Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

'Calculadora UEFA': As contas do apuramento das equipas portuguesas

Benfica, na Champions, FC Porto, Sporting, Sp. Braga e Vitória SC, na Liga Europa, mantêm possibilidades de apuramento nas competições europeias.

'Calculadora UEFA': As contas do apuramento das equipas portuguesas
Notícias ao Minuto

08:05 - 26/11/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto UEFA

A Liga dos Campeões e a Liga Europa estão de volta esta semana, numa altura em que se irá disputar a quinta jornada da fase de grupos de ambas as provas e as equipas portuguesas, apesar de com missões complicadas, mantêm todas possibilidades de apuramento.

Mas façamos as contas:

Benfica - Liga dos Campeões

Os encarnados serão os primeiros a entrar em ação nesta ronda europeia, com uma visita ao reduto do RB Leipzig, agendada para esta quarta-feira.

À entrada para esta jornada, a equipa orientada por Bruno Lage ocupa a quarta e última posição do grupo G da Champions, com apenas três pontos conquistados.

As águias estão somente a um ponto do Zenit, que ocupa a terceira posição do grupo, que garante o acesso aos 16 avos de final da Liga Europa. Na última ronda, o Benfica irá receber os russos, numa partida que se poderá revelar decisiva para as aspirações do clube português nas competições europeias.

Para se apurar para os oitavos de final da Champions, o Benfica está obrigado a derrotar o RB Leipzig, em território alemão, na quarta-feira. Um triunfo perante os germânicos, porém, pode não ser suficiente para o único representante luso na competição garantir a qualificação.

Isto porque, na eventualidade de o Lyon vencer o Zenit, também na quarta-feira, os encarnados ficarão em muito maus lençóis, a quatro pontos dos franceses e a três do RB Leipzig - o conjunto português poderia, desde logo, ficar eliminado com essa combinação de resultados, dependendo do saldo do confronto direto com os alemães ou, em caso de empate nesse critério, da diferença entre golos marcados e sofridos pelas duas equipas.

Notícias ao MinutoBenfica tem missão complicada na Champions© Reuters

FC Porto - Liga Europa

À semelhança do rival, o FC Porto ocupa o último posto do grupo G, neste caso, da Liga Europa. Os dragões somam uns dececionantes quatro pontos na presente campanha europeia, mas mantêm boas possibilidades de apuramento para a próxima fase.

Na quinta-feira, os pupilos de Sérgio Conceição irão à Suíça defrontar o Young Boys, que ocupa a primeira posição com sete pontos, e é imperativo vencer para igualar, pelo menos, a formação helvética. No outro jogo do grupo, Rangers (7 pontos) e Feyenoord (4 pontos) irão protagonizar um confronto de grande interesse para as contas do FC Porto.

Isto porque, em caso de derrota, o conjunto azul e branco poderá ser eliminado já esta quinta-feira se, simultaneamente, o Rangers vencer a formação holandesa.

Notícias ao MinutoFC Porto mantém esperanças de apuramento na Liga Europa© Reuters

Sporting  - Liga Europa

Os leões estão lançados para o apuramento para os 16 avos de final, mais não seja porque lideram de forma isolada o grupo D, com 9 pontos conquistados nos primeiros quatro jogos desta Liga Europa.

Nesta quinta-feira, a equipa comandada por Silas recebe o PSV - adversário contra o qual somou a sua única derrota na prova em 2019/20 -, numa partida na qual poderá assegurar não só a qualificação para a próxima fase, como o primeiro lugar do grupo.

Notícias ao MinutoSporting lidera o seu grupo na Liga Europa© Reuters

Para que isso aconteça, o emblema lisboeta necessita de vencer o conjunto holandês e esperar que o Rosenborg, que ainda não somou qualquer ponto nesta fase de grupos, bata o LASK Linz. Esta combinação de resultados deixaria o Sporting com 12 pontos, mais cinco que os austríacos e que o PSV, quando faltaria somente uma jornada por disputar.

Sporting de Braga - Liga Europa

Tal como acontece com o conjunto de Alvalade, o Sporting de Braga lidera o seu grupo, com dez pontos, mais um que o Wolverhampton.

De forma a garantirem o apuramento já nesta quinta-feira, os minhotos necessitam apenas de pontuar na receção à equipa de Nuno Espírito Santo. Em caso de derrota, o conjunto de Ricardo Sá Pinto ficaria automaticamente qualificado na eventualidade de o Slovan Bratislava perder pontos com o já eliminado Besiktas, que segue a zeros e na última posição deste grupo K.

Notícias ao MinutoSporting de Braga está a um pequeno 'passo' do apuramento© Reuters

Caso os arsenalistas percam com o Wolves e o os eslovacos vençam na Turquia, porém, o Sp. Braga teria de disputar o acesso aos 16 avos de final na última jornada, na visita ao reduto do Slovan Bratislava, que se colocaria a somente a três pontos da equipa portuguesa e, por isso, com possibilidades de seguir em frente na prova.

Vitória SC - Liga Europa

De todas as equipas portuguesas ainda em prova nas competições da UEFA, o Vitória SC é a que terá a missão mais complicada para garantir a qualificação.

Ao dia de hoje, o emblema de Guimarães ocupa a quarta e última posição do grupo F, com apenas um ponto somado. O Arsenal lidera com dez, ao passo que Standard LiègeEintracht Frankfurt registam seis pontos.

Na quinta-feira, os pupilos de Ivo Vieira irão receber o conjunto belga, numa partida em que estão obrigados a vencer para manterem as esperanças de seguir em prova. Qualquer outro resultado na receção ao Standard Liège 'atira' os minhotos para fora desta Liga Europa.

De salientar ainda que, mesmo vencendo o seu encontro, o Vitória SC será eliminado caso, no outro jogo do grupo, o Frankfurt derrote o Arsenal em Londres.

Notícias ao MinutoVitória SC está obrigado a vencer nesta quinta-feira© Reuters

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório