Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Clubes italianos unidos contra o racismo: "Envergonha-nos a todos"

Carta aberta assinada pelos 20 clubes da Serie A avisa que "não há mais tempo a perder".

Clubes italianos unidos contra o racismo: "Envergonha-nos a todos"
Notícias ao Minuto

15:25 - 29/11/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto Serie A

Os 20 clubes que disputam a Serie A divulgaram, esta sexta-feira, uma carta aberta conjunta, na qual pedem o ponto final nos casos de racismo que têm vindo a assolar o futebol italiano, e que já afetou jogadores como Romelu Lukaku, Mario Balotelli ou Kalidou Koulibaly.

Atalanta, Bologna, Brescia, Cagliari, Fiorentina, Génova, Hellas Verona, Inter de Milão, Juventus, Lazio, Lecce, AC Milan, Nápoles, Parma, AS Roma, Sampdoria, Sassuolo, SPAL, Torino e Udinese reconhecem que este se trata de "um problema grave", que terá de ser seriamente combatido.

"Imagens de jogadores a serem alvo de abusos racistas no futebol italiano foram visualizadas e discutidas em todo o mundo esta temporada, e isso envergonha-nos a todos. Ninguém deveria ser sujeito a abusos racistas, dentro ou fora do futebol, e não podemos ficar calados ou esperar que desapareça de forma mágica", pode ler-se.

"Conduzidos pelos clubes, diálogos positivos têm vindo a decorrer com a Serie A, Federação e peritos internacionais sobre como atacar e erradicar esta questão do desporto. Nós, os clubes subscritores, estamos unidos pelo nosso desejo por uma série mudança, e a Serie A comunicou a sua intenção de liderar a caminhada, ao levar a cabo uma compreensiva e robusta política anti-racismo, novas leis mais rígidas e um plano para educar aqueles que disputam o desporto", acrescenta.

A terminar, os clubes atiram: "Não há mais tempo a perder. Temos de agir rapidamente, objetivamente e com união, e pedimo-vos, adeptos, que nos apoiem nesta missão de importância vital".

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório