A embraiagem é o mecanismo de ligação entre o motor e a caixa de velocidades. Acaba por se ir desgastando ao longo do tempo, mas há sempre comportamentos que lhe encurtam a ‘vida’. Algo que não é bom para o seu automóvel, nem para a sua carteira. Sim, porque trocar um kit de embraiagem completo não é, de todo, um investimento barato.
Então, o que podemos fazer para que ela dure o mais possível? A resposta está verdadeiramente naquilo que… não devemos fazer.
Conduzir com o pé na embraiagem -Evite fazer isto. É um comportamento recorrente de muitos condutores e é um dos mais prejudiciais à saúde da embraiagem. Ela só deve ser usada para trocar de relações, nunca como um recurso à condução.
Desligar o carro com a mudança engatada – Para deixar o seu veículo em segurança, primeiro desligue-o em ponto morto e só depois engate a primeira ou a marcha-atrás.
Mude de velocidade de forma progressiva – Evite fazer mudanças de relação de segunda para quarta, por exemplo. Deve-se sempre ir mudando de velocidade de forma sequencial.
Arrancar numa mudança que não a primeira – As caixas de velocidades manuais estão numeradas por alguma razão, certo? Evite arrancar numa mudança que não a primeira porque isso vai desgastar ainda mais a embraiagem.