Procurar

A 'real' bandeira de xadrez está de volta à Fórmula 1 em 2020

FIA muda novamente o regulamento para a próxima temporada.

A 'real' bandeira de xadrez está de volta à Fórmula 1 em 2020

© Reuters

Ruben Valente
15/12/2019 09:07 ‧ há 5 anos por Ruben Valente

Desporto

Fórmula 1

O final de uma corrida na Fórmula 1 vai deixar de ser assinalado por um painel eletrónico e a bandeira de xadrez real voltará a ser o sinal definitivo para o término de uma prova já em 2020.

Para a temporada de 2019, a FIA tinha alterado um dos regulamentos para que um painel de luz axadrezada se tornasse o símbolo do fim de uma corrida, como resposta ao erro do Grande Prémio do Canadá, em 2018.

Na altura, uma confusão entre um funcionário e a celebridade convidada Winnie Harlow fez com que a bandeira de xadrez fosse agitada uma volta mais cedo por engano.

Contudo, no Grande Prémio do Japão deste ano, um erro no novo sistema fez com que o painel eletrónico sinalizasse o fim da corrida uma volta mais cedo, apesar de todos estarem completarem a prova na volta correta.

Nessa prova em Suzuka, as regras da F1 fizeram com que o fim da corrida tivesse que ser registado uma volta antes, o que alterou as posições de Sergio Pérez (Racing Point) e Nico Hulkenberg (Renault). O piloto mexicano ficou então em nono lugar e o alemão no décimo posto.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si