Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

VAR salvou Almeida e Almeida salvou o Benfica na Luz

Mohammadi (20') marcou primeiro para o Aves, mas os golos de Pizzi (76') e André Almeida (89') – que só não fui expulso por causa do VAR - na 2.ª parte evitaram um mau resultado do Benfica na Luz. A equipa de Bruno Lage segue na liderança do campeonato com 45 pontos.

VAR salvou Almeida e Almeida salvou o Benfica na Luz
Notícias ao Minuto

20:56 - 10/01/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto I Liga

Jogo difícil para o Benfica na Luz. No entanto, apesar de sofrer primeiro, as águias consumaram a reviravolta no marcador e derrotaram o Aves, por 2-1, na 16.ª jornada da I Liga.

André Almeida, aos 89 minutos, salvou o Benfica de perder pontos no seu estádio, depois de no início da 2.ª parte ter recebido um cartão vermelho de Carlos Xistra, que o árbitro acabou por retirar após consulta do videoárbitro.

Resumo: Nem sempre a superiodade chega para uma equipa se colocar em vantagem. Prova disso foi a primeira parte deste Benfica-Aves. O Benfica somou nada mais, nada menos que 15 remates em 45 minutos, mas a bola nunca cruzou a linha de golo.

Os comandados de Bruno Lage, que esta noite apostou na titularidade de André Almeida, Weigl, Jota e Seferovic, entraram dominantes no encontro, perante um Aves claramarente mais defensivo.

A equipa de Nuno Manta Santos estava mais talhada para não sofrer, mas a verdade é que das poucas vezes que incomodou Odysseas conseguiu marcar. Aos 20 minutos, Mohammadi fez a incursão pelo lado direito do ataque do Aves, deixou Ferro para trás e fuzilou o guardião do Benfica, ao mesmo tempo que silenciou o Estádio da Luz. Um golo que fez com que a equipa da casa puxasse dos galões.0

O Benfica veio com tudo para cima do Aves e sucederam-se oportunidades de golo. Bruno Lage não pode reclamar da forma como a sua equipa construiu, embora na finalização tenha, claramente, pecado. Pizzi, Jota, Seferovic foram os que mais perto do empate estiveram.

Contudo, Beunardeau estava inspirado entre os postes, e mesmo quando não era o guarda-redes do Aves, eram os defesas a cortar em cima da linha de golo ou a bola a embater com estrondo nos ferros da baliza avense. Na segunda parte, Bruno Lage decidiu retirar Jota e lançar Carlos Vinícius.

O que mudou? Pouco ou nada. O Benfica continuou a atacar, a criar perigo junto à baliza do Aves, mas Beunardeau esteve gigante entre os postes. O francês fez várias defesas de grande nível e mostrou-se intrasponível fosse quem fosse o homem do remate… até ao minuto 76. Carlos Xistra assinalou grande penalidade sobre Vinícius e Pizzi não desperdiçou da marca dos 11 metros e fez o seu 12.º golo na I Liga.

O Benfica continuou em busca do golo que lhe permitisse não perder pontos e ia continuando a alvejar a baliza do Aves. Água mole em pedra dura… já diz o ditado. E foi precisamente ao 36.º remate que André Almeida, aos 89’, acabou por salvar o Benfica. Passe de Vinícius e o capitão encarnado fez o 2-1 final com um remate no coração da grande área do Aves.

Minuto a minuto:

90+5'- FINAL DO JOGO NA LUZ! O Benfica confirma a reviravolta no marcador e vence o Aves por 2-1 na 16.ª jornada da I Liga.

90+3'- Última substituição no Benfica: Sai Seferovic e entra Samaris.

89'- GOLOOOOOOO DO BENFICA!!!!!! ANDRÉ ALMEIDA! A LUZ VEM ABAIXO!!!! Reviravolta no marcador. Carlos Vinícius recebeu de costas para a baliza, deixou em André Almeida e o capitão das águias não desperdiçou. Marcou o segundo golo do Benfica ao... 36.º remate.

87'- Livre de Grimaldo, fácil para as mãos de Beunardeau.

86'- CHIQUINHO! Remate em volley do atacante do Benfica que sai a centímetros do poste esquerdo da baliza do Aves. Beunardeau estava batido.

84'- Nova substituição no Aves: Sai Reko e entra Welinton Júnior.

82'- Vinícius perto do golo! Pizzi vai á linha, cruza e o brasileiro tenta o remate mas sai prensado na perna de um adversário.

80'- O Benfica continua em busca do golo da vitória. Os adeptos estão em êxtase nas bancadas no apoio à equipa. Grande ambiente!

76'- GOLO DO BENFICA!!!!! PIZZI NÃO FALHA E ESTÁ FEITO O EMPATE. É o 12.º golo do médio do Benfica na I Liga.

74'- PENÁLTI PARA O BENFICA! Carlos Xistra assinalou falta de Falcão sobre Vinícius, esperou pela decisão do VAR e validou a marcação da grande penalidade.

72'- Cartão amarelo para Carlos Vinícius.

69'- É a vez de Vinícius tentar a sorte. Boa recepção, mas remate frouxo do atacante brasileiro.

68'- PIZZI! Remate fortíssimo de pé esquerdo a sair por cima do alvo.

68'- BEUNARDEAU! Que defesa do guardião do Aves a negar o golo a Ferro.

66'- SEFEROVIC! Cabeceamento, mais um, lado da baliza do Aves.

66'- Substituição no Aves: Entra Cláudio Tavares para o lugar de Dzwigala.

61'- Nova substituição na equipa encarnada: Sai Julian Weigl e entra Franco Cervi.

60'- Outra vez Chiquinho! Cruzamento de Grimaldo e o 19 das águias a atirar ao lado.

57'- Sucedem-se os remates do Benfica. Chiquinho atira torto e sem perigo para a baliza do Aves.

56'- Cabeceamento de Gabriel por cima da trave.

53'- Carlos Xistra foi confirmar a decisão ao VAR, viu as imagens e voltou com a decisão atrás. APENAS CARTÃO AMARELO PARA ANDRÉ ALMEIDA.

52'- CARTÃO VERMELHO PARA ANDRÉ ALMEIDA! Entrada fora de tempo do capitão encarnado sobre Mangas e Carlos Xistra mostra o vermelho direto ao lateral do Benfica.

50'- SEFEROVIC!! Grande incursão de Rúben Dias no ataque do Benfica, passe para Seferovic e remate de pé esquerdo para mais uma enorme defesa de Beunardeau!

46'- Começa a 2.ª parte na Luz e há substituição no Benfica: Sai Jota para a entrada de Vinícius.

45+3'- Intervalo! O marcador da Luz apresenta 0-1 a favor do Aves.

45+3'- QUE PERDIDA DO BENFICA! Primeiro Seferovic, depois Pizzi, e ainda Chiquinho... Remates defendidos pelo guarda-redes do Aves e bloqueados pelos defesas em cima da linha. As águias muito perto do golo!

45'- Vão jogar-se mais três minutos na 1.ª parte.

45'- Nova tentativa de Jota, desta vez muito por cima... 

43'- Remate de Jota para nova defesa de Beunardeau, que nega o golo ao jovem das águias.

40'- Cruzamento de Grimaldo e Pizzi, completamente sozinho no coração da área, atira de primeiro de forma disparatada. A bola sai muito longe do alvo.

39'- Excelente passe de Gabriel para a corrida de Jota. O '73' das águias faz uma grande recepção, segue para a baliza do Aves, mas atira por cima. Nova perdida do Benfica...

37'- ODYSSEAS DEFENDE! Perda de bola de Weigl dá origem a um contra-ataque do Aves finalizado por um remate de Yamga. Valeu a defesa do guarda-redes grego ao Benfica.

34'- CHIQUINHO! Cruzamento de Grimaldo, Jota dá um pequeno toque e Chiquinho atira para nova defesa de Beunardeau.

29'- Novamente o Benfica perto do golo!!! Primeiro Pizzi, depois Seferovic. Grande defesa de Beunardeau ao remate do suíço. A equipa encarnada a vir com tudo para cima do Aves...

28'- À TRAVE!!! Grande passe de Grimaldo para Pizzi, que tira Bruno Morais do caminho e atira ao ferro da baliza do Aves.

25'- PIZZI!!!! QUASE GOLO DO BENFICA! O médio do Benfica faz o chapéu a Beunardeau e Dzwigala corta em cima da linha!

22'- Cartão amarelo mostrado a Chiquinho.

FIQUE COM AS IMAGENS DO GOLO

20'- GOLOOOOOOOO DO AVES!!!! MOHAMMADI A SILENCIAR O ESTÁDIO DA LUZ! Incursão do avançado do Aves pelo lado direito do ataque, Ferro fica para trás, e o iraniano a fuzilar autenticamente Odysseas. Está feito o primeiro golo do jogo!

19'- Remate de Jota à entrada da área do Aves morre nas mãos de Beunardeau. Fácil para o guardião avense.

16'- Grande combinação entre Julian Weigl e Pizzi. O alemão fez a tabela e foi à linha cruzar, antes de arrancar muitos aplausos nesta jogada, que acaba por dar canto para o Benfica.

11'- Só dá Benfica na partida... O Aves limita-se a defender as investidas da equipas encarnada e a tentar sair no contra-ataque, aproveitando os erros que o Benfica possa cometer.

7'- SEFEROVIC! Cruzamento de Jota e o suíço cabeceia a bola que passa a centímetros da barra da baliza adversária.

6'- Rúben Dias isola Pizzi na direita e o '21' das águias tira o cruzamento que acaba por não criar perigo para a baliza do Aves.

5'- Canto do lado direito do ataque do Benfica e Rúben Dias a cabecear muito por cima da baliza de Beunardeau.

4'- Mais bola para o Benfica nestes primeiros minutos, como seria de esperar.

3'- Boa incursão de Jota no flanco esquerdo, a combinar com Grimaldo, mas o jovem benfiquista acaba por deixar a bola escapar e o lance perde-se pela linha final.

1'- INÍCIO DO JOGO NO ESTÁDIO DA LUZ!

0'- Entram as equipas em campo. Tudo a postos para o início da partida!

0'- Recolhem também os jogadores do Aves. É tempo para o voo da águia Vitória.

0'- Jogadores do Benfica abandonam agora o terreno de jogo e dirigem-se para os balneários. Faltam 15 minutos para o início do encontro.

0'- Sobem agora os restantes jogadores para o aquecimento.

0'- Guarda-redes de ambas as equipas já aquecem no relvado da Luz numa altura em que ainda estão bastante despidas as bancadas do estádio.

Equipas Iniciais:

Benfica: Vlachodimos; André Almeida, Rúben Dias, Ferro, e GrimaldoPizzi, Gabriel, Weigl e JotaChiquinho e Seferovic.

Suplentes do Benfica: Zlobin, Tomás Tavares, Samaris, Gedson, Caio, Cervi e Carlos Vinícus.

Desp. Aves: BeunardeauBanjaquiDzwigala, Bruno Morais e Ricardo Mangas; Rúben Oliveira, Falcão e Estrela; Kevin YamgaMohammadi e Reko.

Suplentes do Desp. Aves: Fabio Szymonek, Enzo, Miguel Tavares, Afonso Figueiredo, Bruno Lourenço e Cláudio Tavares.

Antevisão: Benfica e Aves defrontam-se esta noite, a partir das 19h00, no Estádio da Luz. Carlos Xistra é o árbitro escolhido para esta partida da 16.ª jornada da I Liga, que vai opor o primeiro e último classificados. São, no total, 36 pontos que separam as duas equipas.

O Benfica soma 42 pontos, enquanto o Aves tem apenas 6 conquistados. Ainda assim, Bruno Lage alerta para os perigos da formação orientada por Nuno Manta Santos, que "vai lutar pela vida".

O Aves vai fazer de tudo para criar dificuldades às águias, que poderão ver Julian Weigl estrear-se de vermelho e branco. O ex-Dortmund foi convocado por Bruno Lage e pode jogar o seu primeiro encontro diante dos adeptos benfiquistas.

O jogo está então marcado para as 19h00 e marca o pontapé de saída na 16:ª jornada. Fique connosco e acompanhe as emoções do encontro.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório