Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Gabriel teve cabeça para meter águia em vantagem nas 'meias' da Taça

Cinco golos na segunda parte explicam jogo de loucos na Luz. Segunda mão da eliminatória será jogada precisamente daqui a uma semana, em Vila Nova de Famalicão.

Gabriel teve cabeça para meter águia em vantagem nas 'meias' da Taça

O Benfica recebeu e venceu o Famalicão (3-2) em jogo disputado esta terça-feira referente à 1.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal. 

Numa segunda parte de loucos, na qual aconteceram os cinco golos do encontro, foi Gabriel quem apareceu já nos descontos para garantir o triunfo aos encarnados. 

Resumo da partida 

Primeira parte muito interessante na Luz. O Benfica entrou melhor, mas o Famalicão depressa ajustou posicionamentos e bateu-se de frente com as águias.

Aos 17 minutos de jogo, surgiu a grande oportunidade de golo que foi desperdiçada por Pedro Gonçalves. Diogo Gonçalves fugiu pela ala direita e cruzou para a oposta onde o capitão famalicense apareceu completamente sozinho mas foi incapaz de meter a bola no fundo das redes.

O lance de grande perigo assustou o Benfica e deixou os comandados de João Pedro Sousa mais motivados. Apesar do maior ímpeto ofensivo do Famalicão, o nulo manteve-se até ao regresso aos balneários.

Se a primeira metade o jogo não teve golos, a segunda começou com golos em… dose dupla. Pizzi inaugurou o marcador aos 53 minutos através da cobrança de uma grande penalidade. O internacional português colocou o Benfica em vantagem mas apenas por meros sete minutos.

Aos 60 minutos, Pedro Gonçalves arrancou pelo meio-campo do Benfica, deixou Gabriel e Ferro no bolso e tabelou com Diogo Gonçalves antes de empurrar para o fundo da baliza à guarda de Odysseas.

O Famalicão continuou em crescendo e passou para a frente do marcador aos 73 minutos. Nova bela jogada coletiva que terminou com uma finalização em grande estilo de Toni Martínez.

O segundo golo famalicense deixou a Luz em total silêncio, mas ViníciusRafa, recém-entrados na partida, fizeram estragos passados cinco minutos. O avançado brasileiro desmanchou o murro defensivo adversário, rematou para defesa incompleta de Vaná e Rafa aproveitou para devolver o empate ao marcador.

As duas equipas dispuseram de mais oportunidades para avolumar o resultado, mas o último golo da partida estava guardado para os descontos. Ao quarto minuto do tempo extra, Gabriel apareceu sozinho na sequência de um canto e meteu a bola no fundo das redes permitindo, assim, que o Benfica vencesse o encontro.

Momento do jogo: Mais do que o momento do jogo, o golo de Gabriel ao cair do pano poderá ser decisivo nesta eliminatória de duas mãos. O empate tornava muito complicada a tarefa de Bruno Lage, mas o médio brasileiro ofereceu a vitória com uma cabeçada certeira. 

Relato em direto 

90'5- Apito final na Luz! O Benfica vence o Famalicão (3-2) e está em vantagem nas meias-finais da Taça de Portugal! O jogo da 2.ª mão acontece precisamente daqui a uma semana em Vila Nova de Famalicão!

Veja aqui o golo de Gabriel 

90'+4- GOOOLLLLOOO!!! GABRIEL MARCA E COLOCA O BENFICA EM VANTAGEM!! Grimaldo cobrou um canto na esquerda e o médio brasileiro apareceu no sítio certo para desviar a bola para a baliza do Famalicão! 

90'- Vão jogar-se mais cinco minutos. 

89'- Agarra Vaná! Rúben Dias ganhou nas alturas na sequência de um canto, mas o guardião do Famalicão agarrou sem problemas. 

81'- Alteração no Famalicão. Sai Fábio Martins, entra Rúben Lameiras

80'- Que parada de Odysseas! Pedro Gonçalves aparece novamente sem marcação, a bola desvia em Rúben Dias, mas o guardião do Benfica estava atento e negou o terceiro golo ao Famalicão. 

Veja aqui o golo de Rafa

78'- GOOOLLLLOOO!!! RAFA MARCA E EMPATA NOVAMENTE A PARTIDA!! Carlos Vinícis atirou para uma defesa incompleta de Vaná que Rafa, de recarga, aproveitou da melhor maneira! Que jogo de loucos na Luz.

78'- Alteração no Famalicão. Toni Martínez lesiona-se e deixa o campo para a entrada de Anderson. 

Veja aqui o golo de Toni Martínez

73'- GOOOLLLLOOO!! TONI MARTÍNEZ COLOCA O FAMALICÃO EM VANTAGEM!! Grande jogada dos famalicenses que terminou com a finalização implacável do goleador espanhol!

67'- Dupla alteração no Benfica. Saem Chiquinho e Cervi, entram Vinícius e Rafa

65'- Cartão amarelo para Fábio Martins (Famalicão). 

64'- Remate disparatado de Toni Martínez diretamente para a linha lateral. 

Veja aqui o golo de Pedro Gonçalves 

60'- GOOOLLLLOOO!! PEDRO GONÇALVES EMPATA A PARTIDA NA LUZ!! O capitão do Famalicão arrancou, levou tudo à frente e tabelou com Diogo Gonçalves antes de bater Odysseas.  

Veja aqui o golo de Pizzi

53'- GOOOLLLLOOO!! PIZZI INAUGURA O MARCADOR NA LUZ!!! O 21 encarnado não tremeu na cara de Vaná e abriu as contas na partida! 

52'- Penálti na Luz! Seferovic cruza e Riccieli corta com a mão! Hugo Miguel aponta prontamente para a marca do castigo máximo. 

46'- Rola a bola novamente na Luz! Já se joga a segunda parte do jogo entre Benfica e Famalicão! 

46'- Alteração no Benfica. Entra Ferro, sai Jardel

INTERVALO 

45'- Intervalo na Luz! O nulo mantém-se no jogo entre Benfica e Famalicão. 

44'- Odysseas sacode a bola e atira para canto. 

43'- Cartão amarelo para Grimaldo (Benfica). 

40'- Pedro Gonçalves arrisca o remate em trivela, mas Odysseas tinha o lance controlado. 

38'- Diogo Gonçalves arrisca o remate cruzado, mas a bola sai muito ao lado da baliza de Odysseas

30'- Cabeçada de Seferovic, mas a bola vai muito por cima da barra. 

29'- Toni Martínez marca, mas o golo é anulado por fora de jogo do avançado espanhol. 

28'- Seferovic chega atrasado e perde a oportunidade de abrir o marcador na Luz! Grande jogada individual de Pizzi que pedia o melhor desfecho... 

22'- Fora de jogo assinalado a Pizzi

17'- Que falhanço de Pedro Gonçalves! Grande cruzamento de Diogo Gonçalves mas o capitão do Famalicão assinou um falhanço incrível!

14'- Vaná defende um remate forte de Pizzi! O guardião brasileiro estava atento e afastou o remate do médio encarnado que bateu o livre direto

13'- Cartão amarelo para Gustavo Assunção (Famalicão) por falta sobre Cervi

10'- Chiquinho desperdiça uma grande oportunidade de perigo! Belo passe de Pizzi, mas Chiquinho mandou a bola para as bancadas da Luz. 

7'- Vaná antecipa-se a Seferovic e afasta o perigo após um passe a rasgar de Grimaldo

3'- Grimaldo foi pisado por Diogo Gonçalves e ficou muito queixoso no relvado. 

0'- Rola a bola na Luz! Já se joga o Benfica-Famalicão!

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

19h10: Tudo pronto no Estádio da Luz! Só falta a bola começar a rolar! 

ONZE DO FAMALICÃOVaná, Ivo Pinto, Riccieli, Patrick William, Coly, Gustavo Assunção, Uros Racic, Pedro Gonçalves, Diogo Gonçalves, Toni Martínez e Fábio Martins.

18h24: Bruno Lage promove várias mexidas no onze. Jardel, Gabriel, Chiquinho e Seferovic entram para os lugares de Ferro, Weigl (lesionado), Rafa e Vinícius

ONZE DO BENFICA: Odysseas, André Almeida, Rúben Dias, Jardel, Grimaldo; Gabriel, Taarabt, Pizzi, CerviChiquinho e Seferovic.

Suplentes do Benfica: Zlobin, Rafa, Florentino, Jota, Tomás Tavares, Vinícius e Ferro.

Antevisão

Benfica e Famalicão enfrentam-se, esta terça-feira, em jogo da 1.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal. Águias e famalicenses sonham com uma presença no Jamor, mas só um deles pode lá chegar, sendo que a eliminatória também passará por Famalicão. 

Do lado do Benfica, nota para a ausência de Weigl. O médio alemão está fora da convocatória uma vez que se encontra com uma infeção respiratória.

Hugo Miguel é o árbitro da partida cujo apito inicial está agendado para as 19h15 no Estádio do Luz. 

Acompanhe, em direto e ao pormenor, todas as incidências desta partida no Desporto ao Minuto. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório