Em que condições vai aparecer o FC Porto no Dragão? Em que estado anímico vai comandar Sérgio Conceição? Que pressão coloca o desaire na Taça da Liga na continuidade do técnico portista? O que pode traduzir uma não vitória do emblema da Invicta para as contas do campeonato?
Muitas questões encontram-se sem resposta, pelo menos até ao desfecho do próximo encontro do FC Porto. Os dragões medem forças com o Gil Vicente, após perderem a Taça da Liga para o Sp. Braga. Um troféu que 'voou' pela janela azul e branca e que ditou logo de seguida uma sentença: "Coloco o meu lugar à disposição".
As palavras de Sérgio Conceição agitaram e de que maneira um balneário que, de pronto, recebeu o conforto do seu presidente. Pinto da Costa dirigiu uma mensagem de confiança aos seus subordinados.
Todavia, um deslize dos dragões diante do Gil Vicente ditará um aumento de distâncias para o rival Benfica que, na presente jornada, derrotou o Paços de Ferreira, posicionando-se as águias, neste momento, a 10 pontos do emblema da Invicta.
Do outro lado está uma equipa minhota que ainda não perdeu no presente ano civil [última derrota remonta a 9 de dezembro frente ao Rio Ave], sendo que na primeira volta impuseram-se diante do FC Porto, em Barcelos, por 2-1. Confortavelmente na nova posição do campeonato, com 22 pontos, os pupilos de Vítor Oliveira vão ao Porto com a missão de causar estragos. Um estrago que pode efetivamente fazer 'rolar cabeças' no anfiteatro azul e branco.
Todas as emoções deste FC Porto-Gil Vicente pode acompanhar ao detalhe na página do Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto:
Sérgio Conceição: [não compareceu na conferência de imprensa].
Mário Nunes [treinador adjunto do Gil Vicente]
Adversário: Sabemos que o Porto não estará no seu melhor momento, em termos anímicos e físicos. Tentaremos aproveitar isso. Sabendo que podem estar desgastados, vamos tentar manter um jogo intenso que possa fazer com que o desgaste se note e manter uma boa organização defensiva e tentar explorar alguma intranquilidade que eles possam ter, em termos emocionais.
Conquistar os três pontos: Podem esperar um Gil Vicente organizado, que procura controlar os momentos de jogo, tenta não ser apanhado desequilibrado e, sempre que tiver a bola, procurar marcar golos. Tentaremos disputar ao máximo os três pontos e trazê-los para Barcelos. Criar o máximo de dificuldade ao adversário, procurar explorar ao máximo as debilidades.
Últimos resultados:
FC Porto: D-V-D-V-V
Gil Vicente: E-V-E-V-E
Últimos onzes:
FC Porto: Diogo Costa; Tecatito Corona, Mbemba, Marcano e Alex Telles; Danilo e Sérgio Oliveira; Luis Díaz, Otávio e Marega; Soares.
Gil Vicente: Denis; Gomes, Ruben Fernandes, Rodrigo e Fernando Fonseca; Claude Gonçalves, Soares e Kraev; Lourency, Lima e Naidji.
Ausências:
FC Porto: Pepe, Nakajima, Zé Luís (lesionados) e Danilo (em dúvida). Otávio (castigado).
Gil Vicente: Nogueira, Bogdan Mladenovic, Rúben Ribeiro (lesionados).