Quarto portugueses estão entre os finalistas para receber os prémios Globe Soccer Awards, revelou esta quarta-feira a organização.
Fernando Santos, vencedor em 2016, concorre pela eleição de treinador do ano com Jurgen Klopp (Liverpool) e Erik ten Hag (Ajax), ele que esta tempora foi distinguido com o prémio de melhor selecionador do ano pela IFFHS.
Cristiano Ronaldo está entre os finalistas na categoria de jogador do ano com Mohamed Salah (Liverpool), Van Dijk (Liverpool) e Lionel Messi (Barcelona), numa lista de onde saiu Bernardo Silva.
João Félix, recentemente eleito Golden Boy pelo jornal Tuttosport, está nomeado para jogador revelação e enfrenta a concorrência de Jadon Sancho (Dortmund), Ansu Fati (Barcelona) e Erling Haaland (Salzburgo).
Por fim, o empresário Jorge Mendes está na lista para ser eleito o melhor agente do ano, depois de ter recebido o galardão no último ano.
Em ano de Mundial feminino, as campeãs Megan Rapinoe e Alex Morgan, dos Estados Unidos, são candidatas a melhor futebolista, numa lista que inclui a inglesa Lucy Bronze e a francesa Amandine Henry.
A gala dos Globe Soccer Awards, organizada pela associação europeia de empresários de futebol (EFAA) e a associação europeia de clubes (ECA), está marcada para o próximo dia 29 de dezembro, no Dubai.
Confira a lista dos nomeados:
Jogador do Ano: Virgil Van Dijk (Liverpool), Mo Salah (Liverpool), Ronaldo (Juventus) e Messi (Barcelona);
Jogadora do Ano: Alex Morgan (Orlando Pride), Lucy Bronze (Lyon), Megan Rapinoe (Reign FC) e Amandine Henry (Lyon);
Jogador Revelação: Félix (Atl. Madrid), Sancho (Dortmund), Ansu Fati (Barcelona) e Haaland (Salzburgo);
Clube do Ano: Ajax, Liverpool e Lyon (feminino);
Treinador do Ano: Klopp (Liverpool), ten Hag (Ajax) e Fernando Santos (Portugal);
Agente do Ano: Mino Raiola, Jorge Mendes e Federico Pastorello;
Melhor Diretor Desportivo: Abidal (Barcelona), Andrea Berta (Atl. Madrid), Igli Tare (Lazio) e Overmars (Ajax).