Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Conceição aposta no Olival e aproxima-se do 'rei dos batismos' do Dragão

Desde que chegou ao FC Porto, técnico português já lançou dez futebolistas da formação na equipa principal. Treme o recorde de Jesualdo Ferreira.

Conceição aposta no Olival e aproxima-se do 'rei dos batismos' do Dragão
Notícias ao Minuto

08:16 - 16/01/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Análise

Sérgio Conceição voltou ao Dragão no verão de 2017 para, desta vez, assumir a função de treinador da equipa principal azul e branca. Além do título nacional conquistado na sua época de estreia, o técnico tem vindo a destacar-se pela aposta nos jovens provenientes dos escalões de formação do clube.

No total, Conceição já lançou dez futebolistas oriundos do Olival na equipa principal dos dragões. Um número que, de resto, está próximo do recorde de Jesualdo Ferreira - o 'professor' fez estrear um total de doze jogadores da formação na primeira equipa entre 2006 e 2010, período no qual esteve no comando técnico do FC Porto, tornando-se no treinador que mais apostou no Olival desde o início do milénio.

A mais recente pérola do Olival

No que à aposta na formação diz respeito, Conceição fez questão de aumentar o seu registo na noite desta terça-feira, na receção ao Varzim, em encontro referente aos quartos de final da Taça de Portugal.

À passagem do minuto 85 do embate com o emblema da Póvoa, que teve lugar no Estádio do Dragão, o treinador lançou Vítor Ferreira e fê-lo estrear em jogos oficiais pelo conjunto principal do FC Porto. O médio, de apenas 19 anos, tem vindo a destacar-se na equipa B e mereceu a confiança de Conceição para somar alguns minutos junto dos 'graúdos', tendo, além disso, sido promovido à equipa principal até ao final da temporada.

Os 'dragõezinhos' de Conceição

Na qualidade de treinador principal do emblema da Invicta, o atual treinador azul e branco foi o responsável pelo 'batismo' de uma dezena de pérolas 'made in' Olival, cinco delas na presente temporada, nomeadamente: Diogo Dalot, André Pereira, Bruno Costa, Jorge Fernandes, Diogo Leite, Romário Baró, Diogo Costa, Fábio Silva, Tomás Esteves e Vítor Ferreira.

Jogador Época de estreia
Diogo Dalot 2017/18
André Pereira 2017/18
Bruno Costa 2017/18
Jorge Fernandes 2017/18
Diogo Leite 2018/19
Romário Baró 2019/20
Diogo Costa 2019/20
Fábio Silva 2019/20
Tomás Esteves 2019/20
Vítor Ferreira 2019/20

A herança da Youth League

Analisando os dez jogadores lançados por Conceição na primeira equipa, há que salientar que seis deles fizeram parte da equipa que venceu a UEFA Youth League em 2018/19.

Diogo Costa, Diogo Leite, Tomás Esteves, Romário Baró, Vítor Ferreira e Fábio Silva fizeram parte da equipa que se sagrou campeã da Europa de sub-19, então sob o comando técnico de Mário Silva, e, entretanto, já tiveram a oportunidade de representar a equipa principal ao mais alto nível. Todos eles sob a batuta de Conceição, que já demonstrou estar atento aos jogadores provenientes do Olival.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório