Laboratório de Análises de Dopagem de Lisboa reabre no início de 2020

O Laboratório de Análises de Dopagem (LAD) de Lisboa reabre no primeiro trimestre de 2020, mais de um ano após perder a acreditação da Agência Mundial Antidopagem (AMA), anunciou hoje o secretário de Estado da Juventude e do Desporto.

Notícia

© Lusa

Lusa
14/11/2019 13:58 ‧ 14/11/2019 por Lusa

Desporto

ADoP

"Finalmente, tudo indica que no primeiro trimestre de 2020 teremos o nosso laboratório acreditado de novo", afirmou João Paulo Rebelo, à margem da assinatura de um protocolo entre a Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP) e o Comité Olímpico de Portugal (COP).

O governante reconheceu que foi preciso algum tempo para reverter o "desinvestimento que existiu nos últimos anos" no laboratório de Lisboa, que perdeu a acreditação da AMA em 25 de outubro de 2018, devido à falta de conformidade com os procedimentos internacionais.

"O país passou por um momento difícil, que foram aqueles anos de constrangimentos financeiros (...) e o laboratório foi alvo de desinvestimento sucessivo, quer nos seus recursos humanos, quer nos seus recursos técnicos e mesmo de equipamentos", referiu.

João Paulo Rebelo explicou que nos últimos anos houve "um investimento nos recursos humanos, nos equipamentos técnicos e na implementação de métodos que, entretanto, a Autoridade Mundial Antidopagem obrigava o laboratório a cumprir" e que o país não estava preparado para fazer em 2016, quando o laboratório foi suspenso.

O LAD de Lisboa foi suspenso em 15 de abril de 2016 por um período de seis meses, tendo essa suspensão sido mais tarde ampliada para um ano, findo o qual a AMA decidiu dar início aos procedimentos para a revogação da acreditação, após verificar que as irregularidades detetadas se mantinham.

Com a suspensão, o laboratório ficou impedido de proceder à análise das amostras por parte de federações e organizações desportivas que tenham assinado o código mundial antidopagem.

O protocolo hoje assinado entre a ADoP e o COP pretende, segundo as duas entidades, ter um caráter preventivo na luta contra o doping.

"A educação, formação e informação são o caminho para a prevenção dos casos de doping", afirmou Manuel Brito, presidente da ADoP, lembrando que o protocolo vai efetivar-se já na sexta-feira, com uma ação de formação no encontro nacional de atletas olímpicos, que decorrerá em Sintra.

José Manuel Constantino, presidente do COP, considerou que a ADoP "é o melhor organismo para informar os atletas dos riscos, perigos, regras e consequências do doping".

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Piloto de Fórmula 1, Max Verstappen, foi pai pela primeira vez

Max Verstappen

Piloto de Fórmula 1, Max Verstappen, foi pai pela primeira vez

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3175
2Benfica3175
3Sp. Braga3164
4FC Porto3162
5Vitória SC3151
6Santa Clara3150
7Famalicão3144
8Estoril3142
9Casa Pia3141
10Moreirense3136
11Rio Ave3133
12Arouca3133
13C.D. Nacional3133
14Gil Vicente3132
15Estrela3129
16AVS3124
17Boavista3121
18Farense3121
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Porsche ou Ferrari? Paulo Futre faz a sua escolha

Futre

Porsche ou Ferrari? Paulo Futre faz a sua escolha

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas