Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Nove minutos diabólicos colocam FC Porto na final da Taça da Liga

Vitória SC esteve em vantagem durante… um minuto. Os dragões chegaram ao empate por Alex Telles e, nove minutos mais tarde, Soares consumou a reviravolta no marcador. Está definida a final da Taça da Liga do próximo sábado: Sp. Braga frente ao FC Porto.

Nove minutos diabólicos colocam FC Porto na final da Taça da Liga
Notícias ao Minuto

21:46 - 22/01/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Taça da Liga

Será o FC Porto a fazer companhia ao Sp. Braga na final da Taça da Liga. Os dragões carimbaram a presença no encontro do próximo sábado depois de vencer o Vitória SC, esta quarta-feira, no Municipal de Braga, por 2-1.

Tapsoba marcou primeiro para os vitorianos (65’), mas Alex Telles fez o empate um minuto depois. Aos 75, Soares deu o melhor seguimento a um passe de Corona e carimbou aquele que viria a ser o resultado final da partida. Antes do apito final, João Pedro marcou, mas Jorge Sousa acabou por anular o empate ao Vitória SC, por falta do avançado sobre Diogo Costa.

Resumo

A segunda meia-final da Taça da Liga começou pautada pelo equilíbrio. Sem Danilo no lado do FC Porto, Conceição apostou em Diogo Costa, Sérgio Oliveira e Luis Díaz no onze. Do lado do Vitória SC, Ivo Vieira lançou Davidson e deixou Rochinha no banco de suplentes.

As duas equipas olharam-se nos olhos e quiseram assumir as despesas do encontro. No entanto, coube aos dragões a maior iniciativa face à maior percentagem de posse de bola que iam apresentando. À medida que os minutos iam passando, o equilíbrio foi-se dissipando e o FC Porto começou a encostar o Vitória SC. A equipa vimanarense apostava em contra-ataques rápidos para tentar causar perigo junto à baliza de Diogo Costa.

No primeiro tempo em Braga, houve muita disputa, mas oportunidades nem tanto. Marega e Mbemba podiam, ainda assim ter adiantando o FC Porto no marcador, tal como Davidson podia ter feito melhor quando rematou sem marcação no coração da grande área portista.

No segundo tempo, a equipa de Ivo Vieira entrou com vontade de ter mais bola. O equilíbrio manteve-se, tal como a toada da partida, que escasseava em oportunidades de golo. Um nulo que só foi desfeito mesmo através de uma grande penalidade. Soares fez falta sobre Bonatini, Jorge Sousa esperou pela decisão do VAR e assinalou castigo máximo. Tapsoba, aos 65 minutos, não desperdiçou.

O Vitória SC colocou-se em vantagem, mas… um minuto depois Alex Telles respondeu. ‘Bomba’ do lateral esquerdo dos azuis e brancos e Douglas ficou batido. 1-1 aos 66 minutos. O FC Porto ganhou alma com este golo e foi com essa mesma alma que chegou à cambalhota no marcador.

Jesús Corona desequilibrou e assistiu Soares para o segundo golo dos dragões. O avançado brasileiro redimiu-se da grande penalidade cometida e colocou o FC Porto em vantagem. O Vitória SC correu atrás do prejuízo e já bem perto do final, na compensação, fez a festa. No entanto, uma festa que durou apenas alguns segundos. João Pedro cometeu falta sobre Diogo Costa e Jorge Sousa depois de ver o lance no VAR anulou o empate ao Vitória SC. Muitos protestos de toda a comitiva vimaranense, mas quem segue mesmo para a final da Taça da Liga é o FC Porto.

Acompanhamento ao minuto

90+8'- FINAL DO JOGO! Apesar dos muitos protestos dos jogadores e equipa técnica do Vitória SC, Jorge Sousa dá por terminado o jogo. O FC Porto vence o Vitória SC por 2-1 e junta-se ao Sp. Braga na final da Taça da Liga.

90+7'- GOLO ANULADO! Jorge Sousa foi ao VAR e reverteu a decisão. Houve falta sobre Diogo Costa! Muitos protestos por parte dos jogadores do Vitória SC.

90+5'- GOLOOOOOOO DO VITÓRIA SC!!! EM CIMA DO APITO FINAL! JOÃO PEDRO CONSEGUE O EMPATE AO CAIR DO PANO! Diogo Costa deixa escapar a bola e o avançado vitoriano não perdoa! 

92'- Cartão amarelo para Pepê.

90'- Cinco minutos de compensação dados por Jorge Sousa.

89'- Cartão amarelo para Luis Díaz.

86'- Última substituição também no FC Porto: Vítor Ferreira entra para o lugar de Otávio.

84'- DIOGO COSTA! Grande defesa do guardião portista a negar o empate ao Vitória SC após remate de Florent.

83'- Última substituição no Vitória SC: Victor García cede o seu lugar a Rochinha.

79'- Edwards coloca à prova Diogo Costa, mas o guarda-redes do FC Porto amarra com facilidade.

77'- Substituição no Vitória SC: Sai Evangelista e entra João Pedro. O FC Porto também mexe: Romário Baró entra para o lugar de Marega.

VEJA AS IMAGENS

75'- GOLOOOOOO DO FC PORTO!!!! SOARES É O MARCADOR! Incursão de Corona no flanco direito, cruzamento rasteiro para o atacante brasileiro, que não desperdiça e encosta para o segundo golo dos dragões. O FC Porto passa para a frente do marcador em nove minutos!

72'- O jogo está agora algo partido... As duas equipas chegam com facilidade à área contrária.

71'- Substituição no Vitória SC: Sai André André, entra Poha.

71'- Cartão amarelo para Marcano por travar em falta Edwards, que conduzia um contra-ataque do Vitória SC.

68'- Substituição no FC Porto: Sai Uribe, entra Manafá.

VEJA AS IMAGENS

66'- GOLOOOOOO DO FC PORTO!!! ALEX TELLES RESPONDE COM UMA AUTÊNTICA BOMBA! Um minuto depois o empate foi restabelecido. Tudo igual no marcador, 1-1! 

VEJA AS IMAGENS

65'- GOLOOOOOO DO VITÓRIA SC!!! TAPSOBA NÃO FALHA! Está feito o primeiro golo do jogo. 1-0 para os vitorianos.

64'- O árbitro mantém a decisão e vai ser marcada a grande penalidade a favor do Vitória SC.

63'- Jorge Sousa espera pela decisão do VAR...

62'- PENÁLTI PARA O VITÓRIA SC! Falta de Soares sobre Bonatini

59'- Remate de Sérgio Oliveira por cima!

59'- Livre em zona perigosa para o FC Porto. Será Sérgio Oliveira a bater...

57'- Estão 13102 espectadores nas bancadas do Municipal de Braga a assistir ao encontro.

56'- Cabeceamento de Bonatini não assusta Diogo Costa.

49'- O Vitória SC a entrar muito bem neste segundo tempo.

46'- Recomeça o jogo em Braga! Não há alterações em nenhuma das equipas.

45+3'- Intervalo! Vitória SC e FC Porto continuam empatados a zeros, depois de uma primeira parte bem disputada, mas com poucas oportunidades de golo.

45+1'- DAVIDSON! Sozinho na área, depois de um cruzamento de Victor García, o avançado do Vitória SC atira por cima da baliza de Diogo Costa. Esteve à vista o primeiro golo da partida.

42'- DOUGLAS EVITA O GOLO DO FC PORTO! Livre de Alex Telles e cabeçada de Mbemba para uma excelente defesa do guardião do Vitória SC.

37'- Responde o FC Porto. Luis Díaz aparece na área do Vitória SC, tenta o atraso para Marega e corta Florent na hora H!

35'- Perigo na área portista. Edwards remata, a bola ressalta num defesa e Davidson tenta fazer a emenda. Acaba por chocar com Diogo Costa, mas o atacante brasileiro estava em posição irregular.

33'- Marega! Remate à entrada da área vimaranense e Douglas desvia para canto.

30'- Cartão amarelo para Corona.

26'- Edwards cai na área e adeptos do Vitória SC pedem penálti! Jorge Sousa manda seguir. 

22'- Bonatini testa os reflexos de Diogo Costa, mas foi assinalado fora de jogo!

20'- Primeiros remates do encontro! Marega obriga Douglas a aplicar-se. Pouco depois, de meia distância, Uribe atira e a bola passa a centímetros da trave.

18'- Jogo parado devido a tochas no relvado. Um cenário que parece repetir-se no futebol português.

13'- O FC Porto parece agora um pouco por cima na partida...

7'- Tapsoba aparece sozinho a cabecear à figura de Diogo Costa. Estava, no entanto, em posição irregular.

5'- Início de jogo intenso e equilibrado. As duas equipas a mostrar que querem impor o seu futebol. Pressão alta do FC Porto logo na saída de bola do Vitória SC.

1'- COMEÇA A PARTIDA NO MUNICIPAL DE BRAGA! 

0'- O jogo já não irá começar à hora marcada...

0'- As equipas já estão no túnel de acesso ao relvado. Fernando Santos está nas bancadas a assistir ao encontro. Deco, Costinha, Alan e Ricardo também marcam presença no Estádio Municipal de Braga.

0'- Do lado do Vitória SC, Ivo Vieira fez apenas uma alteração em relação ao último jogo. Saiu Rochinha e entra Davidson.

0'- Sérgio Conceição deixa Danilo de fora deste encontro. O médio dos azuis e brancos não consta da ficha de jogo esta quarta-feira. Diogo Costa, Sérgio Oliveira e Luis Díaz são as maiores novidades no onze portista.

ONZES INICIAIS

Vitória SC: Douglas, Victor Garcia, Pedro Henrique, Tapsoba, Florent Hanin, Pepê, Lucas Evangelista, André André, Edwards, Davidson e Bonatini.

Suplentes: Miguel Silva, Venâncio, Rafa Soares, João Carlos Teixeira, Rochinha, Poha e João Pedro.

FC Porto: Diogo Costa, Corona, Mbemba, Marcano, Alex Telles, Otávio, Sérgio Oliveira, Matheus Uribe, Luis Díaz, Marega e Soares.

Suplentes: Marchesín, Diogo Leite, Manafá, Romário Baró, Vítor Ferreira, Aboubakar e Fábio Silva.

Antevisão

Hoje, quarta-feira, fica a conhecer-se o último finalista da Taça da Liga em Portugal. Depois de o Sp. Braga ter carimbado a passagem à final, que por sinal será jogada em sua casa, falta apurar entre Vitória SC e FC Porto quem será o segundo finalista. Isto depois de uma meia-final onde as emoções estiveram ao rubro.

Como referiu, e bem, Sérgio Conceição, ainda não houve um jogo que o técnico portista tenha perdido no tempo regulamentar para a Taça da Liga desde que chegou ao FC Porto. Porém, como sabemos, a final do ano passado foi perdida nas grandes penalidades, algo que os dragões não querem ver repetido.

Ivo Vieira quer, por outro lado, mantendo-se fiel às suas ideias, conquistar aquela que seria a primeira Taça da Liga para o Vitória SC. Sem grandes promessas, o treinador vitoriano quer mais eficácia para garantir que os vimaranenses poderão festejar o acesso à final, mais logo à noite.

O apito inicial, recorde-se, está marcado para as 19h45, no Estádio Municipal de Braga.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório