Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Sabe qual é a altura certa para trocar de pneus?

Certifique-se que circula em segurança. Estamos quase no inverno e, devido à chuva, é sempre importante ter os pneus em bom estado.

Sabe qual é a altura certa para trocar de pneus?
Notícias ao Minuto

09:02 - 16/12/19 por Ruben Valente

Desporto automóveis

O inverno está aí à porta e a chuva não tem dado tréguas. Como tal, para circular sempre em segurança é quase obrigatório ter pneus adequados para que não aconteça nenhum azar ou sobressalto.

Sabe quando deve mudar os seus pneus? Quanto é que podem durar? Se deve substituir dois ou os quatro? São respostas que responderemos já de seguida.

De acordo com a lei, a profundidade mínima dos sulcos da borracha do pneu é de 1,6mm. Abaixo disso arrisca-se a apanhar uma multa ou, mais grave, a ter um acidente.

Os pneus em norma podem rodar na estrada entre 35.000 ou 40.000 km, ou caso não faça muitos quilómetros com o seu automóvel, os pneus podem aguentar entre cinco a 10 anos.

Se necessitar de comprar novos pneus, saiba que pode trocar os dois do mesmo eixo, mas preferencialmente devem trocar-se os quatro. No entanto, trocar os dois é logicamente mais barato e, se optar por esta decisão mais económica, certifique-se de que os novos pneus sejam colocados no eixo traseiro (com exceção de alguns modelos). Colocando os mais recentes atrás é uma forma de ter mais estabilidade e aderência ao piso.

Tome também atenção para comprar o tamanho certo de pneus. Verifique sempre no seu Documento Único Automóvel – livrete – se os pneus que está a escolher para a sua viatura vêm referenciados.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório