Após 11 jornadas de campeonato decorridas, o Benfica lidera a classificação na I Liga, com 30 pontos, mais dois do que o segundo posicionado, o FC Porto.
Todavia, importa agora analisar outra variante do jogo: o capítulo disciplinar.
O leitor tem ideia de quem é a equipa mais indisciplinada da I Liga? O jogador mais castigado pelos árbitros? E dos três 'grandes' quem prevarica mais a nível global e individual? E, passamos ainda em revista, os clubes que recebem ou provocam maior número de grandes penalidades.
Na Luz mora a 'disciplina' que no Bessa deixa, e muito, a desejar
Ao cabo de 11 jornadas decorridas, o Boavista é a equipa que mais cartões amarelos recebeu (40), em oposição a um Benfica que está no quadro de honra dos clubes mais bem comportados (18 amarelos). Nesta tabela da 'febre amarela', o Marítimo ocupa o segundo lugar (32), seguido de Sp. Braga, Sporting, Vitória FC e Famalicão (31).
Todavia, no que diz respeito aos cartões vermelhos, a classificação tem um líder incontestado: o Paços de Ferreira. Os castores já viram por quatro ocasiões jogadores da sua equipa saírem do terreno de jogo antes da hora estipulada, sendo que o Santa Clara é a equipa mais 'civilizada' no relvado, desconhecendo ainda o significado da cor desse cartão.
Entre os três 'grandes' é o Sporting quem mais 'avermelhado' já esteve (por duas ocasiões), em contrapartida de um Benfica e FC Porto que apenas foram admoestados por uma ocasião.
Águias têm nota alta no comportamento, mas há uma exceção à regra
Tal como vimos anteriormente, o Benfica é a equipa que menos amarelos recebeu nas primeiras 11 jornadas de campeonato, porém Adel Taarabt é o jogador que mais prevarica entre os três maiores do futebol português, numa lista que é liderada por Edgar Costa (seis amarelos) e José Semedo (dois vermelhos).
O internacional marroquino já foi admoestado por quatro vezes com o cartão amarelo e outra das vezes com o vermelho direto. Nesta Liga a três, apenas Corona compete de igual com o médio das águias, já que também por quatro situações viu o amarelo sair do bolso do árbitro.
Árbitros 'embalam' Rio Ave e castigam insulares e leões na marca dos 11 metros
Com quase 1000 minutos de tempo regulamentar já disputados no campeonato nacional 2019/20, o jogo com maior número de grandes penalidades foi o Sporting-Rio Ave (3), sendo que no capítulo das equipas que mais castigos máximos receberam a favor o pódio é liderado pelo Rio Ave (6), seguido de Tondela (4) e Vitória SC (3).
Em sentido contrário, Marítimo e Sporting são as equipas mais castigadas na marca dos 11 metros, com seis penáltis contra, com Benfica e FC Porto com dois castigos máximos contra. Uma nota curiosa para o Santa Clara, que não viu ainda qualquer jogador ser admoestado com cartão vermelho, nunca viu um penálti contra, nem um penálti a favor.