Suado... mas fechado. Portugal vence e carimba passaporte para o Euro

Bruno Fernandes e Cristiano Ronaldo marcaram os golos da Seleção Nacional.

Notícia

© Reuters

Notícias Ao Minuto
17/11/2019 16:03 ‧ 17/11/2019 por Notícias Ao Minuto

Desporto

Apuramento Euro'2020

Resumo do jogo: Missão cumprida, ainda que com alguns percalços. A Seleção de Portugal garantiu, este domingo, a presença no Campeonato da Europa de 2020 ao vencer por 2-0 o Luxemburgo. Bruno Fernandes e Cristiano Ronaldo foram os autores dos golos da equipa das quinas.

O que parecia ser um encontro de grau de dificuldade pouco elevada acabou por ser uma partida em que a Seleção Nacional sentiu muitos problemas. A equipa da casa foi mais atrevida nos minutos iniciais e por diversas vezes esteve perto de inaugurar o marcador.

A seleção comandada por Luc Holtz estava como peixe na água num relvado que mais parecia um campo de batatas. Por outro lado, a equipa das quinas não conseguia ultrapassar essas dificuldades. Na impossibilidade de fazer um jogo de posse face às más condições do relvado, a armada lusitana tentou um jogo mais direto, mas mesmo assim manteve-se a dificuldade em chegar à área adversária.

A equipa da casa criou duas oportunidades de perigo por volta dos 20 minutos. Primeiro, aos 22’, Jans apareceu solto na área e foi Danilo a impedir que desse golo. Depois, e na sequência de um canto, na sequência de um canto, Gerson Rodrigues saltou mais alto que os restantes e cabeceou a centímetros da baliza portuguesa.

O jogo já caminhava para o intervalo quando o atual campeão europeu se colocou em vantagem aos 39 minutos com um belo remate de Bruno Fernandes. Grande passe de Bernardo Silva a desmarcar o médio do Sporting e recepção fantástica do camisola 18 dos lusos, que domina a bola e, já à entrada da grande área do Luxemburgo, remata forte e rasteiro para o fundo das redes.

No segundo tempo, a Seleção Nacional tentou controlar o magro resultado, mas o Luxemburgo não desistiu e lutou até aos últimos minutos pelo golo que empatasse o encontro. Por outro lado, a formação de Fernando Santos remeteu-se a defender o resultado e poucas foram as vezes em que rematou à baliza nestes segundos quarenta e cinco minutos.

E foi nos minutos finais do encontro que Cristiano Ronaldo levou à euforia os milhares de portugueses presentes no estádio com o golo 99 pela Seleção Nacional aos 86’. Bernardo Silva cruza de pé esquerdo para a área, onde Diogo Jota aparecia a encostar. Moris defende para a frente e na recarga Ronaldo marcou o golo da tranquilidade.

Após uma qualificação que não começou da melhor maneira, com empates frente à Sérvia e Ucrânia, e que até contou com uma derrota pelo meio em Kiev, Portugal carimbou o passaporte para o Euro’2020 no segundo lugar do grupo B. É a oitava presença em fases finais de Europeus de futebol, sétima de forma consecutiva. E a 15.ª participação em competições de seleções se juntarmos Mundiais e Europeus.

Momento do jogo: Cristiano Ronaldo marcou o golo da tranquilidade para a armada lusa. Quando a equipa nacional estava em sobressalto para segurar a vantagem mínima, eis que o camisola 7 surge qual herói a marcar o golo 99 com a camisola de Portugal, estabelecendo o resultado final.

Minuto a minuto:

94' - Termina a partida. Portugal vence por 2-0 e garante lugar no Euro'2020.

90' - Quatro minutos de compensação.

90' - Última alteração em Portugal. Sai o marcador do primeiro golo Bruno Fernande e entra Rúben Neves.

89' - Cartão amarelo para Carlson.

Confira o golo de Cristiano Ronaldo

86' - GOOOOOOOOLOOOOOOOO de Portugal. Marca Cristiano Ronaldo! É o golo 99 do português pela Seleção Nacional.  Bernardo Silva cruza de pé esquerdo para a área, onde Diogo Jota aparecia a encostar. Moris defende para a frente e na recarga Ronaldo marcou o golo da tranquilidade.

82' Última mudança na equipa da casa. Sai Vicent Thill e entra Joachim.

80' - Cristiano Ronaldo cobra livre em zona frontal, com a bola a passar perto do poste da baliza adversária. Há meia hora que a equipa nacional não marcava.

76' - Pode haver substituição no lado de Portugal. Algo se passa com José Fonte. Rúben Semedo prepara-se para entrar.

74' - Equipa da casa faz a segunda mudança. Sinani entra para o lugar de Leandro Barreiro.

71' - Segunda alteração em Portugal. Sai André Silva e entra Diogo Jota.

71' - Cartão amarelo para Bernardo Silva. Avançado do Manchester City puxou a camisola a Carlson.

68' - Volta o Luxemburgo a criar perigo na área adversária. Deville ganha o resalto, mas o seu remate é interceptado por um defesa português.

63' - Fernando Santos faz uma alteração tática com a alteração do médio do Wolverhampton. Equipa deixa o 4x4x2 com que iniciou o jogo e passa a jogar em 4x3x3.

62' - Fernando Santos faz primeira mudança. João Moutinho entra para o lugar de Pizzi.

59' - Primeira alteração no Luxemburgo. Sai Turpel e entra Olivier Thill.

52' - Sérvia volta a colocar-se em vantagem frente à Ucrânia. A Seleção Nacional tem de manter este resultado para se qualificar diretamente para o Euro'2020.

51' - Gerson Rodrigues volta a estar ativo no ataque luxemburguês. O camisola 17 recebe na esquerda, flete para o centro e atira em arco, mas ligeiramente por cima

50' - Quase o segundo da Seleção Nacional. Na sequência de um canto, José Fonte aparece solto a cabecear, e a bola bateu nas malhas laterais. Deu sensação de golo, mas não aconteceu.

46' - Recomeça a partida no Luxemburgo.

45+1' - Intervalo no Luxemburgo. Portugal vence por 0-1.

45'- Um minuto de compensação

Confira o golaço de Bruno Fernandes

39' - GOOOOOOOLOOOOOOO de Portugal! Marca Bruno Fernandes. Grande passe de Bernardo Silva a servir o médio do Sporting que na cara de Moris atira forte para o fundo das redes.

32' - Pizzi recebe um bom passe de André Silva e de primeira remata à baliza, mas a bola sai por cima da barra.

29' - Portugal volta a estar em posição de qualificação. Yaremchuk empata a partida frente à Sérvia.

25' - Mais uma oportunidade para o Luxemburgo. Na sequência de um canto, Gerson Rodrigues salta mais alto que os restantes e cabeceia a centímetros da baliza portuguesa.

22' - Outra vez o Luxemburgo a criar perigo. Jans aparece solto na área e vale a intervenção de Danilo a evitar males maiores. 

16' - Segundo amarelo para a equipa do Luxemburgo. Channot fez falta sobre Pizzi. 

15' - Corte providencial de Rúben Dias a evitar o remate de Vicent Thill. Levava selo de golo o tiro do luxemburguês.

9' - Remate fraco de Ronaldo para defesa de Anthony Moris.

7' - Cartão amarelo para Deville.

6' - Luxemburgo cria perigo. Devillle cabeceia pouco por cima da baliza de Rui Patrício.

Confira a grande penalidade convertida por Tadic.

5' - Más notícias para Portugal. Sérvia marca e Portugal tem mesmo de ganhar ao Luxemburgo. Neste momento, a equipas das quinas está no play-off do Euro'2020.

4' - Encontro sem muitas incidências nestes minutos iniciais.

0' - Jesus Gil Manzano dá início à partida.

0' - Quase tudo a postos para o início do encontro.

0' - Equipas já sobem ao relvado do estádio do Josy Barthel.

Equipas Iniciais:

LuxemburgoAnthony Moris, Dirk Carlson, Lars Gerson, Maxime Chanot, Laurent Jans, David TurpelSkenderovic, Leandro Barreiro, Vicent Thill, Maurice Deville e Gerson Rodrigues.

Suplentes do Luxemburgo: Schon, Bohnert, Hall, Malget, Selimovic, Philipps, Marvin Martins, Daniel da Mota, Bensi, Sinani, Olivier Thill e Joachim.

Portugal: Rui Patrício, Ricardo Pereira, Rúben Dias, José Fonte, Raphael Guerreiro, Danilo, Pizzi, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, André Silva e Cristiano Ronaldo.

Suplentes de Portugal: José Sá, Beto, João Cancelo, Rúben Semedo, João Moutinho, Éder, Bruma, Gonçalo Paciência, Domingos Duarte, Rúben Neves, Mário Rui e Diogo Jota.

AntevisãoA Seleção Nacional disputa, este domingo, o jogo que pode valer a qualificação para o Europeu 2020. Os comandados de Fernando Santos só precisam de vencer o Luxemburgo para confirmar a oitava oitava presença em fases finais de Europeus de futebol, sétima de forma consecutiva.

As condições climatéricas adversas, com temperaturas muito baixas, e o mau estado do relvado do recinto que irá receber esta partida poderão condicionar o desenrolar do jogo. Ainda assim, e na antevisão ao encontro, Fernando Santos fez questão de sublinhar que não podem existir desculpas e que só a vitória interessa.

O Luxemburgo-Portugal está agendado para as 14:00 (15:00 horas locais) e vai ter arbitragem do espanhol Jesús Gil Manzano. Fique com o Desporto ao Minuto e siga, em direto, toda a ação desta partida que decide o futuro de Portugal no apuramento para o Euro 2020.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Depois de Paris, Roma. Madalena Aragão e João Neves em viagem romântica

Madalena Aragão

Depois de Paris, Roma. Madalena Aragão e João Neves em viagem romântica

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3368
4Sp. Braga3365
5Vitória SC3354
6Santa Clara3354
7Casa Pia3345
8Famalicão3344
9Estoril3343
10Rio Ave3337
11Moreirense3337
12Arouca3335
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3333
15Estrela3329
16AVS3327
17Farense3327
18Boavista3324
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Custa 380 mil euros e é... amarelo. Eis a nova 'bomba' de Haaland

Manchester City

Custa 380 mil euros e é... amarelo. Eis a nova 'bomba' de Haaland

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas