Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Taiti vai receber o surf nos Jogos Olímpicos Paris2024

O Comité organizador dos Jogos Olímpicos Paris2024 oficializou hoje a escolha da ilha do Taiti, na Polinésia Francesa, para receber as provas de surf no evento, em detrimento do sudoeste de França ou da Bretanha.

Taiti vai receber o surf nos Jogos Olímpicos Paris2024
Notícias ao Minuto

12:59 - 12/12/19 por Lusa

Desporto Polinésia francesa

As provas, disputadas por 24 homens e 24 mulheres, decorrerão na cidade de Teahupoo, conhecida por 'oferecer' algumas das ondas mais potentes e que faz parte das etapas que integram o calendário do circuito mundial de surf.

Esta escolha ainda terá que ser validada pelo comité executivo do Comité Olímpico Internacional (COI), em 08 de janeiro.

"É uma surpresa muito agradável e o reconhecimento da nossa história, de devolver alguma nobreza à Polinésia, onde o surf começou", considerou o presidente da Federação de surf do Taiti, Lionel Teihotu.

Situada no oceano Pacífico sul, a 15.000 quilómetros de Paris e com uma diferença horária de 12 horas, a ilha surgia como uma das opções, em concorrência com Biarritz, Lacanau e Hossegor-Seignosse-Capbreton, e com a Bretanha (La Torche).

De acordo com o Comité Organizador, os critérios em relação ao custo e ao impacto ambiental não diferiam muito entre as candidaturas, mas "o critério desportivo" marcou a diferença, com Teahupoo a oferecer ótimas ondas no período dos Jogos.

Teahupoo será igualmente palco da competição feminina, o que poderá trazer riscos, face à magnitude das ondas, mas Lionel Teihotu assinalou que em algum momento, e por ser possível prever ondas menores, entrarão as mulheres.

"Em algum momento as vagas são menos possantes, existem meios de prever e permitir que as mulheres também surfem em Teahupoo", disse.

O comité organizador aprovou igualmente hoje a escolha da Praça da Concórdia para receber cinco desportos urbanos durante a quinzena dos Jogos: skateboard, BMX freestyle, breakdance, basquetebol 3x3 e escalada.

Os Jogos de Paris2024 estão agendados para o período entre 26 de julho e 11 de agosto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório