Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Braga põe leão no tapete aos 90 minutos e está na final da Taça da Liga

Arsenalistas alcançaram o triunfo aos 90 minutos por intermédio de Paulinho.

Braga põe leão no tapete aos 90 minutos e está na final da Taça da Liga

Paulinho é o nome do herói do Sporting de Braga. O futebolista português apontou o golo da vitória minhota, aos 90 minutos, e permitiu assim aos arsenalistas qualificarem-se para a final da Taça da Liga.

Os pupilos de Rúben Amorim venceram, por 2-1, o Sporting, na primeira meia-final, numa competição que disputam em casa. Agora vão defrontar o vencedor da eliminatória entre Vitória SC e FC Porto que se disputa, nesta quarta-feira, no mesmo palco.

A formação anfitriã começou a vencer com um golo de Ricardo Horta, aos oito minutos, para Mathieu restabelecer a igualdade ao cair da primeira parte. Nota ainda para as duas expulsões leoninas: Bolasie, aos 61 minutos, e Mathieu, já depois do golo de Paulinho. Este último lance deu origem a um enorme desentendimento entre jogadores e dirigentes das duas equipas, obrigando inclusive à intervenção das forças de segurança.

Leão viveu no reino das sombras e o pouco sol que viu não chegou

Bastaram três minutos para os arsenalistas espreitarem o primeiro lance de perigo. Paulinho desferiu um remate a rasar o poste, sendo que do aviso à sentença apenas cinco minutos decorreram.

Após uma jogada orquestrada por Fransérgio, Paulinho serviu Ricardo Horta para a zona destra da grande área minhota, que desferiu um remate cruzado e sem hipótese de defesa para Luís Maximiano.

O leão vivia de suspiros em campo e, apesar de algumas arrancadas de Ristovski pela direita, de Acuña pela esquerda e de Wendel pelo meio, nem Luiz Phellype nem Rafael Camacho tinham capacidade para ameaçar a baliza de Matheus.

Foi preciso um lance de bola parada, com vários protestos dos pupilos de Rúben Amorim à mistura, para o leão sorrir na cidade dos arcebispos: livre cobrado rapidamente por Bruno Fernandes e Mathieu, à ponta de lança, a chutar com o pé canhoto para o fundo do cofre minhoto.

A etapa complementar começou com rotações superiores e com avisos dos dois lados da barricada: primeiro de Fransérgio e, posteriormente, de Battaglia. Estavam servidos os ‘digestivos’ para uma ‘refeição’ ainda mais nutritiva na etapa complementar, mas foi mais uma vez a equipa anfitriã a mais esclarecedora em campo.

Tormena, aos 56’, e Ricardo Horta três minutos volvidos estiveram a centímetros do golo, mas se a sorte protegia o leão no calibre menos acertado do remate alheio, não o salvou de um disparate interno. Bolasie entrou para o lugar de Doumbia no início da segunda parte, para 16 minutos depois ser expulso, após Nuno Almeida recorrer às imagens do VAR, e ditar cartão vermelho por uma entrada à margem das leis do franco-congolês sobre Sequeira.

O Sporting já vivia na sombra minhota e reduzido a dez aplicou deliberadamente a marcha-atrás. Silas retirou Luiz Phellype que, em abono da verdade, nada fez para colocar no seu lugar Luís Neto.

O pouco leão que havia em jogo desapareceu por completo e com a entrada de Trincão o cenário ficou cada vez mais pintado de vermelho e branco. Silas já pensava nos penáltis, aliás Renan já aquecia para entrar para as grandes penalidades, quando Paulinho fez explodir de alegria o Municipal de Braga, após o futebolista português colocar Mathieu no bolso.

O central francês que, de cabeça perdida, entrou à margem das leis sobre Esgaio e recebeu ordem de expulsão. A confusão instalou-se, sucedendo-se uma chuva de cartões de Nuno Almeida. Para lá da agitação nos minutos finais, a mais factual das verdades é que o Sp. Braga está na final da Taça da Liga.

RELATO DO JOGO:

100' - TERMINA O JOGO! SPORTING DE BRAGA NA FINAL DA TAÇA DA LIGA!

90+7' - Eduardo expulso do banco de suplentes do Sp. Braga, assim como Borja do lado do Sporting!

90+7' - Amarelo para Ristovski e Galeno!

90+7' - Amarelo para Acuña!

90+3' - MATHIEU É EXPULSO, APÓS FALTA DURA SOBRE ESGAIODepois da expulsão vários jogadores envolvidos numa tremenda discussão em campo. Seguranças e vários membros das duas equipas no relvado

90'-  Quatro minutos de compensação! 

90' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO BRAGA! MARCA PAULINHO! Cruzamento de Esgaio na direita, Raul Silva ganhou a Ristovski e colocou a bola no interior da áreaPaulinho ganhou a frente a Mathieu e fez o 2-1.

83' - Galeno tão perto de assinar o segundo golo dos minhotos! Esgaio a servir o brasileiro, depois de uma falha de Coates, mas o ex-FC Porto a não ter as melhores aptidões para faturar

A entrada de Bolasie que lhe valeu a expulsão

79' - Amarelo para Paulinho.

78' - Sp. Braga: sai Sequeira, entra Rui Fonte. 

76' - Remate de Trincão para defesa de Luís Maximiano.

69' - Sp. Braga: sai Ricardo Horta, entra Trincão.

68' - Sporting: sai Luiz Phellype, entra Luís Neto.

68' - Remate de João Novais... a bola sai a rasar o poste direito da baliza de Maximiano!

62' - BOLASIE EXPULSO, DEPOIS DE NUNO ALMEIDA CONSULTAR AS IMAGENS DO VAR! O franco-congolês entrou de pé estendido sobre a perna de Sequeira! 

Apenas 10.047 espectadores no Municipal de Braga!

59' - Ricardo Horta, de primeira, no coração da grande área leonina, e desferir um remate por cima da barra da baliza de Luís Maximiano

56' - Amarelo para Bruno Fernandes!

56' - A BOLA SAI A RASAR O POSTE DIREITO DA BALIZA DE MAXIMIANO! Tormena, em posição privilegiada, remata a centímetros da baliza.

52' - ENORME DEFESA DE MATHEUS A NEGAR O GOLO DE CABEÇA A BATTAGLIA!

50' - Fransérgio em posição central a rematar à figura de Luís Maximiano. 

46' - Começou a 2.ª parte, com uma alteração a registar no Sporting. Entra Bolasie para o lugar de Doumbia.

Confira aqui o golo de Mathieu

45+1' - Intervalo em Braga! (1-1)

45'- Um minuto de compensação.

45' - Amarelo para Coates

44' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO SPORTING! MARCA MATHIEU! Livre cobrado rapidamente por Bruno Fernandes, que descobre o central francês na grande área minhota. Foi num remate à ponta de lança que o gaulês restabeleceu a igualdade na casa do Sp. Braga.

42' - Bruno Fernandes a ganhar no duelo individual, que depois assiste para Luiz Phellype, mas o avançado brasileiro rematou de forma disparatada! Bem longe dos postes defendidos por Matheus.

39' - Wendel ligou o turbo, serviu Camacho mas Tormena executou o corte à hora e no lugar certo.

36' - QUE BOMBA DE GALENOA bola sai a centímetros da barra de Maximiano. 

35' - Passe de ruptura a descobrir Ristovski na grande área minhota, mas o esloveno a não captar a bola em condições.

32' - Remate inesperado de Doumbia, à entrada da área minhota, com a redondinha a passar perto do ângulo superior direito da baliza de Matheus.

31' - Ricardo Horta a perder a bola para Rafael Camacho que descobriu ângulo de abertura para rematar à baliza de Matheus. A bola ia para fora, mas o brasileiro desviou para canto. 

28' - João Novais, num remate de meia distância, a pôr à prova os níveis de atenção de Luís Maximiano.

25' - Wendel a servir Bruno Fernandes, que ainda longe da baliza de Matheus, desfere um remate muito por cima do 'cofre' guardado por Matheus.

23' - Leões continuam sem conseguir operar um remate à baliza de Matheus.

20' - Amarelo para Ricardo Esgaio, por falta sobre Bruno Fernandes.

Confira aqui o primeiro golo da partida, assinado por Ricardo Horta.

17' - Amarelo por Sequeira por mão na bola. 

11' - Ameaça mais uma vez o Sp. Braga. Galeno cruza, para corte providencial de Coates.

8' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO SP. BRAGA! MARCA RICARDO HORTA! O 15.º da temporada para o extremo português. Fransérgio serve Paulinho, que entre uma série de jogadores leoninos descortina um passe de morte para Ricardo Horta, que invadiu pela direita a grande área leonina e desferiu um remate cruzado à baliza de Maximiano.

6' - Luiz Phellype a procurar isolar Rafael Camacho, à entrada da área minhota, mas o lateral direito do Sp. Braga a interceptar a bola na hora H.

3' - Primeiro susto da partida pertence ao Sp. Braga! Paulinho recebe de costas, roda e atira forte e rasteiro, com a bola a rasar o poste.

1' - ROLA A BOLA NO MUNICIPAL DE BRAGA! JÁ SE JOGA A PRIMEIRA MEIA-FINAL DA TAÇA DA LIGA!

- Nuno Almeida é o árbitro da partida. Partida vai começar ... atrasada [início do encontro estava agendado para as 19h45].

- Equipas já perfiladas no túnel de acesso ao relvado do Municipal de Braga.

- Duas novidades na equipa inicial do Sporting de Braga, comparativamente ao que alinhou no Dragão: Ricardo Horta e Wanderson Galeno, para os lugares Eduardo e Francisco Trincão.

- Grande surpresa no onze inicial do Sporting: a presença de Battaglia, pela primeira vez desde 1 de novembro de 2019.

Onze do Sp. Braga: Matheus; Ricardo Esgaio, Tormena, Raul Silva, Bruno Viana, Sequeira, Fransérgio, João Novais, Galeno, Ricardo Horta e Paulinho.

Suplentes do Braga: Eduardo, Wilson Eduardo, André Horta, Rui Fonte, Murilo, Trincão e David Carmo.

Onze do Sporting: Luís Maximiano; Ristovski, Coates, Mathieu, Acunã, Battagli, Doumbia, Bruno Fernandes, Wendel, Rafael Camacho e Luiz Phellype.

Suplentes do Sporting: Renan Ribeiro, Eduardo, Luís Neto, Gonzalo Plata, Pedro Mendes e Bolasie.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório