Powered bySolverde
Disclaimer

Luxemburgo-Portugal: Apuramento à vista junto de mar de portugueses

Seleção Nacional tenta, este domingo, confirmar a presença na fase final do Euro 2020.

Fernando Santos identificou os dois principais problemas de Portugal

© Reuters

Notícias Ao Minuto
17/11/2019 07:43 ‧ 17/11/2019 por Notícias Ao Minuto

Desporto

Apuramento Euro'2020

Portugal cumpre, este domingo, diante do Luxemburgo o último jogo da fase de apuramento para o Campeonato da Europa de 2020. A receita para garantir a presença direta na fase final desta competição é fácil: é preciso vencer.

Depois da goleada frente à Lituânia, a Seleção Nacional colocou-se a apenas uma vitória de conseguir a tão desejada oitava presença em fases finais de Europeus de futebol, sétima de forma consecutiva.

Se vencer no Luxemburgo, Portugal confirma definitivamente o segundo lugar do grupo e pode fazer a festa da qualificação. Em caso de empate ou de uma (surpreendente) derrota, a Seleção Nacional pode igualmente chegar ao apuramento, mas para isso a Sérvia não pode vencer em Belgrado a Ucrânia, num encontro que vai decorrer à mesma hora (14h00, hora de Lisboa).

Ainda assim, pelo histórico de confrontos entre as duas equipas, é pouco provável que a equipa liderada por Fernando Santos não garanta a presença na fase final do Euro’2020, apesar das condições climatéricas adversas e do mau estado em que se apresenta o relvado do Stade Josy Barthel.

Seleção Nacional disputa este domingo o quarto jogo oficial no Luxemburgo, onde apenas perdeu uma vez, nos anos 60 do século passado, num encontro que marcou a estreia de Eusébio com a camisola da equipa das quinas.

O último confronto oficial em casa dos luxemburgueses aconteceu em setembro de 2012, no apuramento para o Campeonato do Mundo de 2014, com uma vitória 'suada' por 2-1, num encontro em que a equipa da casa chegou a estar a vencer.

Na antevisão ao encontro, Fernando Santos desvalorizou o facto de Seleção Nacional poder jogar debaixo de graus negativos e com um relvado em más condições, e disse que Portugal tem de se focar na estratégia para o encontro, ganhar e marcar presença no Europeu do próximo ano.

Por outro lado, Luc Holtz afirmou que vai "tentar complicar ao máximo" a tarefa de Portugal e garantiu que o Luxemburgo não quer ficar na história como a equipa que sofreu o golo 100 de Ronaldo.

Treinadores em discurso direto 

Luc Holtz

Jogo: Se o Luxemburgo vencer Portugal, uma das melhores equipas do mundo, será um grande feito. Há pessoas no país que ficarão tristes, já que existe uma grande comunidade portuguesa. Sabemos da qualidade do nosso adversário, mas vamos tentar complicar ao máximo, como fizemos com a Ucrânia e Sérvia

Ronaldo: Ele sente espaços como poucos jogadores e pode marcar quando quiser. Com a maturidade que tem, pode fazer a diferença a qualquer momento. Quando o seu treinador na Juventus o tira num jogo, provavelmente, terá os seus motivos, mas mesmo com 80% de suas capacidades Ronaldo ainda pode decidir sozinho uma partida,

Relvado: Estive hoje a ver o campo e posso dizer que está em melhores condições do que nos últimos dias. Não posso garantir nada. Acho que não vai estar num ótimo estado, mas estará de certeza num estado aceitável.

Fernando Santos

O que espera do Luxemburgo: Vai jogar o jogo pelo jogo. O que observámos é que nos jogos em casa vai procurar colocar as suas armas em campo. Mas nós temos de nos focar no que temos de fazer e no nosso plano de jogo. Se fizermos isso da melhor forma, vamos estar apurados para o Euro’2020.

Mudanças: Só fizemos um jogo ainda. Não fizemos mudanças. Entendi que 11 jogadores que entraram eram os melhores para aquele jogo. Agora… Podem haver alterações, mas como tenho dito é que aqui não há titulares. São 23 ou 24 jogadores que aqui estão que podem ser titulares. O treinador pensa de uma maneira para um jogo e pode pensar de outra para outro jogo.

Frio e relvado: O adversário é o Luxemburgo. O resto não são adversários, são contingências do jogo. Como dizia o Bernardo, não podemos arranjar uma série de fatores como desculpa. O importante é estarmos focados em nós e no que podemos fazer. Se fizermos isso, acredito que a nossa qualidade irá fazer a diferença.

Últimos resultados

Luxemburgo: D-D-D-D-E

Portugal: V-D-V-V-V 

Últimos onzes

Luxemburgo: Anthony Moris, Laurent JansMaxime Chanot, Dirk Carlson, Tim Hall, Lars GersonVicent Thill, Chris Philipps, Olivier ThillGerson Rodrigues e Maurice Deville.

Portugal: Rui Patrício, Ricardo Pereira, José Fonte, Rúben Dias, Mário Rui, Rúben Neves, Pizzi, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Gonçalo Paciência e Cristiano Ronaldo.

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Robert Plant, vocalista dos Led Zeppelin, reage à morte de Diogo Jota

Diogo Jota ,Led Zeppelin

Robert Plant, vocalista dos Led Zeppelin, reage à morte de Diogo Jota

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Jean Todt pede "mais ações para prevenir tragédias" como a de Diogo Jota

Diogo Jota

Jean Todt pede "mais ações para prevenir tragédias" como a de Diogo Jota

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas