Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Rui Coimbra confia em Portugal campeão do Mundo de futebold de praia

Rui Coimbra confia que Portugal vai ser campeão do Mundo de futebol de praia, esperando superioridade sobre o Japão e acreditando que o campeão da Europa pode voltar a vencer Rússia ou Itália numa hipotética final.

Rui Coimbra confia em Portugal campeão do Mundo de futebold de praia
Notícias ao Minuto

17:44 - 29/11/19 por Lusa

Desporto Futebol de praia

"Temos é de pensar em nós primeiro, passar a meia-final com o Japão e depois conseguir ganhar ao adversário que nos calhar. Recentemente, defrontámos ambas no Campeonato da Europa, que vencemos, e ganhámos-lhes. Se formos à final, queremos repetir", vincou, em declarações à Lusa.

Quando no sábado encontrar o Japão, Portugal já sabe o resultado da outra meia-final em Assunção: os lusos perseguem o terceiro cetro, depois dos êxitos de 2001 e 2015, o segundo já sob os auspícios da FIFA.

"Sabemos que o Japão é uma grande equipa, mas nós também. Vai ser um jogo difícil, mas queremos ganhar, porque desejamos estar presentes mais uma vez na final do campeonato do Mundo e repetir a glória de 2015", vincou o atleta de 33 anos, ciente de que "o favoritismo é para provar em campo".

Os nipónicos têm como melhor registo em Mundiais os quartos lugares de 2000 e 2005, contudo Rui Coimbra recorda que "nesta fase não há equipas ideais".

"Qualquer dos quatro pode conquistar o Mundial e não há como escolher adversários numa fase tão avançada. Sabemos que é um rival muito difícil, porém temos as nossas armas para ganhar", assegurou.

A Rússia soma dois títulos, em 2011 e 2013, e foi terceira em 2015, enquanto a Itália foi segunda em 2008, derrotada na final pelo Brasil por 5-3, terceira em 1996 e quarta em 1995, 2004 e nas duas últimas edições (2015 e 2017).

Rui Coimbra lembrou que o Japão "foi a única equipa a vencer todos os jogos" até ao momento no Paraguai, pelo que "só por aí se vê o seu poderio, apesar de não estar tão habituado a uma fase tão avançada" nesta competição.

"A formação atual está muito bem preparada, é muito forte", avisou.

O triunfo luso no embate mais recente, por 4-2, em agosto, no mundialito da Nazaré, foi relevado, recordando o futebolista que "o contexto é diferente, a motivação é outra e a competição completamente distinta".

O 'fixo' da seleção elegeu o "grande espírito de amizade e camaradagem" no grupo como o maior trunfo da "família" que é Portugal, realçando ainda a "grande qualidade dos jogadores".

Rui Coimbra entende que a prova lhe está a "correr bem, com boas exibições e alguns golos", no entanto realça que "isso só tem valor se Portugal vencer no final".

"Nunca escondemos que sermos Campeões do Mundo era uma das nossas prioridades. Acreditamos e sabemos o nosso valor. Também sabemos que vai ser muito difícil. Os adversários são muito fortes, estamos cientes das dificuldades, contudo estamos confiantes de que podemos fazer um bom mundial e finalizar com o título", concluiu.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório