Tenistas lusos passam por dificuldades no Open da Austrália devido a fumo

Os tenistas portugueses Frederico Silva e Pedro Sousa confessaram que sentiram algumas dificuldades na ronda inaugural do 'qualifying' do Open da Austrália, primeiro 'major' da temporada, devido ao fumo dos incêndios que têm assolado a Austrália.

Tenistas lusos passam por dificuldades no Open da Austrália devido a fumo dos incêndios

© Lusa

Lusa
15/01/2020 10:57 ‧ 15/01/2020 por Lusa

Desporto

Incêndios

"Ontem [terça-feira] não foi um dia fácil para jogar. O meu encontro decorreu entre as 12:30 horas e as 15:00 horas e fiquei com a sensação de ter sentido mais calor. O ar estava mais difícil de respirar, quase como se não entrasse todo quando inspirava fundo", começou por contar Frederico Silva à agência Lusa.

O jogador das Caldas da Rainha, de 24 anos, eliminou na primeira ronda o sul-coreano Ji Sung Nam, número 241 do 'ranking' ATP, por 2-6, 6-4 e 6-4, mas admite ter vivido uma situação insólita, na sequência do fumo dos incêndios florestais que já vitimaram 27 pessoas, embora "não tenha sido necessário interromper o encontro."

Consumada a continuidade em prova, após ter sentido "alguma dificuldade em recuperar entre os pontos, também pelo corpo não estar habituado a temperaturas tão altas", Silva diz acreditar que a primeira ronda não foi adiada na sequência de uma "decisão ponderada da organização", mas admite não compreender a opção.

"Se a qualidade do ar estava perigosa para a população em Melbourne, também estaria para quem ia praticar desporto de alta competição ao ar livre. Dentro dos possíveis, consegui lidar bem com a situação e vencer, o que acabou por ser o mais importante para mim no dia de ontem [terça-feira]", sublinhou.

À semelhança de Frederico Silva, 198.º colocado na hierarquia mundial, Pedro Sousa também assinalou a sua estreia em Melbourne num dia em que, relata, "havia muito fumo no complexo desportivo e o ar estava muito pesado."

"Estava mais calor do que nos dias anteriores e ficávamos cansados mais rapidamente, mas não sei bem se pelo fumo, se pelo calor. Ainda assim, não interferiu no resultado e não foi por isso que perdi", frisou o lisboeta, número 139 do 'ranking' mundial, após a derrota diante o australiano Blake Mott, por 6-3 e 6-4.

Pedro Sousa não deixa, contudo, de condenar a decisão de manter a jornada inaugural de qualificação para o quadro principal do Open da Austrália e de mostrar até alguma preocupação.

"As notícias e a Câmara de Melbourne aconselhavam as pessoas a não saírem à rua, não passearem animais e fecharem as janelas. E, com tanta margem que o 'qualifying' tem, 'obrigaram-nos' a jogar ontem [terça-feira), quando claramente não parecia haver condições. Não sabemos até que ponto isto é prejudicial à saúde, não só no imediato, como no futuro", lembrou.

Nesta quarta-feira, segundo Frederico Silva, as condições melhoraram. "Hoje está melhor. A 'mancha' de fumo deslocou-se para outra zona da Austrália", finalizou o português que vai defrontar o sérvio Pedja Krstin (240.º ATP) na segunda ronda do 'qualifying'.

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Adeptos do Sporting atiram-se a Gyokeres com dois recados inflamados

Sporting

Adeptos do Sporting atiram-se a Gyokeres com dois recados inflamados

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Porsche 911 que Senna conduziu e assinou pode ser seu. Saiba como

Ayrton Senna

Porsche 911 que Senna conduziu e assinou pode ser seu. Saiba como

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas