Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Eduardo é o 'motor' de confiança de Silas no meio-campo dos leões

Médio esteve presente em todos os jogos desde que o antigo futebolista assumiu o comando técnico dos verde e brancos.

Eduardo é o 'motor' de confiança de Silas no meio-campo dos leões
Notícias ao Minuto

08:03 - 18/11/19 por Rodrigo Querido

Desporto Sporting

Costuma dizer-se que qualquer treinador precisa de um jogador da sua confiança no relvado, e Silas parece já ter encontrado o seu no Sporting. E desengane-se o leitor se pensa que é o capitão Bruno Fernandes. Trata-se, sim, de Eduardo Henrique, jogador que esta época chegou a Alvalade.

O médio brasileiro é um velho conhecido de Silas. Os dois cruzaram-se na época passada no Belenenses SAD, sendo que o agora camisola 5 dos leões era uma das pedras basilares na estratégia dos azuis.

“Silas é muito exigente, trabalha para controlarmos o jogo. Estamos muito animados e esperamos ter sequência com o trabalho dele. Sinto-me mais confiante, pois o treinador sabe onde posso render mais”, confessou o médio poucos dias depois de Silas ter sido apresentado em Alvalade.

O ex-Internacional de Porto Alegre chegou a Lisboa a pedido do técnico, de 43 anos, e realizou 29 jogos pelo Belenenses SAD ao longo dos quais apontou 2 golos, sendo um dos jogadores mais importantes para a boa época que o clube fez no ano passado.

Capaz tecnicamente e também fisicamente, Eduardo Henrique chegou este verão ao clube de Alvalade para ocupar a posição 6 que tinha sido ocupada por Gudelj na época anterior. No xadrez dos leões, assume-se como um autêntico todo-o-terreno que pode fazer duas a três posições no meio campo leonino.

Para além de ajudar nas tarefas defensivas, o brasileiro tem excelente capacidade de transporte de bola, sendo um dos jogadores com maior percentagem de passe certos em todo o plantel.

Apesar de ser um jogador fiável, e uma alternativa válida no meio-campo, a verdade é que no início da temporada teve pouco tempo de utilização com Marcel Keizer. Foi titular na jornada inaugural do campeonato, no empate na Madeira com o Marítimo, mas nos restantes jogos do holandês enquanto técnico dos leões nunca mais entrou no onze, tendo entrado sempre nos minutos finais das partidas.

Notícias ao MinutoEduardo Henrique chegou esta temporada a Alvalade© Reprodução Sporting

No entanto, a chegada de Silas ao comando técnico dos leões mudou a sua situação, sendo mesmo um dos cinco jogadores que estiveram presentes nas nove partidas que o antigo futebolista já cumpriu ao serviço do clube de Alvalade – os outros são Bruno Fernandes, Doumbia, Bolasie e Vietto.

O médio foi titular logo no jogo de estreia da nova equipa técnica, frente ao Desportivo das Aves, e revelou-se um dos elementos mais interventivos na manobra ofensiva (e defensiva) do conjunto verde e branco.

Logo após o encontro, Silas aproveitou para elogiar o seu atleta, que surpreendeu também no capítulo do passe nesse encontro. "Conheço muito bem o Edu. Sabia que ele ia render”, afirmou Silas após a vitória na Vila das Aves. E a verdade é que o técnico não se desfez do brasileiro em nenhum jogos que já cumpriu no Sporting e o jogador soube retribuir a aposta.

Nos nove jogos que já cumpriu sob o comando técnico de Silas no Sporting, Eduardo Henrique apresenta uma percentagem de passes certos superior a 80 por cento em quase todos os jogos realizados, sendo o encontro na última jornada do campeonato frente ao Belenenses SAD o único em que não atingiu essa meta.

Em termos de minutos de jogo, o médio é mesmo um dos mais utilizados por Jorge Silas. Foi titular em seis das nove partidas e suplente utilizado nas outras três, tendo sido admoestado com apenas três cartões amarelos.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório