Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Faz estas quatro coisas? Saiba que não dão saúde à embraiagem do carro

Pelo bem da sua embraiagem (e da sua carteira), evite fazer isto.

Faz estas quatro coisas? Saiba que não dão saúde à embraiagem do carro
Notícias ao Minuto

09:26 - 25/01/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto automóveis

A embraiagem é o mecanismo de ligação entre o motor e a caixa de velocidades. Acaba por se ir desgastando ao longo do tempo, mas há sempre comportamentos que lhe encurtam a ‘vida’. Algo que não é bom para o seu automóvel, nem para a sua carteira. Sim, porque trocar um kit de embraiagem completo não é, de todo, um investimento barato.

Então, o que podemos fazer para que ela dure o mais possível? A resposta está verdadeiramente naquilo que… não devemos fazer.

Conduzir com o pé na embraiagem -Evite fazer isto. É um comportamento recorrente de muitos condutores e é um dos mais prejudiciais à saúde da embraiagem. Ela só deve ser usada para trocar de relações, nunca como um recurso à condução.

Desligar o carro com a mudança engatada – Para deixar o seu veículo em segurança, primeiro desligue-o em ponto morto e só depois engate a primeira ou a marcha-atrás.

Mude de velocidade de forma progressiva – Evite fazer mudanças de relação de segunda para quarta, por exemplo. Deve-se sempre ir mudando de velocidade de forma sequencial.

Arrancar numa mudança que não a primeira – As caixas de velocidades manuais estão numeradas por alguma razão, certo? Evite arrancar numa mudança que não a primeira porque isso vai desgastar ainda mais a embraiagem.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório