Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

"Tal como Éder Militão, Gustavo Henrique está talhado para a Europa"

Central de 26 anos do Santos é cobiçado em Portugal, mas o FC Porto já se colocou fora da corrida.

"Tal como Éder Militão, Gustavo Henrique está talhado para a Europa"
Notícias ao Minuto

06:33 - 20/11/19 por Ruben Valente

Desporto Dorival Júnior

Gustavo Henrique tem sido apontado como eventual reforço de FC Porto ou Sporting nos últimos dias. O defesa do Santos está em final de contrato e o presidente do emblema brasileiro afirmou que estava tudo encaminhado para uma transferência para o Dragão, algo que já foi negado pelo clube azul e branco. 

Francisco J. Marques desmentiu, de forma categórica, que o FC Porto esteja interessado em Gustavo Henrique e garantiu que o emblema portista não precisa de ir ao mercado contratar defesas centrais. 

Ainda assim, o Desporto ao Minuto quis perceber qual o percurso e quais as qualidades de Gustavo Henrique.  Ninguém melhor do que Dorival Jr., experiente treinador brasileiro, que já passou por clubes como Santos, Flamengo, Palmeiras ou São Paulo para nos falar sobre o central que fez toda a sua carreira no ‘peixe’.

Dorival Jr. treinou-o durante duas épocas e meia, de 2015 a 2017, e teceu-lhe rasgados elogios. Na sua opinião, são vários os pontos fortes de Gustavo Henrique, a adaptação à Europa não será um problema.

Como descreve Gustavo Henrique aos adeptos portugueses?

É um jogador que tem uma leitura e visão de jogo muito interessante. Posiciona-se muito bem devido à sua percepção sobre o jogo. Tem boa técnica, sabe sair com bola, é capaz de fazer ótimos passes. Bom jogo aéreo e não tem problema nenhum em jogar do lado direito ou do lado esquerdo. Acredito que seja um dos centrais mais promissores do país. Está a manter uma regularidade muito boa, já é titular no Santos aproximadamente desde 2015. Teve apenas uma lesão, mas isso fez com que ele regressasse nas melhores condições. Hoje vejo-o como um dos jogadores mais seguros na sua posição aqui no Brasil.

Não ter jogado na Europa pode atrapalhar a sua adaptação?

Eu não vejo isso. Inclusive, como eu treinei o São Paulo, perguntaram-me o mesmo pelo Éder Militão antes dele ir para o FC Porto, no ano passado, e eu disse que poderiam ficar calmos. Tanto o Militão como agora o Gustavo Henrique são jogadores talhados para a Europa e preparados para uma adaptação muito rápida.

Notícias ao MinutoGustavo Henrique ao serviço do Santos© Getty Images

Consegue-nos destacar três pontos fortes do Gustavo Henrique?

Primeiro, a leitura de jogo que é impressionante e que o faz estar sempre muito bem posicionado. Tem também uma boa qualidade de passe, que o diferencia da maioria dos centrais. Por fim, o jogo aéreo na sua área defensiva, e também ofensivamente. Ele tem pelo seu posicionamento, postura e altura um bom jogo aéreo.

E a maior fraqueza?

Acho que depende muito do defesa central que esteja ao seu lado. Ele adapta-se muito bem a qualquer lado. Mas pela altura dele, o Gustavo não é um jogador assim tão rápido. No entanto, com a leitura de jogo ele consegue inibir muitas jogadas adversárias. Talvez a velocidade no mano a mano, a velocidade num espaço curto, não seja um ponto tão forte. Mas como disse, com a sua leitura de jogo ele consegue colmatar essa falta de velocidade. É um jogador muito equilibrado.

[Notícia atualizada às 09h32]

Fique com um vídeo com alguns dos melhores lances de Gustavo Henrique em 2019

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório