Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

"A Libertadores é o expoente máximo. Temos muita confiança na vitória"

Jorge Jesus marcou presença na conferência de imprensa de antevisão do River Plate-Flamengo.

"A Libertadores é o expoente máximo. Temos muita confiança na vitória"
Notícias ao Minuto

22:31 - 22/11/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto Jorge Jesus

Jorge Jesus falou esta noite aos jornalistas na conferência de imprensa de antevisão da final da Taça Libertadores, que será disputada este sábado entre River Plate e Flamengo.

Pensava em chegar à final da Libertadores quando chegou ao Brasil? Ainda ontem a minha equipa técnica falou sobre isso. No dia em que decidi vir para o Flamengo, disse para prepararem as malas porque nós íamos ser finalistas da Libertadores. Já viemos para o Brasil com essa ideia. Temos muita confiança, apesar de o rival ser muito forte e ter mais experiência nesta competição do que nós. Mas isso não nos assusta, acreditamos no que somos capazes de fazer.

Confiante para a final? Estou a sentir a responsabilidade e o prestígio que tem a Libertadores. Um pouco semelhante à Champions na Europa. Dei uns passos à frente porque cheguei à final, na Champions estive lá próximo, mas nunca joguei a final. Queremos jogar com paixão e prazer, antes da responsabilidade. Queremos dar qualidade ao jogo e é isso que vamos tentar fazer amanhã. O que nos move é a nossa confiança para o jogo.

Libertadores preenche a lacuna da Champions no palmarés? São os dois troféus máximos de clubes nos seus continentes. O meu sonho era este, vir para um continente e poder vencer a Libertadores. Temos outro objetivo muito importante, o campeonato, e nunca coloquei nenhum à frente do outro, ao contrário dos adeptos, que dão mais importância à Libertadores. Ainda temos muitos passos que dar em frente.

Jogo mais importante da carreira e permanência no Flamengo: Quando chegas a uma final da Libertadores... todos os momentos são importantes. A Libertadores é o expoente máximo neste continente. Depois de a conquistar terei as mesmas responsabilidades. Depois deste troféu, certamente virão outros tão importantes. Tenho contrato com o Flamengo até junho.

Comparação entre River Plate e Flamengo: As duas equipas são parecidas em termos ofensivos. Defensivamente, são o oposto.

Onze para o jogo: A equipa que vamos lançar no jogo é a mesma que temos vindo a utilizar. Desde o Diego Alves até ao Arrascaeta, passando pelo Rafinha, pelo Caio, o Pablo e o Filipe Luís, assim como o Gerson e o Arão. O capitão de equipa, Éverton Ribeiro, o Gabigol e o Bruno Henrique. Não há muito a esconder quando sentes que este é o onze que dá mais segurança. Numa final, um treinador não vai inventar nada.

André Carrillo: Conheço muito bem, trabalhou comigo no Sporting e levei-o para a Arábia Saudita, onde é o melhor jogador. Ele terá o seu futuro e eu o meu. Gostei muito de trabalhar com ele, é muito profissional. É um bom exemplo para todos os jovens do Peru.

River Plate entre as melhores equipas do mundo? Eu não sabia que ia jogar com o River. O Flamengo é o maior clube do mundo, não desportivamente, esse é o Real Madrid. Mas falando da sua dimensão, dos adeptos... o Flamengo é o melhor do mundo.

Trabalho desenvolvido durante a semana: Os jogadores e os treinadores crescem com os problemas que vão tendo diariamente. A aprendizagem do Gabigol surgiu com os erros que cometeu antes. É sempre assim, também comigo, que sou treinador. Todos os jogadores passam por um crescimento técnico e sentimental.

Técnica ou fator psicológico, qual o mais importante? A componente emocional está em todos os jogos, ainda mais nas finais, pois há mais emoção e ansiedade. As equipas que são mais experientes são as que já passaram por esta situação mais que uma vez, como o River Plate. A emoção é um conhecimento da experiência que podes ter ao longo da carreira, mas também se trabalha e também se treina. À frente da emoção, temos outros interesses que são muito mais fortes, como o prazer de jogar bem, à Flamengo. A emoção não nos atrapalha.

Éverton Ribeiro como capitão: Ele anda há meses com uma dor, mas já está melhor. Há um compromisso muito grande de todos os jogadores em prol dos interesses do clube, como é o caso do Éverton. Mas ele esteve sempre disposto a sacrificar-se pela equipa. Se não podia jogar os 90 minutos, jogava 50 ou aquilo que pudesse. Agora, o seu problema está completamente solucionado. Isto mostra o carácter dele, ele tem de ser o exemplo. A imagem do capitão é a imagem da equipa.

O plantel do Flamengo chega para vencer esta final? Fisicamente posso dizer que sim, não temos um único jogador lesionado. Quanto ao resto, como o cansaço emocional e psicológico, ou os comportamentos técnicos e táticos... Se estás numa final da Libertadores, é porque tens essas componentes desenvolvidas. Tanto o River Plate como o Flamengo. Ao chegarem a estes momentos, as duas equipas estão no máximo das suas faculdades.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório