Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Zé Luís: Do pedido expresso de Conceição ao oásis da titularidade

Avançado cabo-verdiano foi durante muito tempo o melhor marcador dos portistas, mas marcou apenas um tento em três meses. Boa forma de Soares atirou-o para um papel secundário e pode estar de saída neste mercado de transferências.

Zé Luís: Do pedido expresso de Conceição ao oásis da titularidade
Notícias ao Minuto

08:03 - 17/01/20 por Rodrigo Querido

Desporto Análise

Zé Luís pode estar de saída do FC Porto pouco mais de seis meses depois de ter ingressado no Dragão. Aquele que foi um pedido expresso de Sérgio Conceição, tal como o treinador assumiu publicamente, passou para um segundo plano nos últimos tempos e tem sido associado a uma possível saída para Inglaterra já em janeiro, onde terá como interessado o Tottenham, orientando por José Mourinho, mas também para Espanha, onde o Sevilla de Lopetegui parece interessado no atleta.

Mas este não era um cenário que se previa para o cabo-verdiano quando há uns meses regressou a Portugal - já tinha representado Gil Vicente e Sporting de Braga, onde chegou a ser orientado por Sérgio Conceição. O avançado, de 28 anos, chegou no início da temporada ao FC Porto proveniente do Spartak Moscovo e rapidamente se percebeu que era uma aposta ganha dado o impacto imediato que teve na equipa.

O dianteiro entrou a todo o gás neste regresso a território nacional com seis golos em cinco jogos. Depois de não marcar no primeiro jogo com o Krasnodar, bem como na derrota da jornada inaugural frente ao Gil Vicente, Zé Luís faturou no encontro da segunda mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões com os russos, na partida frente ao Vitória FC, na qual marcou três golos, no clássico com o Benfica e na quinta jornada com o Portimonense - não marcou na quarta jornada contra o Vitória SC.

O internacional cabo-verdiano não foi utilizado no encontro seguinte com o Young Boys, já na fase de grupos da Liga Europa, Zé Luís marcou na deslocação ao terreno do Santa Clara, encontro a que se seguiu uma seca de mais de dois meses, acompanhada de algumas lesões mas também de um desencontro com as balizas adversárias.

Depois de um arranque prometedor, que até o colocou no topo dos melhores marcadores da equipa durante algumas semanas, o avançado  cabo-verdiano tem estado muito aquém do que mostrou no início da temporada e que justificou a aposta de Conceição. O último golo foi há mais de um mês - a espetacular bicicleta na partida com o Paços de Ferreira -, e desde então que Zé Luís não conhece o que é celebrar um golo.

A boa forma de Tiquinho Soares também não ajuda à situação. O brasileiro começou a marcar a 5 de dezembro, na visita ao Casa Pia, em encontro a contar para a Taça da Liga, e foi respondendo com golos às oportunidades que lhe foram dadas por Sérgio Conceição. Ao todo, foram nove golos nos últimos nove jogos oficiais dos portistas, naquele que será, certamente, o melhor período do brasileiro desde a sua chegada ao FC Porto.

Mas voltando à situação de Zé Luís, há outro dado que salta à vista. O cabo-verdiano tem tido pouco minutos de utilização e o encontro com o Belenenses SAD, a 8 de dezembro, marcou o regresso do dianteiro à titularidade no campeonato nacional, algo que não acontecia desde a partida com o Rio Ave a 29 de setembro.

A saída de Zé Luís neste mercado de transferências é um dado cada vez mais adquirido, tanto que a imprensa portuguesa deu conta de que os portistas já pediram a Jorge Mendes para encontrar uma solução para o jogador. Ainda assim, o avançado continua a ser importante para Sérgio Conceição e os portistas não estão interessados em deixá-lo sair por mais de 20 milhões de euros.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório