Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Revolta de Jota não bastou: As notas do Sp. Covilhã-Benfica

Jovem avançado de 20 anos aproveitou a montra da Taça da Liga para ganhar créditos com Bruno Lage e evitou derrota constrangedora na Covilhã.

Revolta de Jota não bastou: As notas do Sp. Covilhã-Benfica
Notícias ao Minuto

08:00 - 04/12/19 por Francisco Amaral Santos

Desporto Análise

O Benfica visitou o Sp. Covilhã e saiu da Beira Baixa com um empate (1-1) na 2.ª jornada da fase de grupos da Taça da Liga. A equipa de Bruno Lage, que apresentou um onze muito diferente do habitual, exibiu-se a um nível muito abaixado do favoristimo que era apontado aos encarnados e só Jota, perto do apito final, evitou uma derrota.

O atrevimento da equipa de Ricardo Soares, aliado às boas dinâmicas dos jogadores serranos, pareceu ter deixado o Benfica algo apático ao longo de toda a partida. O facto de Bruno Lage ter esgotado as alterações à hora de jogo também é sintomático de que o treinador das águias não estava a gostar daquilo que estava a ver no frio da Covilhã.

De um lado e de outros, há vários destaques a ser feitos – positivos e negativos -, mas estas são as notas que mais importam.

Figura

Jota foi o elemento em maior destaque ao longo de toda a partida. O jovem avançado do Benfica foi aposta a titular de Bruno Lage e deu uma boa resposta, tendo até apontado o único golo encarnado na partida. Para além do tento assinado, o primeiro ao serviço da equipa principal em jogos oficiais, Jota assinou vários lances interessantes, deixando em evidência que pode e deve ser mais vezes chamado por Bruno Lage.

Num jogo pouco conseguido a nível coletivo, a exibição de Jota foi das poucas coisas boas que o treinador do Benfica levou da Covilhã.

Surpresa

Adriano Castanheira é o melhor jogador do Sporting da Covilhã e ontem provou-o. Muito inteligente a ler o jogo e sempre com critério na hora de fazer circular a bola. Na primeira parte teve o golo nos pés por duas ocasiões, mas não conseguiu bater Zlobin. Na segunda parte, ficou novamente muito perto de marcar, protagonizando um belo lance que apenas foi travado pelo corte providencial de Rúben Dias. 

Claramente um jogador acima da média nesta equipa do Covilhã e que justifica outros voos, nomeadamente no principal patamar do futebol português.

Desilusão

Florentino voltou a ser titular e foi uma desilusão durante 45 minutos. Acumulou vários passes falhados e revelou-se pouco eficaz na hora de ajudar a linha defensiva a contrariar as iniciativas adversárias. Continua longe da melhor forma e ao intervalo, foi sacrificado por Bruno Lage que decidiu lançar Carlos Vinícius em jogo.

Ricardo Soares

Na antevisão da partida, Ricardo Soares deixou um aviso ao Benfica, afirmando que o Sp. Covilhã iria jogar para ganhar. Palavra dita, palavra cumprida. Os leões da serra jogaram olhos nos olhos com os encarnados e apenas a meio da segunda parte baixaram linhas, numa clara tentativa de agarrar a vitória. Acabaram por consentir o empate, ainda que este seja um resultado francamente positivo para uma equipa que milita um escalão abaixo face ao Benfica.

Bruno Lage

O calendário vai apertar e Bruno Lage aproveitou a Taça da Liga para rodar vários jogadores, fazendo descansar vários habituais titulares. A estratégia era previsível, mas os resultados obtidos devem ter deixado o treinador das águias desiludido. Jogadores como Zivkovic, Samaris, Florentino ou Gedson estiveram vários furos abaixo do nível que se exige e por isso mesmo à hora de jogo já tinha esgotado as alterações.

Rui Oliveira

A noite não foi fácil para o árbitro Rui Oliveira. Na primeira parte, o Benfica reclamou duas grandes penalidades e ambos os lances são discutíveis. Ainda assim, ressalve-se que na Taça da Liga não há recurso ao VAR. Foi mostrando vários cartões amarelos ao longo do jogo, para segurar os nívies de agressividade.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório