Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

CR7 indicou o caminho e a Seleção brilhou. As notas do Portugal-Lituânia

A Seleção Nacional goleou a Lituânia por 6-0 no Estádio do Algarve, em encontro válido pela fase de grupos da qualificação para o Euro'2020.

CR7 indicou o caminho e a Seleção brilhou. As notas do Portugal-Lituânia
Notícias ao Minuto

08:06 - 15/11/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto Análise

Depois da derrota aos pés da Ucrânia, na última paragem para os compromissos das seleções, Portugal precisava urgentemente de voltar aos triunfos. Não só para recuperar a moral da equipa, mas também para não se deixar ultrapassar pela Sérvia e perder o lugar de acesso direto à fase final do próximo Europeu. A resposta dada na noite desta quinta-feira não poderia ter sido mais positiva.

Afinal, a Equipa das Quinas goleou a Lituânia por expressivos 6-0, numa noite em que Cristiano Ronaldo foi a estrela em maior destaque. O resto da 'constelação', contudo, também teve oportunidade de brilhar.

O capitão deu o exemplo e apontou um hat-trick - o nono com a camisola da Seleção Nacional -, mas Pizzi, Bernardo Silva e Gonçalo Paciência (apontou o seu primeiro golo por Portugal) também fizeram o gosto ao pé e contribuíram para o avolumar do resultado.

Portugal saiu, assim, do Estádio do Algarve com um sorriso de orelha a orelha, na sequência de um triunfo categórico que deixa o conjunto orientado por Fernando Santos mais perto de garantir o acesso direto ao Euro'2020. E a Equipa das Quinas só depende de si própria para que isso aconteça: vencendo o Luxemburgo, no domingo, Portugal carimba o 'passaporte' para o próximo Campeonato da Europa de seleções.

Notas do jogo

Figura: Com três golos no registo, fica complicado não distinguir Cristiano Ronaldo como o melhor futebolista em campo na noite desta quinta-feira. Tal como tem vindo a ser hábito, CR7 voltou a estar de 'pé quente' pela Seleção, contribuindo, e de que maneira, para um triunfo esclarecedor diante da Lituânia. Já leva 98 golos pela Equipa das Quinas. Quando está em forma, é muito complicado pará-lo. Vai, certamente, continuar a fazer história por Portugal ao mais alto nível.

Surpresa: No seu segundo encontro pela Seleção principal, Gonçalo Paciência foi dos homens mais interventivos do ataque luso. Teve um sem-número de ocasiões para marcar, combinou muito bem com os colegas na frente e acabou por ser coroado com o seu primeiro golo com as cores portuguesas. Fez mais do que o suficiente para merecer uma nova chamada de Fernando Santos em ocasiões futuras.

Desilusão: Pode ser injusto criticar alguém da equipa lusa depois de uma exibição tão convincente como aquela a que assistimos no Estádio do Algarve. Mário Rui foi, ainda assim, o elo mais fraco (ou o menos forte, se quisermos) durante o duelo desta quinta-feira. Com as facilidades concedidas pela defesa da Lituânia, o lateral esquerdo teve espaço para atacar, mas ficou a sensação de que poderia ter feito mais. Perdeu algumas bolas fáceis.

Treinadores

Fernando Santos: Era imperial regressar às vitórias e Portugal conseguiu fazê-lo com brio. Goleou, não deixou o adversário marcar (nem sequer criar ocasiões) e controlou o encontro a seu bel-prazer. O selecionador luso promoveu muitas alterações no onze titular, apostando, desta vez, numa referência ofensiva (Paciência) para fazer companhia a Ronaldo na frente. Resultou e, agora, é expectável que repita a 'dose' no domingo, diante do Luxemburgo, mantendo nas escolhas iniciais pelo menos alguns dos jogadores que se apresentaram a bom nível na quinta-feira.

Valdas Urbonas: A qualidade da equipa da Lituânia não pode ser comparada à da congénere lusa, é certo, mas a imagem deixada pelo conjunto báltico no Algarve foi muito, muito pobre. Além dos seis golos sofridos, os lituanos não conseguiram criar uma verdadeira oportunidade de perigo junto à baliza de Rui Patrício, que viveu uma noite bastante tranquila.

Árbitro

Foi uma noite tranquila para o francês Ruddy Buquet e a sua equipa de arbitragem, que não cometeu qualquer erro grave ou que pudesse ter alterado o rumo do jogo. Assinalou, e muito bem, a grande penalidade sofrida por Ronaldo logo nos minutos iniciais, e voltou atrás na decisão de marcar novo penálti na sequência de uma queda de Ricardo Pereira na área, num lance em que não houve falta sobre o lateral luso.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório