Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Luís Neto, a aposta que tarda em afirmar-se. Lesão tramou-o... outra vez

Central português chegou ao Sporting no verão, mas ainda não se afirmou com a camisola verde e branca.

Luís Neto, a aposta que tarda em afirmar-se. Lesão tramou-o... outra vez
Notícias ao Minuto

08:03 - 10/12/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto Sporting

Para os últimos treinadores do Sporting - desde Jorge Jesus, passando por José Peseiro, Marcel Keizer, Leonel Pontes e, agora, Jorge Silas -, Sebastián Coates e Jérémy Mathieu formam a dupla de centrais ideal no reino do leão. É assim há alguns anos e nem mesmo as mais recentes contratações para o eixo defensivo têm feito as diferentes equipas técnicas leoninas mudarem de ideias nos últimos anos.

No verão, o emblema lisboeta fez chegar Luís Neto, que se comprometeu com o clube alguns meses antes do início da temporada, quando ainda representava o Zenit mas já se encontrava em final de contrato com o conjunto russo.

Com um total de 19 internacionalizações pela Seleção Nacional, o central aterrou em Alvalade com bastante crédito, apontado como um forte candidato ao onze titular - na eventualidade de Mathieu deixar o clube, como se chegou a equacionar no final da última época - ou, pelo menos, como uma alternativa credível à dupla habitual.

Expectativas furadas

A realidade, contudo, tem-se revelado bastante diferente. Desde que veste de verde e branco, Neto realizou apenas 12 jogos oficiais e está, por isso, longe de ser uma aposta regular em Alvalade. Com Silas no comando técnico do Sporting, o ex-Zenit chegou mesmo a ser preterido por Tiago Ilori, que ganhou um lugar na equipa inicial na recente ausência de Coates, por lesão.

No primeiro jogo da temporada, que culminou na derrota (5-0) aos pés do Benfica, na Supertaça, Neto foi titular numa defesa constituída por três centrais, na companhia de Coates e Mathieu. O resultado da partida, porém, fez Keizer desistir da ideia de jogar com essa esquema tático, passando o holandês a utilizar apenas dois centrais em campo. Uma decisão que prejudicou o defesa luso, que só voltou à titularidade na estreia de Leonel Pontes, no empate (1-1) na visita ao reduto do Boavista - um cenário que se repetiu no jogo seguinte, na derrota (3-2) com o PSV, para a Liga Europa.

Lesões atrasam afirmação

Neto, contudo, voltou a 'desaparecer', ficando fora das opções em jogos da I Liga desde o encontro com os axadrezados, da quinta jornada, até ao embate com o Belenenses SAD, da 11.ª ronda - acabou por ser substituído ainda na primeira parte, devido a problemas físicos.

No último domingo, Neto voltou a viver dificuldades inesperadas. O central foi escalado por Silas na equipa titular para o encontro com o Moreirense, mas voltou a lesionar-se, e novamente durante o primeiro tempo da partida: chocou com violência com Luís Maximiano e está agora a contas com uma fractura na grelha costal com pneumotórax associado, que o afastará, pelo menos, do jogo desta quinta-feira, diante do LASK Linz.

Quando estiver apto, Neto poderá voltar a ser opção, é certo, mas está obrigado a apresentar um rendimento diferente daquele que nos tem habituado de leão ao peito - só assim poderá ser aposta regular em Alvalade.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório