profissional. Ora, Alemanha e na Turquia foram os locais onde o antigo avançado passou alguns dos seus melhores anos.

No Werder Bremen, a sua veia goleadora veio ao de cima e os números falam por si. Quatro anos e meio e 68 golos em 187 jogos disputados. A juntar ao individual, Hugo Almeida teve também razões para sorrir a nível coletivo: O português conquistou uma Taça da Liga, uma Taça da Alemanha e uma Supertaça.

Em 2010 rumou ao Besiktas e o sucesso esteve novamente presente. Quatro épocas no emblema turco chegaram para marcar 47 golos em 108 jogos, e ainda conquistar uma Taça da Turquia.

Notícias ao Minuto© Reuters

O regresso às origens

Em 2014 deixou o Besiktas e a partir daí seguiram-se apenas fugazes passagens por clubes europeus. Representou o Cesena (Itália), o Kuban Krasnodar (Rússia), Anzhi (Rússia), o Hannover 96 (Alemanha), o AEK (Grécia) e o Hajduk Split (Croácia). Tudo isto, recorde-se, em apenas quatro anos. Ainda assim, em terras gregas, não saiu sem conquistar um título: A Taça da Grécia foi o último troféu que conquistou na carreira.

Em 2018 decidiu que estava na hora de regressar e quis ajudar a Académica de Coimbra a atingir os seus objetivos. Não conseguiu auxiliar a Briosa na tão desejada subida à I Liga, mas abrilhantou o segundo escalão do futebol português com aquilo que melhor sabia fazer: marcar golos. Terminou a sua jornada no futebol com 11 golos em 37 jogos pela Académica.

Notícias ao Minuto© Reuters

Uma referência de quinas ao peito

Hugo Almeida foi uma referência no ataque da Seleção Nacional de futebol. Representou Portugal em quatro grandes competições - Euro'2008, Mundial'2010, Euro'2012 e Mundial'2014 - e contribuiu com 19 golos em 57 jogos.

Ficou a faltar um grande título - não esteve presente no Euro'2016 em França - mas conquistou um título de relevo ainda nas seleções jovens de Portugal. Em 2003, juntamente com 'meninos' como Raul Meireles, Danny ou... Cristiano Ronaldo, Hugo Almeida venceu o seu único troféu de quinas ao peito: o Torneio de Toulon.

"Há momentos bons e momentos maus, mas acima de tudo recordo todos os bons momentos que passei, todo o suor que derramei para conquistar esta minha carreira. Sem o trabalho e a dedicação não era possível a carreira que tive", disse Hugo Almeida na hora da sua despedida dos relvados.

Agora somos nós que lhe dizemos... Muito obrigado, Hugo!

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório