Confederação do Desporto quer mais dinheiro para as federações

A Confederação do Desporto de Portugal (CDP) lamentou hoje o facto de o desporto "continuar a não ter a devida valorização política", referindo-se aos valores previstos no Orçamento do Estado para 2020, que espera ver corrigidos na especialidade.

A corrida de São Silvestre chega à Margem Sul. Está convidad

© iStock

Lusa
20/12/2019 09:15 ‧ 20/12/2019 por Lusa

Desporto

OE2020:

A Confederação do Desporto de Portugal (CDP) lamentou hoje o facto de o desporto "continuar a não ter a devida valorização política", referindo-se aos valores previstos no Orçamento do Estado para 2020, que espera ver corrigidos na especialidade.

"As verbas inseridas no Orçamento do Estado não são maiores do que as anteriores e as federações desportivas têm tido dificuldades. Nos anos da 'troika', muitas federações, sobretudo as maiores, perderam grande parte do financiamento que tinham e esses valores ainda estão muito longe do que tinham para o desenvolvimento desportivo dessas modalidades em 2010 e 2011", lamentou Carlos Paula Cardoso.

Em declarações à Lusa, o presidente da CDP refere-se à manutenção do montante previsto para o setor em 2020.

"As federações estão numa fase em que querem crescer, desenvolver planos, ações de formação e encontram dificuldades. Não têm verbas suficientes para poderem dar azo ao seu trabalho", completou.

O dirigente, que admitiu ter recebido um 'feedback' de "descontentamento" de várias modalidades, disse acreditar, ainda assim, no reforço dos montantes durante a discussão na especialidade.

"O orçamento está em fase embrionária, na generalidade, e depois vem a votação na especialidade. A nossa sensibilidade é que possa ser possível provocar algum acréscimo que venha ao encontro dos projetos das nossas federações", desejou.

Carlos Paula Cardoso revelou que na logo na quarta-feira a CDP pediu uma audiência aos vários grupos parlamentares para lhes dar conta das suas preocupações, aguardando agora resposta dos mesmos.

O dirigente entende ainda a CDP é o interlocutor privilegiado entre as federações e a tutela, uma vez que estas são suas associadas -- "tirando casos excecionais, as olímpicas e não olímpicas" -- e o organismo se assume como a "casa" das mesmas e o lugar "onde as coisas devem ser discutidas".

De acordo com o Orçamento do Estado para 2020, o Governo pretende aperfeiçoar os programas de preparação olímpica e paralímpica e o combate ao racismo e violência no desporto, assim como à dopagem e à manipulação de resultados, de forma a afirmar Portugal no contexto desportivo internacional.

Segundo o Relatório que acompanha a proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020), entregue na segunda-feira no parlamento, a afirmação de Portugal no contexto desportivo internacional constitui um "objetivo macro para os próximos anos".

 

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Liverpool imortaliza Diogo Jota. O detalhe em que (quase) ninguém reparou

Premier League

Liverpool imortaliza Diogo Jota. O detalhe em que (quase) ninguém reparou

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Bianchi morreu há 10 anos e Leclerc recorda-o: "Ele nunca desistia"

Fórmula 1

Bianchi morreu há 10 anos e Leclerc recorda-o: "Ele nunca desistia"

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas