Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

'Grandes' juntam-se a evento para alertar sobre Espondilite Anquilosante

Atletas Federados e Amadores juntos por uma causa: sensibilizar a sociedade para a Espondilite Anquilosante.

'Grandes' juntam-se a evento para alertar sobre Espondilite Anquilosante
Notícias ao Minuto

14:17 - 17/01/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Evento

Pelo segundo ano, a Associação Nacional de Espondilite Anquilosante (ANEA) promove o Torneio de Natação ANEA, no próximo dia 19 de janeiro de 2020, a partir das 14h nas Piscinas Municipais de Santa Clara em Lisboa. Esta é uma iniciativa singular no mundo desportivo ao juntar atletas federados, atletas representativos da ANEA e profissionais de saúde para dar a conhecer a doença e incentivar para a prática regular de exercício físico. 

O Torneio de Natação ANEA surge no âmbito do programa EA Team (www.eateam.pt) que visa promover um maior conhecimento da sociedade sobre a patologia, assim como incentivar os doentes a ter um papel mais ativo na gestão da sua doença procurando manter a sua vida normal e atividade física.

A Espondilite Anquilosante (EA) é uma doença pouco conhecida e atinge cerca de 50 mil portugueses. A EA afeta a mobilidade dos doentes o que tem um forte impacto na sua qualidade de vida. Porém, a prática regular de exercício físico, nomeadamente a natação, pode ajudar a retardar a progressão da doença, reduzindo o impacto dos sintomas no dia-a-dia do paciente.

A competição deste ano junta 6 equipas compostas por atletas amadores da ANEA, atletas federados de natação e profissionais de saúde provenientes de Norte a Sul do país. Os doentes são provenientes dos núcleos da ANEA de Lisboa, Porto, Braga e Faro. Para os acompanhar a lutar por esta causa, diversos clubes como o Sport Lisboa e Benfica (SLB), o Sporting Clube de Portugal (SCP), o Sporting Clube de Braga (SCB) e o Clube Fluvial Portuense (CFP) também apoiam a iniciativa através dos seus atletas federados.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório