Resumo do jogo: Missão cumprida, ainda que com alguns percalços. A Seleção de Portugal garantiu, este domingo, a presença no Campeonato da Europa de 2020 ao vencer por 2-0 o Luxemburgo. Bruno Fernandes e Cristiano Ronaldo foram os autores dos golos da equipa das quinas.
O que parecia ser um encontro de grau de dificuldade pouco elevada acabou por ser uma partida em que a Seleção Nacional sentiu muitos problemas. A equipa da casa foi mais atrevida nos minutos iniciais e por diversas vezes esteve perto de inaugurar o marcador.
A seleção comandada por Luc Holtz estava como peixe na água num relvado que mais parecia um campo de batatas. Por outro lado, a equipa das quinas não conseguia ultrapassar essas dificuldades. Na impossibilidade de fazer um jogo de posse face às más condições do relvado, a armada lusitana tentou um jogo mais direto, mas mesmo assim manteve-se a dificuldade em chegar à área adversária.
A equipa da casa criou duas oportunidades de perigo por volta dos 20 minutos. Primeiro, aos 22’, Jans apareceu solto na área e foi Danilo a impedir que desse golo. Depois, e na sequência de um canto, na sequência de um canto, Gerson Rodrigues saltou mais alto que os restantes e cabeceou a centímetros da baliza portuguesa.
O jogo já caminhava para o intervalo quando o atual campeão europeu se colocou em vantagem aos 39 minutos com um belo remate de Bruno Fernandes. Grande passe de Bernardo Silva a desmarcar o médio do Sporting e recepção fantástica do camisola 18 dos lusos, que domina a bola e, já à entrada da grande área do Luxemburgo, remata forte e rasteiro para o fundo das redes.
No segundo tempo, a Seleção Nacional tentou controlar o magro resultado, mas o Luxemburgo não desistiu e lutou até aos últimos minutos pelo golo que empatasse o encontro. Por outro lado, a formação de Fernando Santos remeteu-se a defender o resultado e poucas foram as vezes em que rematou à baliza nestes segundos quarenta e cinco minutos.
E foi nos minutos finais do encontro que Cristiano Ronaldo levou à euforia os milhares de portugueses presentes no estádio com o golo 99 pela Seleção Nacional aos 86’. Bernardo Silva cruza de pé esquerdo para a área, onde Diogo Jota aparecia a encostar. Moris defende para a frente e na recarga Ronaldo marcou o golo da tranquilidade.
Após uma qualificação que não começou da melhor maneira, com empates frente à Sérvia e Ucrânia, e que até contou com uma derrota pelo meio em Kiev, Portugal carimbou o passaporte para o Euro’2020 no segundo lugar do grupo B. É a oitava presença em fases finais de Europeus de futebol, sétima de forma consecutiva. E a 15.ª participação em competições de seleções se juntarmos Mundiais e Europeus.
Euro 2020, aqui vamos nós! Carimbámos o apuramento com a ajuda de todos os portugueses e vamos defender o nosso título TODOS JUNTOS! #LUXPOR | 0-2 | #TodosPortugal #EuroQualifiers pic.twitter.com/rj4IrZ7Sn3
— Portugal (@selecaoportugal) November 17, 2019
Momento do jogo: Cristiano Ronaldo marcou o golo da tranquilidade para a armada lusa. Quando a equipa nacional estava em sobressalto para segurar a vantagem mínima, eis que o camisola 7 surge qual herói a marcar o golo 99 com a camisola de Portugal, estabelecendo o resultado final.
Minuto a minuto:
94' - Termina a partida. Portugal vence por 2-0 e garante lugar no Euro'2020.
90' - Quatro minutos de compensação.
90' - Última alteração em Portugal. Sai o marcador do primeiro golo Bruno Fernande e entra Rúben Neves.
89' - Cartão amarelo para Carlson.
Confira o golo de Cristiano Ronaldo
86' - GOOOOOOOOLOOOOOOOO de Portugal. Marca Cristiano Ronaldo! É o golo 99 do português pela Seleção Nacional. Bernardo Silva cruza de pé esquerdo para a área, onde Diogo Jota aparecia a encostar. Moris defende para a frente e na recarga Ronaldo marcou o golo da tranquilidade.
82' - Última mudança na equipa da casa. Sai Vicent Thill e entra Joachim.
80' - Cristiano Ronaldo cobra livre em zona frontal, com a bola a passar perto do poste da baliza adversária. Há meia hora que a equipa nacional não marcava.
76' - Pode haver substituição no lado de Portugal. Algo se passa com José Fonte. Rúben Semedo prepara-se para entrar.
74' - Equipa da casa faz a segunda mudança. Sinani entra para o lugar de Leandro Barreiro.
71' - Segunda alteração em Portugal. Sai André Silva e entra Diogo Jota.
71' - Cartão amarelo para Bernardo Silva. Avançado do Manchester City puxou a camisola a Carlson.
68' - Volta o Luxemburgo a criar perigo na área adversária. Deville ganha o resalto, mas o seu remate é interceptado por um defesa português.
63' - Fernando Santos faz uma alteração tática com a alteração do médio do Wolverhampton. Equipa deixa o 4x4x2 com que iniciou o jogo e passa a jogar em 4x3x3.
62' - Fernando Santos faz primeira mudança. João Moutinho entra para o lugar de Pizzi.
59' - Primeira alteração no Luxemburgo. Sai Turpel e entra Olivier Thill.
52' - Sérvia volta a colocar-se em vantagem frente à Ucrânia. A Seleção Nacional tem de manter este resultado para se qualificar diretamente para o Euro'2020.
51' - Gerson Rodrigues volta a estar ativo no ataque luxemburguês. O camisola 17 recebe na esquerda, flete para o centro e atira em arco, mas ligeiramente por cima
50' - Quase o segundo da Seleção Nacional. Na sequência de um canto, José Fonte aparece solto a cabecear, e a bola bateu nas malhas laterais. Deu sensação de golo, mas não aconteceu.
46' - Recomeça a partida no Luxemburgo.
45+1' - Intervalo no Luxemburgo. Portugal vence por 0-1.
45'- Um minuto de compensação
Confira o golaço de Bruno Fernandes
39' - GOOOOOOOLOOOOOOO de Portugal! Marca Bruno Fernandes. Grande passe de Bernardo Silva a servir o médio do Sporting que na cara de Moris atira forte para o fundo das redes.
32' - Pizzi recebe um bom passe de André Silva e de primeira remata à baliza, mas a bola sai por cima da barra.
29' - Portugal volta a estar em posição de qualificação. Yaremchuk empata a partida frente à Sérvia.
25' - Mais uma oportunidade para o Luxemburgo. Na sequência de um canto, Gerson Rodrigues salta mais alto que os restantes e cabeceia a centímetros da baliza portuguesa.
22' - Outra vez o Luxemburgo a criar perigo. Jans aparece solto na área e vale a intervenção de Danilo a evitar males maiores.
16' - Segundo amarelo para a equipa do Luxemburgo. Channot fez falta sobre Pizzi.
15' - Corte providencial de Rúben Dias a evitar o remate de Vicent Thill. Levava selo de golo o tiro do luxemburguês.
9' - Remate fraco de Ronaldo para defesa de Anthony Moris.
7' - Cartão amarelo para Deville.
6' - Luxemburgo cria perigo. Devillle cabeceia pouco por cima da baliza de Rui Patrício.
Confira a grande penalidade convertida por Tadic.
5' - Más notícias para Portugal. Sérvia marca e Portugal tem mesmo de ganhar ao Luxemburgo. Neste momento, a equipas das quinas está no play-off do Euro'2020.
4' - Encontro sem muitas incidências nestes minutos iniciais.
0' - Jesus Gil Manzano dá início à partida.
0' - Quase tudo a postos para o início do encontro.
0' - Equipas já sobem ao relvado do estádio do Josy Barthel.
Equipas Iniciais:
Luxemburgo: Anthony Moris, Dirk Carlson, Lars Gerson, Maxime Chanot, Laurent Jans, David Turpel, Skenderovic, Leandro Barreiro, Vicent Thill, Maurice Deville e Gerson Rodrigues.
Suplentes do Luxemburgo: Schon, Bohnert, Hall, Malget, Selimovic, Philipps, Marvin Martins, Daniel da Mota, Bensi, Sinani, Olivier Thill e Joachim.
Portugal: Rui Patrício, Ricardo Pereira, Rúben Dias, José Fonte, Raphael Guerreiro, Danilo, Pizzi, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, André Silva e Cristiano Ronaldo.
Suplentes de Portugal: José Sá, Beto, João Cancelo, Rúben Semedo, João Moutinho, Éder, Bruma, Gonçalo Paciência, Domingos Duarte, Rúben Neves, Mário Rui e Diogo Jota.
Antevisão: A Seleção Nacional disputa, este domingo, o jogo que pode valer a qualificação para o Europeu 2020. Os comandados de Fernando Santos só precisam de vencer o Luxemburgo para confirmar a oitava oitava presença em fases finais de Europeus de futebol, sétima de forma consecutiva.
As condições climatéricas adversas, com temperaturas muito baixas, e o mau estado do relvado do recinto que irá receber esta partida poderão condicionar o desenrolar do jogo. Ainda assim, e na antevisão ao encontro, Fernando Santos fez questão de sublinhar que não podem existir desculpas e que só a vitória interessa.
O Luxemburgo-Portugal está agendado para as 14:00 (15:00 horas locais) e vai ter arbitragem do espanhol Jesús Gil Manzano. Fique com o Desporto ao Minuto e siga, em direto, toda a ação desta partida que decide o futuro de Portugal no apuramento para o Euro 2020.