Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Suado... mas fechado. Portugal vence e carimba passaporte para o Euro

Bruno Fernandes e Cristiano Ronaldo marcaram os golos da Seleção Nacional.

Suado... mas fechado. Portugal vence e carimba passaporte para o Euro
Notícias ao Minuto

16:03 - 17/11/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto Apuramento Euro'2020

Resumo do jogo: Missão cumprida, ainda que com alguns percalços. A Seleção de Portugal garantiu, este domingo, a presença no Campeonato da Europa de 2020 ao vencer por 2-0 o Luxemburgo. Bruno Fernandes e Cristiano Ronaldo foram os autores dos golos da equipa das quinas.

O que parecia ser um encontro de grau de dificuldade pouco elevada acabou por ser uma partida em que a Seleção Nacional sentiu muitos problemas. A equipa da casa foi mais atrevida nos minutos iniciais e por diversas vezes esteve perto de inaugurar o marcador.

A seleção comandada por Luc Holtz estava como peixe na água num relvado que mais parecia um campo de batatas. Por outro lado, a equipa das quinas não conseguia ultrapassar essas dificuldades. Na impossibilidade de fazer um jogo de posse face às más condições do relvado, a armada lusitana tentou um jogo mais direto, mas mesmo assim manteve-se a dificuldade em chegar à área adversária.

A equipa da casa criou duas oportunidades de perigo por volta dos 20 minutos. Primeiro, aos 22’, Jans apareceu solto na área e foi Danilo a impedir que desse golo. Depois, e na sequência de um canto, na sequência de um canto, Gerson Rodrigues saltou mais alto que os restantes e cabeceou a centímetros da baliza portuguesa.

O jogo já caminhava para o intervalo quando o atual campeão europeu se colocou em vantagem aos 39 minutos com um belo remate de Bruno Fernandes. Grande passe de Bernardo Silva a desmarcar o médio do Sporting e recepção fantástica do camisola 18 dos lusos, que domina a bola e, já à entrada da grande área do Luxemburgo, remata forte e rasteiro para o fundo das redes.

No segundo tempo, a Seleção Nacional tentou controlar o magro resultado, mas o Luxemburgo não desistiu e lutou até aos últimos minutos pelo golo que empatasse o encontro. Por outro lado, a formação de Fernando Santos remeteu-se a defender o resultado e poucas foram as vezes em que rematou à baliza nestes segundos quarenta e cinco minutos.

E foi nos minutos finais do encontro que Cristiano Ronaldo levou à euforia os milhares de portugueses presentes no estádio com o golo 99 pela Seleção Nacional aos 86’. Bernardo Silva cruza de pé esquerdo para a área, onde Diogo Jota aparecia a encostar. Moris defende para a frente e na recarga Ronaldo marcou o golo da tranquilidade.

Após uma qualificação que não começou da melhor maneira, com empates frente à Sérvia e Ucrânia, e que até contou com uma derrota pelo meio em Kiev, Portugal carimbou o passaporte para o Euro’2020 no segundo lugar do grupo B. É a oitava presença em fases finais de Europeus de futebol, sétima de forma consecutiva. E a 15.ª participação em competições de seleções se juntarmos Mundiais e Europeus.

Momento do jogo: Cristiano Ronaldo marcou o golo da tranquilidade para a armada lusa. Quando a equipa nacional estava em sobressalto para segurar a vantagem mínima, eis que o camisola 7 surge qual herói a marcar o golo 99 com a camisola de Portugal, estabelecendo o resultado final.

Minuto a minuto:

94' - Termina a partida. Portugal vence por 2-0 e garante lugar no Euro'2020.

90' - Quatro minutos de compensação.

90' - Última alteração em Portugal. Sai o marcador do primeiro golo Bruno Fernande e entra Rúben Neves.

89' - Cartão amarelo para Carlson.

Confira o golo de Cristiano Ronaldo

86' - GOOOOOOOOLOOOOOOOO de Portugal. Marca Cristiano Ronaldo! É o golo 99 do português pela Seleção Nacional.  Bernardo Silva cruza de pé esquerdo para a área, onde Diogo Jota aparecia a encostar. Moris defende para a frente e na recarga Ronaldo marcou o golo da tranquilidade.

82' Última mudança na equipa da casa. Sai Vicent Thill e entra Joachim.

80' - Cristiano Ronaldo cobra livre em zona frontal, com a bola a passar perto do poste da baliza adversária. Há meia hora que a equipa nacional não marcava.

76' - Pode haver substituição no lado de Portugal. Algo se passa com José Fonte. Rúben Semedo prepara-se para entrar.

74' - Equipa da casa faz a segunda mudança. Sinani entra para o lugar de Leandro Barreiro.

71' - Segunda alteração em Portugal. Sai André Silva e entra Diogo Jota.

71' - Cartão amarelo para Bernardo Silva. Avançado do Manchester City puxou a camisola a Carlson.

68' - Volta o Luxemburgo a criar perigo na área adversária. Deville ganha o resalto, mas o seu remate é interceptado por um defesa português.

63' - Fernando Santos faz uma alteração tática com a alteração do médio do Wolverhampton. Equipa deixa o 4x4x2 com que iniciou o jogo e passa a jogar em 4x3x3.

62' - Fernando Santos faz primeira mudança. João Moutinho entra para o lugar de Pizzi.

59' - Primeira alteração no Luxemburgo. Sai Turpel e entra Olivier Thill.

52' - Sérvia volta a colocar-se em vantagem frente à Ucrânia. A Seleção Nacional tem de manter este resultado para se qualificar diretamente para o Euro'2020.

51' - Gerson Rodrigues volta a estar ativo no ataque luxemburguês. O camisola 17 recebe na esquerda, flete para o centro e atira em arco, mas ligeiramente por cima

50' - Quase o segundo da Seleção Nacional. Na sequência de um canto, José Fonte aparece solto a cabecear, e a bola bateu nas malhas laterais. Deu sensação de golo, mas não aconteceu.

46' - Recomeça a partida no Luxemburgo.

45+1' - Intervalo no Luxemburgo. Portugal vence por 0-1.

45'- Um minuto de compensação

Confira o golaço de Bruno Fernandes

39' - GOOOOOOOLOOOOOOO de Portugal! Marca Bruno Fernandes. Grande passe de Bernardo Silva a servir o médio do Sporting que na cara de Moris atira forte para o fundo das redes.

32' - Pizzi recebe um bom passe de André Silva e de primeira remata à baliza, mas a bola sai por cima da barra.

29' - Portugal volta a estar em posição de qualificação. Yaremchuk empata a partida frente à Sérvia.

25' - Mais uma oportunidade para o Luxemburgo. Na sequência de um canto, Gerson Rodrigues salta mais alto que os restantes e cabeceia a centímetros da baliza portuguesa.

22' - Outra vez o Luxemburgo a criar perigo. Jans aparece solto na área e vale a intervenção de Danilo a evitar males maiores. 

16' - Segundo amarelo para a equipa do Luxemburgo. Channot fez falta sobre Pizzi. 

15' - Corte providencial de Rúben Dias a evitar o remate de Vicent Thill. Levava selo de golo o tiro do luxemburguês.

9' - Remate fraco de Ronaldo para defesa de Anthony Moris.

7' - Cartão amarelo para Deville.

6' - Luxemburgo cria perigo. Devillle cabeceia pouco por cima da baliza de Rui Patrício.

Confira a grande penalidade convertida por Tadic.

5' - Más notícias para Portugal. Sérvia marca e Portugal tem mesmo de ganhar ao Luxemburgo. Neste momento, a equipas das quinas está no play-off do Euro'2020.

4' - Encontro sem muitas incidências nestes minutos iniciais.

0' - Jesus Gil Manzano dá início à partida.

0' - Quase tudo a postos para o início do encontro.

0' - Equipas já sobem ao relvado do estádio do Josy Barthel.

Equipas Iniciais:

LuxemburgoAnthony Moris, Dirk Carlson, Lars Gerson, Maxime Chanot, Laurent Jans, David TurpelSkenderovic, Leandro Barreiro, Vicent Thill, Maurice Deville e Gerson Rodrigues.

Suplentes do Luxemburgo: Schon, Bohnert, Hall, Malget, Selimovic, Philipps, Marvin Martins, Daniel da Mota, Bensi, Sinani, Olivier Thill e Joachim.

Portugal: Rui Patrício, Ricardo Pereira, Rúben Dias, José Fonte, Raphael Guerreiro, Danilo, Pizzi, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, André Silva e Cristiano Ronaldo.

Suplentes de Portugal: José Sá, Beto, João Cancelo, Rúben Semedo, João Moutinho, Éder, Bruma, Gonçalo Paciência, Domingos Duarte, Rúben Neves, Mário Rui e Diogo Jota.

AntevisãoA Seleção Nacional disputa, este domingo, o jogo que pode valer a qualificação para o Europeu 2020. Os comandados de Fernando Santos só precisam de vencer o Luxemburgo para confirmar a oitava oitava presença em fases finais de Europeus de futebol, sétima de forma consecutiva.

As condições climatéricas adversas, com temperaturas muito baixas, e o mau estado do relvado do recinto que irá receber esta partida poderão condicionar o desenrolar do jogo. Ainda assim, e na antevisão ao encontro, Fernando Santos fez questão de sublinhar que não podem existir desculpas e que só a vitória interessa.

O Luxemburgo-Portugal está agendado para as 14:00 (15:00 horas locais) e vai ter arbitragem do espanhol Jesús Gil Manzano. Fique com o Desporto ao Minuto e siga, em direto, toda a ação desta partida que decide o futuro de Portugal no apuramento para o Euro 2020.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório