Meteorologia

  • 21 JANEIRO 2020
Tempo
MIN 6º MÁX 13º

Edição

Leão vive o Natal menos alegre desde o 'annus horribilis' do sétimo lugar

Sporting regista a sua pior campanha no campeonato antes da paragem de Natal desde 2012/13, quando realizou a pior prestação da sua história na I Liga.

Leão vive o Natal menos alegre desde o 'annus horribilis' do sétimo lugar

Nesta segunda-feira, o Sporting irá disputar o seu último jogo para o campeonato em 2019, quando visitar o terreno do Santa Clara, numa partida a contar para a 14.ª jornada da I Liga.

Independentemente do resultado obtido nos Açores, uma coisa é certa: esta será a pior campanha do emblema verde e branco, antes da paragem de inverno, desde 2012/13, época na qual realizou a pior temporada da sua história, terminando o campeonato na sétima posição.

Neste momento, o conjunto de Jorge Silas (Marcel Keizer era o homem que estava ao leme no início da temporada, sendo que Leonel Pontes foi o seu substituto até à chegada do novo treinador) soma 23 pontos ao cabo das primeiras 13 rondas, pelo que, no máximo, fará 26 pontos até o início de 2020 - e isto, na eventualidade de vencer os insulares no Estádio de São Miguel.

É preciso recuarmos até 2014/15, quando Marco Silva era o treinador verde e branco, para vermos uma temporada semelhante à atual até à paragem de inverno. Nessa época, o Sporting registava 27 pontos no Natal, ao cabo de 14 jornadas, ocupando a quinta posição do campeonato.

No 'annus horribilis', que culminou na pior prestação de sempre no campeonato, os leões viveram uma época bastante atribulada, tendo chegado ao Natal na 12.ª posição com apenas 12 pontos conquistados em 13 jornadas da Liga. Pelo banco leonino passaram, nessa altura, quatro treinadores: Ricardo Sá Pinto, Oceano Cruz, Franky Vercauteren e Jesualdo Ferreira. Nenhum deles conseguiu evitar a eliminação do clube da Liga Europa e da Taça de Portugal ainda antes do final do ano civil - os leões acabaram por cair também da Taça da Liga, sendo que, nos moldes atuais da prova, com a final four a ser disputada em janeiro, teriam sido eliminados antes do final do ano.

Desde então, o Sporting realizou sempre campanhas superiores, a nível pontual, no campeonato antes da passagem do ano. Entre elas, destaque para a da temporada 2017/18, a última de Jorge Jesus no comando técnico leonino, na qual os verde e brancos fizeram 40 pontos em 16 jornadas até ao Natal, chegando ao final do ano no segundo posto da I Liga.

Temporada Posição na paragem de inverno Pontos Jornada Competições em disputa
2019/20 4.ª 23 (possibilidade de um máximo de 26) 13.ª (falta disputar a 14.ª) I Liga, Taça da Liga, Liga Europa
2018/19 3.ª 31 14.ª I Liga, Taça de Portugal, Taça da Liga, Liga Europa
2017/18 2.ª 40 16.ª I Liga, Taça de Portugal, Taça da Liga, Liga Europa
2016/17 4.ª 30 15.ª I Liga, Taça de Portugal, Taça da Liga
2015/16 2.ª 35 14.ª I Liga, Taça da Liga, Liga Europa
2014/15 5.ª 27 14.ª I Liga, Taça de Portugal, Taça da Liga, Liga Europa
2013/14 3.ª (em igualdade pontual com o 2.º e o 1.º) 33 14.ª I Liga, Taça da Liga
2012/13 12.ª 12 13.ª I Liga

Analisando a tabela, é fácil concluir que, nos últimos anos, o Sporting tem sentido dificuldades para chegar ao Natal próximo dos rivais, Benfica e FC Porto, e ainda com possibilidades reais de lutar pelo título. As exceções registaram-se na temporada em que Leonardo Jardim foi o técnico de serviço no reino do leão, assim como na primeira e terceira épocas de Jorge Jesus em Alvalade.

Em 2019/20, o emblema lisboeta voltou a fazer lembrar os piores anos do leão nesta década e, ainda mesmo antes de chegar ao final do ano, está já, num plano teórico, arredado da luta pelo tão ansiado título nacional. Um cenário recorrente, que se repete quase todos os anos, e que o Sporting espera conseguir contrariar de agora em diante.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório