Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

"Dérbi pode ser a grande oportunidade para Ilori agarrar um lugar"

Telmo Costa, antigo elemento da equipa técnica do Sporting, acredita no potencial do defesa de 26 anos.

"Dérbi pode ser a grande oportunidade para Ilori agarrar um lugar"
Notícias ao Minuto

08:08 - 14/01/20 por Francisco Amaral Santos

Desporto Exclusivo

O castigo de Sebastián Coates, que atingiu o limite de cartões amarelos na vitória do Sporting em Setúbal (3-1), no passado sábado, abriu uma vaga no eixo defensivo da equipa de Silas para a receção ao Benfica. Tiago Ilori surge como o nome mais provável para ocupar o lugar do internacional uruguaio e quem o conhece acredita firmemente que o jogador português de 26 anos poderá ter neste dérbi a oportunidade de "agarrar definitivamente um lugar" no onze leonino. 

Telmo Costa, antigo elemento da equipa técnica do Sporting, sublinha que Ilori tem evoluído nos últimos anos, mas aponta o fator que o tem impedido de ser um jogador com um nível exibicional mais regular. 

"Penso que ele está preparado para ser aposta no dérbi. Creio que o Ilori tem evoluído ao longo das últimas épocas. Está agora mais experiente e acho que o dérbi é uma grande oportunidade para assinar uma boa exibição e agarrar um lugar definitivamente", começa por dizer Telmo Costa, em entrevista ao Desporto ao Minuto, prosseguindo. 

"O Ilori tem algumas características especiais. Consegue fazer coberturas com grande facilidade, é difícil ser batido em velocidade, é um atleta fisicamente forte e tem algum jogo aéreo. Acho que lhe tem faltado, sobretudo, alguma concentração. Acho que ele tem momentos do jogo que, por uma ou outra situação, perde a concentração e acaba por cometer um ou outro erro que compromete o jogo. Mas num jogo como este, e pela forma como ele se vai preparar, vai estar mais focado em todos os momentos do jogo. Além disso, esta aposta mais contínua do Silas pode ser realmente a oportunidade certa para ele agarrar e pegar até final da época. É um jogador jovem que precisa de mostrar esta tal consistência que lhe tem faltado e poderá ser uma aposta clara para o futuro", explica o português que assume o cargo de coordenador da formação do 1.º de Agosto. 

Mathieu é o parceiro ideal 

Para Telmo Costa, o facto de Ilori ter ao lado o companheiro Mathieu será, à partida, uma vantagem para... ambos. O antigo treinador adjunto do Sporting defende que as caraterísticas dos dois jogadores podem ser complementadas, indicando como pontos fortes o sentido posicional do francês e a velocidade do português. 

"Ter ao Mathieu ao lado é uma mais-valia para o Ilori. Com 36 anos de idade, com a experiência que demonstra e com a qualidade que mantém no jogo, será uma ajuda preciosa. Se o Ilori estiver focado, concentrado e aproveitar a experiência do colega, poderá complementar com a velocidade que tem. O Mathieu a nível do posicionamento é fortíssimo. Acho que se podem complementar um ao outro e fazer uma dupla muito forte no eixo defensivo no Sporting", vaticina. 

A torcer por uma vitória leonina no dérbi 

Telmo Costa esteve quase dez anos ligado ao Sporting e por isso não esconde que estará a torcer por uma vitória dos leões no dérbi com o Benfica, agendado para a próxima sexta-feira. O recente Clássico diante do FC Porto poderá ser um exemplo de que o Sporting pode vencer o rival de Lisboa e Telmo Costa até arrisca um prognóstico. 

"Espero que o Sporting ganhe por 2-0! O Sporting fez um excelente jogo no último clássico, frente ao FC Porto. Pecou apenas na finalização e num ou noutro momento defensivo. Criou muitas oportunidades e poderia ter ganho o jogo até com alguma facilidade. Se conseguir esse nível de jogo frente ao Benfica, e estando um bocadinho mais concentrado na defesa, o Sporting pode vencer o jogo", atira o coordenador de 44 anos. 

Trabalho com talento angolano já deu frutos 

O trabalho desenvolvido pela equipa de Telmo Costa no 1.º de Agosto já trouxe dividendos visíveis. A prova mais recente está no número de jogadores que foram chamados do clube de Luanda para representar a seleção de sub-17 no Campeonato do Mundo. 

"O balanço tem sido muito positivo. É um projeto de desenvolvimento não só do 1.º de Agosto, mas também do futebol angolano. Este ano conseguimos levar a seleção de sub-17 ao Mundial e o 1.º de Agosto foi a equipa mais representada com um total de oito jogadores. Depois de cinco anos a trabalhar na formação, conseguimos meter vários jogadores no futebol profissional e levar aquele grupo de atletas ao Campeonato do Mundo. Acho que estamos num bom caminho e estamos a fazer um excelente trabalho", afirma Telmo Costa, antes de deixar uma certeza para o futuro do futebol angolano. 

"Penso que há muito talento natural aqui em Angola. A população é muito nova e nós trouxemos mais organização e mais método, o que fez com que os jogadores aprendam o jogo de uma outra forma. Depois de cinco anos de formação, os jogadores estão a chegar ao nível profissional com uma qualidade diferenciada e mais próxima do futebol europeu. Em breve, teremos jogadores com muita qualidade aqui em Angola", frisa. 

Gelson Dala ainda pode vingar 

O nome de Gelson Dala não pode ser dissociado do futebol angolano e Telmo Costa acredita que o avançado emprestado pelo Sporting aos turcos do Antalyaspor ainda vai muito a tempo de conseguir triunfar no futebol europeu. 

"Ao Gelson Dala tem faltado o clube certo. No Sporting nunca teve grandes oportunidades, tirando uma pré-época. O Rio Ave até se encaixava nas qualidades dele, mas depois meteu-se uma lesão pelo meio e complicou ali um pouco a afirmação. Penso que, se o Gelson estiver no clube certo, agora que já está adaptado ao futebol europeu, poderá afirmar-se definitivamente. É um jogador jovem com qualidade e pode fazer uma boa carreira na Europa", vinca. 

Questionado se Gelson Dala teria oportunidades no atual plantel do Sporting, também atendendo ao facto de Luiz Phellype e Pedro Mendes serem as únicas opções para o lugar mais adiantado do onze leonino, o técnico português de 44 anos refere que o avançado angolano poderia ter "dado jeito ao Sporting" após a saída de Bas Dost. 

"Já no ano passado teria dado jeito ao Sporting. O Sporting quando vende o Bas Dost ficou ali uma lacuna no plantel e, nessa altura, se lá estivesse o Gelson Dala teria tido mais oportunidades. Não sei se o Sporting está a pensar reforçar a posição no mercado em janeiro ou se está a pensar chamar de volta o Gelson Dala... O Gelson Dala poderia ser uma mais valia para o plantel. Não diria para ser titular, mas mais como segunda opção, pisando os terrenos que o Vietto pisa. O Gelson tem essas caracterísitcas e tem muita qualidade", remata Telmo Costa. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório