Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

"Trincão e Xadas são duas pérolas. O Braga pode fazer um grande encaixe"

Rui Santos conhece bem o talento que nasce na formação do Sporting de Braga e prevê uma ascensão natural para Trincão. O treinador de 43 anos garante ainda que Xadas tem tudo para se conseguir impor no plantel às ordens de Rúben Amorim.

"Trincão e Xadas são duas pérolas. O Braga pode fazer um grande encaixe"
Notícias ao Minuto

08:04 - 08/01/20 por Francisco Amaral Santos

Desporto Exclusivo

Francisco Trincão foi uma das figuras em maior destaque na categórica goleada (7-1) aplicada pelo Sporting de Braga ao Belenenses SAD , em jogo da 15.ª jornada da I Liga ocorrido no passado sábado. O avançado de 20 anos foi aposta de Rúben Amorim na estreia como treinador arsenalista e correspondeu com um golo e uma exibição de encher o olho. Para quem trabalhou com Trincão, a exibição no Jamor não surpreendeu. Pelo contrário, uma vez que se trata de uma consequência natural do trabalho desenvolvido pelo número 77 da equipa minhota. 

Rui Santos foi coordenador da formação do SC Braga e durante vários anos trabalhou com Trincão. O agora treinador de 43 anos destaca, em declarações ao Desporto ao Minuto, a qualidade do avançado português, mas garante também que Bruno Xadas, que também foi a jogo no Jamor, poderá estar perante uma janela de oportunidade para poder, de uma vez por todas, confirmar todo o potencial que lhe era apontado. 

"Como antigo coordenador da formação do Sporting de Braga, fico contente pelo Trincão e pelo Xadas. São dois produtos da formação e do nosso trabalho que foi diário. Sempre foram vistos como duas promessas pelo Sporting de Braga. Estamos a falar do Trincão que com 16 anos se estreou na equipa B e do Xadas com 19 anos também se estreou na equipa B. Nós víamos neles dois grandes talentos, juntamente com Pedro Neto, e eles souberam dar uma resposta cabal. Tanto que foram chamados às respetivas seleções jovens", começa por dizer Rui Santos. 

Trincão tem sido titular nos últimos jogos do Sporting de Braga, mas a chegada de Rúben Amorim ao comando técnico do Sporting de Braga, sucedendo a Sá Pinto, poderá também trazer mais minutos para Xadas. Rui Santos sublinha a qualidade dos dois atletas e aponta um aspeto que é comum a ambos.

"São jogadores diferentes. O Trincão tem tido mais oportunidades, até mesmo na seleção. É um jogador mais virtuoso, é muito forte no um contra um tal como mostrou no jogo contra o Belenenses SAD. O Xadas tem muita qualidade técnica e maturidade a jogar, mas só poderá ter mais confiança se tiver mais minutos de jogo. Não basta só treinar e acreditar nos jogadores, também é necessário ter a ousadia de colocá-los em jogo. O Trincão jogou a titular e, mais uma vez, deu mais uma resposta cabal que, porém, não surpreende quem o conhece bem. A qualidade no último passe é fantástica e está presente em ambos. O Xadas terá de continuar a trabalhar e a acreditar para quando chegar a oportunidade dele dar uma resposta positiva. Conheço os dois, são miúdos com grande qualidade técnica e que trabalham muito. Fazem muitos sacrifícios em prol da profissão e vão ser recompensados", explica o treinador português que também foi treinador principal da equipa B do Sporting de Braga e que ainda assumiu a equipa principal na transição da saída de Abel Ferreira e entrada de Sá Pinto  

Trincão vs Galeno 

O aparecimento de Trincão nos últimos jogos do Sporting de Braga surgiu numa altura em que Galeno, uma das grandes apostas de verão por parte do emblema minhoto, contraiu alguns problemas físicos. O brasileiro tem números significativos e Trincão está a ganhar embalagem, o que se traduz numa "boa dor de cabeça" para Rúben Amorim. 

"É uma boa dor de cabeça. Como treinador gostava de ter este tipo de dor de cabeça. São dois jogadores com enorme qualidade. O Trincão aproveitou a oportunidade motivada pela ausência do Galeno. Ele estava preparado e tem dado uma resposta muito positiva nestes últimos jogos aos quais foi chamado, nomeadamente este último no Jamor. O Xadas tem que seguir o exemplo do Trincão e tem de dar continuidade ao trabalho. Nos treinos há sempre alguma coisa para melhorar. Era isso que dizia quando estava na formação: o treino não é só para passar tempo, mas sim para melhorar e incidir em todos os aspetos", justifica.

Sp. Braga espreita (vários) milhões 

Tanto Francisco Trincão como Bruno Xadas são jogadores cujos nomes causam agitação no mercado internacional. O avançado já despertou o interesse de vários clubes italianos, ao passo que o médio esteve com um pé no AS Monaco. Para Rui Santos existe uma certeza: o Sp. Braga vai encaixar vários milhões de euros no momento em que o presidente António Salvador concordar com a saída da dupla. 

"O Trincão teve ofertas antes de começar esta época, nomeadamente de clubes italianos, mas para o presidente poderá não ter sido o montante esperado. O Xadas, recorde-se, esteve a um passo do AS Monaco e só não ficou porque não passou nos exames médicos. São dois jogadores bem posicionados no mercado, mas os passes vão influenciar, pela positiva, quando a regularidade de jogo for ainda maior. São duas pérolas com quem o Sporting de Braga poderá fazer um grande encaixe financeiro", vaticina. 

Ver esta publicação no Instagram

Excelente forma de forma de começar o ano. Que grande vitória. Muito feliz pelo golo, seguimos juntos 

Uma publicação partilhada por Trincão (@trincao77) a 4 de Jan, 2020 às 12:54 PST

Talentos a ter debaixo de olho 

Rui Santos sublinha que o Sporting de Braga está apetrechado de vários talentos na formação e destaca alguns nomes que, mais tarde ou mais cedo, podem funcionar como 'reforços' para a equipa principal às ordens de Rúben Amorim. 

Bruno Rodrigues, Eduardo Schurrle, Nuno Cunha e Edu Ribeiro são quatro jogadores que "são de Braga e que sentem a essência do clube" e em quem o treinador português vê uma qualidade "acima da média". 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório