Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Ataque do FC Porto em alta rotação: Conceição já utilizou sete duplas

Dupla Marega-Zé Luís é a que mais golos marcou e vale quase metade dos remates certeiros dos portistas no campeonato.

Ataque do FC Porto em alta rotação: Conceição já utilizou sete duplas
Notícias ao Minuto

08:38 - 04/12/19 por Rodrigo Querido

Desporto Análise

O FC Porto tem-se apresentado, esta temporada, irrepreensível a nível defensivo, levando neste momento seis encontros caseiros sem sofrer qualquer golo, números fazem com os portistas sejam a única equipa das dez principais ligas europeias que ainda não sofreu golos em casa.

Se a consistência a nível defensivo está provada, o mesmo não se pode dizer no que toca à frente de ataque do plantel liderado por Sérgio Conceição. Apesar dos azuis e brancos terem um dos segundos melhores ataques da I Liga - 24 golos a par do Famalicão -, a verdade é que o técnico portista ainda não encontrou a fórmula certa no que toca à dupla de ataque.

Esta época, Conceição tem apostado mais num esquema de 4x4x2 e, por isso, têm sido vários os jogadores experimentados na frente de ataque dos dragões. Foram sete as duplas de atacantes que o técnico portista já utilizou esta temporada, ao contrário do que acontecia na época passada.

Em 2018/19, Conceição apostou regularmente na dupla Marega-Soares, aposta que se revelou bastante prolífica: o maliano apontou 21 golos e o brasileiro 22, o que se traduziu num total de 43 golos.

Esta época os inseparáveis são... Marega e Zé Luís. A nova dupla formada pelo maliano e pelo cabo-verdiano conta com 11 golos marcados no campeonato, valendo quase metade dos remates certeiros dos portistas no decorrer desta competição, sendo que aquela que foi utilizada em mais ocasiões por Sérgio Conceição - Marcano, Luis Díaz e Alex Telles são os jogadores mais perto desta dupla. Zé Luís leva sete golos na I Liga (mais um no apuramento para a Liga dos Campeões), o maliano vai em quatro no campeonato e um na Taça de Portugal.

No lado oposto a Marega-Zé Luís estão Corona e Soares. Os dois foram utilizados juntos num jogo da Liga Europa frente ao Rangers e nenhum deles marcou nesse encontro. A esta dupla segue-se outra em que o brasileiro se junta a Fábio Silva. Os dois contam com sete golos em todas as competições, mas apenas dois no campeonato.

Zé Luís é o melhor marcador, mas não joga a titular na Liga desde setembro

Apesar desta elevada rotação no que toca à frente de ataque, há um número positivo que salta à vista. Todos os avançados do FC Porto já marcaram na presente temporada, sendo que Zé Luís, Marega, Soares, Fábio Silva e Aboubakar somam 22 golos, mais de metade do total da equipa.

O cabo verdiano é mesmo o melhor marcador de toda a equipa com oito remates certeiros divididos entre a Liga (7) e o golo na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões frente ao Krasnodar. Seguem-se Marega com cinco, Soares com quatro, Fábio Silva com três e Aboubakar com dois.

Ainda assim, há um dado a destacar no que toca a Zé Luís. O avançado, de 28 anos, regressou na segunda-feira aos golos com uma fantástica bicicleta na vitória sobre o Paços de Ferreira. Depois de um arranque prometedor, com cinco golos em três jogos - Kransnodar, Vitória de Setúbal e Benfica - o avançado voltou a marcar em apenas mais duas ocasiões, sendo que a última tinha sido a 22 de setembro no jogo da sexta jornada da Liga frente ao Santa Clara.

Outro dado está relacionado com o estatuto de utilização. Zé Luís não é titular no campeonato desde a partida com o Rio Ave a 29 de setembro, sendo que a última vez em que esteve entre os 11 eleitos de Sérgio Conceição foi no jogo de 24 de outubro com o Rangers para a fase de grupos da Liga Europa.

Desde essa data que o cabo-verdiano que tem entrado vindo do banco de suplentes, sendo que no encontro de segunda-feira com o Paços de Ferreira até nem constava da ficha de jogo, mas uma indisposição de Fábio Silva antes da partida obrigou Sérgio Conceição a chamá-lo aos 18 eleitos. Zé Luís correspondeu com um golaço que sentenciou a partida.

Golos apontados: I Liga Taça de Portugal Liga dos Campeões Liga Europa Total
Moussa Marega 4 1 0 0 5
Zé Luís 7 0 1 0 8
Tiquinho Soares 1 1 0 2 4
Fábio Silva 1 2 0 0 3
Vicent Aboubakar 0 0 0 2 2

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório