Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Price recorda Paulo Gonçalves: "Foi duro perder um grande amigo"

Piloto australiano foi o primeiro a chegar ao local onde o português teve o acidente que acabaria por ser fatal.

Price recorda Paulo Gonçalves: "Foi duro perder um grande amigo"
Notícias ao Minuto

11:45 - 14/01/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Dakar2020

Toby Price foi o primeiro piloto a chegar ao local onde Paulo Gonçalves teve um acidente que se revelou fatal para o português, durante a sétima etapa do Dakar 2020.

O australiano, que na segunda-feira recorreu às redes sociais para detalhar o momento em que viu o piloto luso no chão, falou agora sobre o assunto com os jornalistas que acompanham a prova e recordou a amizade que mantinha com o português, mas também um episódio em que Paulo Gonçalves o ajudou em 2017, também num acidente.

"A queda foi numa zona rápida e plana. Era um espaço amplo. O alarme do meu GPS disparou, olhei em frente e vi uma mota caída ao longe", em declarações reproduzidas pelo jornal Record.

"Nunca é bom cair ali porque é uma zona que convida à velocidade. Aproximei-me, vi que havia um piloto no chão, de início não percebi quem era, mas depois reconheci o Paulo. Sabia que era sério, ele estava mal. Fizemos de tudo, chamámos os helicópteros e informámos a direção da corrida o mais rapidamente possível", prosseguiu.

O piloto australiano recordou ainda os momentos após a sua chegada ao local do fatídico acidente para o piloto português.

"Tentei colocá-lo de lado. Continuámos a chamar por ajuda, disseram-nos que o helicóptero estava a caminho. Tentámos fazer tudo o que pudémos, verificámos os sinais vitais, mas infelizmente não houve resposta. Apenas queríamos que o helicóptero chegasse ali depressa... Foram os 8 minutos mais longos da minha vida, pareceu uma hora", atirou.

"Foi duro perder um grande amigo e um grande adversário. Dá-me conforto saber que ficámos lá o máximo de tempo possível. Lembro-me que o Paulo parou para me ajudar quando em 2017 parti a perna no Dakar... Ajudei a colocá-lo no helicóptero e depois precisei de uns 10 ou 15 minutos para reorganizar a minha cabeça e voltar a subir para a mota. Dá-me algum conforto saber que estive lá com ele e as minhas orações vão para a família, para os amigos e para todos os portugueses. Perderam um grande guerreiro, sem dúvida", concluiu.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório