Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Leão tem exame mais facilitado por jogar contra uma "equipa morta"?

Vitória FC e Sporting defrontam-se, neste sábado, pelas 20h30, num duelo relativo à 16.ª jornada da Liga portuguesa.

Leão tem exame mais facilitado por jogar contra uma "equipa morta"?
Notícias ao Minuto

08:29 - 11/01/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Antevisão

O Vitória FC pediu para que o jogo não se realizasse, mas os leões deram 'nega' ao pedido dos sadinos. A equipa de Setúbal, a contas com um surto viral, teve de lidar com a entrada de 14 jogadores no hospital da Luz.

Os dois clubes não entraram em consenso relativamente à data do jogo, daí que a Liga não teve outra alternativa, a não ser manter a data previamente estabelecida para a realização desta partida.

O Vitória FC recebe os leões no estádio do Bonfim, na 10.ª posição, com 19 pontos, a sete do rival deste sábado, atualmente no quarto lugar.

A partida entre Vitória FC e Sporting tem início agendado para as 20h30 e pode acompanhar em direto na página do Desporto ao Minuto. 

Treinadores em discurso direto

Júlio Velázquez

Ponto de situação: A situação é a mesma de ontem. A equipa, neste momento, está morta. Não estamos 100% a condições de praticar, não um jogo de futebol profissional, mas sim desporto. Quero falar com muita sinceridade e frontalidade do que aconteceu do início até ao dia de hoje. Na semana passada, por situações no relvado, tivemos de fazer quatro treinos em Troia. Há que apanhar o autocarro, o ferry, etc. Não sei que vírus foi, mas no jogo com o Famalicão um jogador em concreto, o Bryan Mansilla, não esteve bem durante toda a semana. No último dia antes do jogo, ficou mais ou menos, daí o termos colocado no banco. Nessa noite, o Sílvio teve problemas, o Semedo teve problemas... Jogámos com quatro jogadores com febre. Que eu saiba, em nenhum momento falei disto. Só de situações futebolísticas. Não procurei desculpas, não ganhámos porque o Famalicão foi melhor. Depois disso, a verdade é que, na segunda-feira, tivemos folga, e na terça-feira só pudemos treinar com dez jogadores de campo e um guarda-redes. Dos dez jogadores de campo, dois não conseguiram finalizar a sessão de Palmela. No treino seguinte, na quarta-feira, começámos com quatro jogadores de campo, um guarda-redes da equipa principal e um da equipa de sub-23. No decurso do treino, dois jogadores tiveram que ir embora porque começaram a ter sintomas muito complicados. Quinta-feira, fiquei assustado e falei com o clube para que falassem com o Sporting e com a Liga para tentar encontrar outra solução. Ontem treinámos com um jogador de relvado, o Carlinhos, e três guarda-redes. Os restantes ficaram no hospital, na cama ou no ginásio, com vómitos, diarreia e febre.

Adiamento da partida: Não acreditava que ficássemos nesta situação, num país como Portugal, numa Liga de primeiro nível, que quer evoluir ainda mais. Fico assombrado por estarmos nesta situação. A última situação que tinha era tentar que o meu colega de profissão, o colega da outra equipa, fizesse um exercício de empatia. Liguei a Silas duas vezes, não consegui localizá-lo, enviei-lhe uma mensagem e agradeço que me tenha ligado. Falámos com muito respeito. Expliquei-lhe a situação, ele argumentou a situação que eles têm. Ele percebe muito bem a nossa situação. Não quero fazer uma figura de merda. Se falo é porque é uma situação de saúde.

Conversa com Silas: Gosto sempre de falar com verdade, e foi assim que falei com o Silas. Expliquei-lhe o que expliquei agora. Ele percebeu-me muito bem e disse que o mês de fevereiro é muito difícil, com muitos jogos. Não tenho nenhum problema em jogar noutra data, e uma data que lhes calhava bem era no início de março. Depois da conversa com ele, ficámos com uma boa hipótese. Eu quero é jogar, não é ganhar, empatar e perder, sem colocar em risco a saúde dos jogadores. Não era a melhor data para nós, porque no fim de semana seguinte jogávamos com o Benfica, mas o meu objetivo era a saúde dos jogadores, que não têm culpa de nada. 3, 4, 5, ou 10, 11 ou 12 de março. Agradeço a conversa e falei com o clube, que falou com a Liga. Havia uma situação de regulamento, em que teríamos quatro semanas para jogar o clube em caso de adiamento. Havia um problema de logística. Propus 4, 5 ou 6 de fevereiro, eles não jogavam Taça de Portugal e nós também não. Silas percebeu a nossa situação, que é muito grave, e eu percebo a situação do Sporting. É uma situação excecional.

Silas

Preparação para o jogo: Tem sido semelhante às outras semanas. Estamos melhor a cada dia que passa. Sinto os jogadores muito melhor. Temos vindo de boas exibições e os jogadores estão bem ao nível de confiança, que era o que me preocupava depois de perdermos como perdemos.

Gripe no Vitória FC: Todas as partes envolvidas já se pronunciaram. Não tenho muito mais a acrescentar a não ser desejar as melhoras aos jogadores do Vitória. Já falei com o treinador do Vitória, dei-lhe a minha opinião, ele percebeu-a bastante bem e concordou. Percebo o lado deles, mas não tenho muito mais a dizer.

O que faria se estivesse no papel do treinador adversário: As partes envolvidas já se pronunciaram, cada um tem o seu argumento. Entendo todas as partes.

Últimos onzes

Vitória FC: MakaridzeSilvio, Jorge, Jubal, Pinto; ZequinhaBessa, Semedo, André Sousa; Hachadi e Carlinhos. 

Sporting: Luís Maximiano; Ristovski, Coates, Mathieu, Acuña; Doumbia, Wendel, Bruno Fernandes; Vietto, Bolasie e Luiz Phellype.

Últimos resultados

Vitória FC: D-E-V-V-D

Sporting:  D-V-V-D-V

Ausências

Vitória FC: *quase todo o plantel com surto viral

Sporting: Luís Neto, Renan Ribeiro e Jovane Cabral.

[Notícia atualizada às 12h16]

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório