Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

Leão despede-se de Alvalade com vitória e já 'cheira' o pódio

Luiz Phellype saiu do banco para marcar o golo da vitória sobre o Moreirense, que deixa o Sporting a apenas um ponto do Famalicão.

Leão despede-se de Alvalade com vitória e já 'cheira' o pódio
Notícias ao Minuto

19:38 - 08/12/19 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto I Liga

De regresso a ‘casa’, após um duplo (e agridoce) embate com o Gil Vicente, em Barcelos, o Sporting recebeu e bateu o Moreirense, por 1-0, resultado que o deixa a apenas um ponto do terceiro classificado, o Famalicão.

O avançado brasileiro Luiz Phellype, que saiu do banco aos 65 minutos, marcou, aos 70, o primeiro e único golo da noite no reduto leonino, perante um adversário que nunca mostrou capacidade de dar uma resposta à altura.

Tanto domínio tem que dar golo

Este era o último jogo do ano em Alvalade, e o Sporting fez vincar a sua intenção de dar uma ‘prenda’ aos adeptos, ao assinar uma primeira parte de bom nível, no qual não faltaram oportunidades para marcar.

Bruno Fernandes, Jesé Rodríguez e Jérémy Mathieu viram, ora a falta de pontaria, ora um Mateus Pasinato inspirado, manter o nulo no marcador. No entanto, foi Yannick Bolasie quem mais perto esteve de fazer a festa.

Logo aos 12 minutos de jogo, o internacional congolês apareceu no coração da grande área a desviar um cruzamento rasteiro de Cristian Borja para o fundo da baliza. No entanto, após recorrer ao VAR, Artur Soares Dias detetou uma posição irregular do lateral e invalidou o golo.

O lance acabou por ‘acordar’ o Moreirense, ainda que não muito. A equipa de Vítor Campelos procurou sempre a velocidade de Luther Singh, mas o sul-africano só criou perigo por uma vez, quando obrigou Luís Maximiano a uma bela defesa para manter o nulo.

Nova parte, a mesma toada

Ao intervalo, as equipas mudaram de lado, mas o domínio continuou a pertencer ao Sporting. A equipa orientada por Jorge Silas instalou-se, mais uma vez, no meio-campo adversário, e somou ocasiões perdidas atrás de ocasiões perdidas.

Foi então que, aos 65 minutos, o técnico leonino ‘sacou um coelho da cartola’. Luiz Phellype entrou para o lugar de Jesé Rodríguez – que não ficou nada satisfeito – e, cinco minutos depois, após cruzamento de Mathieu, cabeceou para o golo que desfez o nulo.

Um golo que acabaria por valer três pontos ao conjunto verde e branco, que, além de recuperar o quarto lugar – momentaneamente perdido para o Vitória SC – passa a ver o Famalicão, terceiro classificado, a apenas um ponto de distância.

Quanto ao Moreirense, continua sem saber o que é vencer fora de portas na edição 2019/20 do campeonato nacional, permanece com 14 pontos conquistados e corre o risco de perder o 12.º lugar, caso o Belenenses SAD pontue diante do FC Porto.

Momento do jogo: É verdade que Luiz Phellype não entrou bem em campo. Aliás, numa das primeiras vezes em que tocou na bola, desperdiçou o que parecia um golo ‘cantado’. No entanto, não desanimou e, aos 70 minutos, com um grande cabeceamento, desfez o nó em Alvalade.

Acompanhamento

90' - Apito final em Alvalade! O Sporting bate o Moreirense, por 1-0, graças ao golo de Luiz Phellype.

86' - Esgotam-se as substituições no Moreirense. É Nenê quem entra para o lugar de Fábio Abreu.

84' - Vítor Campelos volta a mexer. Luís Machado sai, entra Bilel.

79' - Mais uma substituição no Sporting. Rafael Camacho rende Luciano Vietto.

74' - Cartão vermelho para Iago Santos! O defesa-central brasileiro viu o segundo cartão amarelo e respetivo vermelho devido a falta cometida sobre Bolasie.

Assim foi o golo de Luiz Phellype

70' - GOOOOOOOOLOOOOOOO do Sporting! Luiz Phellype, com um cabeceamento imperial após cruzamento de Jérémy Mathieu, quebra o nulo em Alvalade.

70' - Vítor Campelos também mexe. Alex Soares entra para o lugar de Filipe Soares.

69' - O que acaba de desperdiçar Luiz PhellypeNo coração da área, o brasileiro fez um autêntico passe para as mãos de Mateus Pasinato.

66' - O Moreirense ficou a centímetros do golo! Após cruzamento de Luís Machado, Fábio Abreu cabeceou para mais uma boa defesa de Luís Maximiano.

65' - Substituição no Sporting. Luiz Phellype entra para o lugar de Jesé Rodríguez, que não gostou nada e assim o fez saber.

63' - Polémica na área do Sporting! Luís Machado cai após lance dividido com Ristovski e pede grande penalidade. Artur Soares Dias ouviu o VAR, mas nada marcou.

59' - Apreensão na área do MoreirenseMateus Pasinato saiu para desviar um cruzamento de Borja, mas, pelo meio, Iago pisou-lhe o braço. A equipa médica dos cónegos já entrou em campo.

57' - Voltou a cheirar a golo em Alvalade! Coates, de cabeça, fez a bola passar muito perto da barra.

56' - Mais um cartão amarelo. Agora é para Iago Santos, por falta sobre Mathieu.

54' - Artur Soares Dias tem o dedo no 'gatilho'. Mais um cartão amarelo, agora para Borja, por falta sobre João Aurélio.

49' - Mathieu muito perto do golo! O internacional francês cobrou um pontapé-livre que bateu com estrondo no poste da baliza à guarda de Mateus Pasinato.

46' - Já se joga a segunda parte. Cabe ao Moreirense dar o pontapé de saída.

45' - Termina a primeira parte em Alvalade. O Sporting tem estado por cima e já dispôs de várias oportunidades para marcar, mas, ao intervalo, o marcador permanece a 'zeros'.

45+5' - Mais um cartão amarelo. Agora é para Mathieu, por falta sobre Luís Machado.

40' - Mais uma oportunidade para os leões! Vietto cruza para Bruno Fernandes, que, em desequilibro, atirou por cima da baliza.

38' - Agora é Mateus Pasinato quem brilha! O guarda-redes do Moreirense tirou um golo que parecia certo a Jesé Rodríguez. No seguimento, Artur Soares Dias mostra o cartão amarelo a Steven Vitória por falta dura sobre Bruno Fernandes.

36' - Está mostrado o primeiro cartão amarelo da noite. É para Vietto, por falta atacante sobre João Aurélio.

33' - Alvalade volta a pedir penálti... Agora foi Bolasie quem pediu grande penalidade, mas sem efeito.

30' - Polémica na área do MoreirenseBruno Fernandes é derrubado por Iago e pede grande penalidade. Artur Soares Dias nada assinala.

27' - Contratempo para Jorge SilasLuís Neto teve de ser retirado de maca e deu o lugar a Sebastian Coates.

22' - Que defesa monumental de Luís Maximiano! Luther Singh arrancou rumo à baliza e rematou, mas o guarda-redes 'voou' para impedir o golo. No seguimento, o jovem embateu em Luís Neto, que ficou muito mal tratado...

20' - Esteve à vista o golo do Sporting! Após cruzamento de Doumbia, Bolasie cabeceou para uma grande defesa de Mateus Pasinato.

17' - Mais um remate do Sporting. Bolasie atrasou a bola para Bruno Fernandes, mas o remate do capitão passou muito longe do alvo.

Eis o lance do golo anulado ao Sporting

12' - Afinal ainda não há golo! Após consultar o VAR, Artur Soares Dias vislumbrou um fora de jogo de 14 centímetros de Borja e invalidou o lance.

12' - GOOOOOOOLOOOOOO do Sporting! Jérémy Mathieu, com um grande passe para Borja, 'rasgou' a defesa do Moreirense. O colombiano cruzou depois para o coração da grande área, onde apareceu Yannick Bolasie a encostar para o fundo das redes.

8' - O Sporting volta a tentar a sorte. Mathieu cobrou um pontapé-livre de muito longe e a bola passou a rasar a barra.

1' - Sporting dá o primeiro sinal de perigo! Vietto avançou pela ala direita e deixou a bola em Jesé, que tentou finalizar de calcanhar, mas a bola embateu num defesa adversário.

0' - Artur Soares Dias dá o apito inicial. Rola a bola em Alvalade no Sporting-Moreirense.

Onzes

Sporting: Luís Maximiano, Ristovski, Luís Neto, Mathieu, Borja; Doumbia, Wendel, Bruno Fernandes; Bolasie, Vietto e Jesé.

Moreirense: Mateus Pasinato; João Aurélio, Iago, Steven Vitória, Abdu Conté; Fábio Pacheco, Filipe Soares, Pedro Nuno; Luther Singh, Luís Machado e Fábio Abreu.

Antevisão

Após uma dupla jornada fora de portas diante do Gil Vicente - para o campeonato nacional e para a Taça da Liga - o Sporting regressa, este domingo, a 'casa', para defrontar o Moreirense naquele que é o último jogo em Alvalade em 2019.

A equipa orientada por Jorge Silas já sabe que, em caso de vitória, ficará a apenas um ponto da entrada no pódio, uma vez que, na véspera, o Famalicão, terceiro classificado, foi derrotado pelo Tondela.

Quanto ao Moreirense, que ainda não sabe o que é ganhar em território adversário este ano para o campeonato, procura 'matar o borrego' para se distanciar, de uma vez por todas, dos lugares de despromoção.

O Sporting-Moreirense, relativo à 13.ª jornada da I Liga, será apitado por Artur Soares, e pode acompanhá-lo, em direto, no Desporto ao Minuto, a partir das 17h30.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório